Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

Construtores do Império: uma obra-prima de divulgação histórica

    O livro intitula-se “Construtores do Império, Da conquista de Ceuta à criação do governo-geral do Brasil”, por João Paulo Oliveira e Costa e Vítor Luís Gaspar Rodrigues, A Esfera dos Livros, 2017. Tem a maior utilidade o esclarecimento da nota prévia: “Estudo de doze personalidades que viveram nos séculos XV e XVI […]

13:55 30 Janeiro, 2019 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

 

A OPINIÃO de BEJA SANTOS;
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor;
Consultor do POSTAL

O livro intitula-se “Construtores do Império, Da conquista de Ceuta à criação do governo-geral do Brasil”, por João Paulo Oliveira e Costa e Vítor Luís Gaspar Rodrigues, A Esfera dos Livros, 2017. Tem a maior utilidade o esclarecimento da nota prévia: “Estudo de doze personalidades que viveram nos séculos XV e XVI e que têm em comum o facto de terem contribuído para a construção do Império Português.

Trata-se de uma obra que não é um trabalho académico clássico nem um texto ficcionado. Respeitando integralmente o conhecimento científico sobre os temas e as personalidades abordados, limita-se a transmitir essa informação num formato acessível ao leitor interessado nos temas de História, mas que desconhece os debates entre especialistas e que não está familiarizado com uma linguagem excessivamente técnica”. Na introdução, justifica-se o porquê das escolhas: o infante D. Henrique foi o génio que aproveitou as condições estruturais para desencadear uma revolução imparável, passou-se para lá do Bojador; há que contextualizar o arranque da Expansão a partir da conquista de Ceuta, dando por findo o período de análise a criação do governo-geral do Brasil. Para alguns estudiosos, a questão da escolha suscita várias interrogações, visto haver referência a três períodos imperiais, o do Oriente, o do Brasil e o de África.

Estes autores cingem-se ao primeiro paradigma, é nele que vão intervir, fruto da aventura henriquina, o infante D. Fernando, conhecido por Infante Santo que fica em Fez cativo, nunca os portugueses irão entregar Ceuta, os autores classificam-no como construtor do Império pois o seu sacrifício garantiu que Ceuta, “a chave do Mediterrâneo”, continuasse nas mãos dos Portugueses; a personalidade seguinte é D. Beatriz, neta do rei D. João I e igualmente neta de D. Afonso, filho ilegítimo de D. João I, por via da sua mãe. Tornar-se-á poderosa no senhorio da Casa de Viseu, com domínios na Madeira, Açores e Cabo Verde, ela emerge como a responsável pela consolidação dos domínios atlânticos da Casa de Viseu, fica igualmente na História como a sogra de D. João II e quase septuagenária D. Beatriz era a mãe de D. Manuel I, sempre beneficiando dos produtos exóticos dos negócios ultramarinos onde teve um papel irrecusável.

O leitor interessado pela História do seu país vai sentir-se galvanizado por descobrir nomes que, de um modo geral, não são cimeiros na historiografia portuguesa. É o caso de um capitão flamengo de nome Jos Dutra, teve um papel importantíssimo no povoamento das ilhas atlânticas. Esse mesmo leitor perceberá como Fernão Gomes serviu a Coroa quando contratou com D. Afonso V o exclusivo do comércio da Guiné, local onde nunca terá ido, o seu centro de operações era Lisboa, terá saído do reino para acompanhar o monarca nas suas campanhas marroquinas, passa à história como o responsável pela organização dos negócios ultramarinos. “O período do contrato do arrendamento do comércio da Guiné coincidiu com a descoberta da Mina, o que ficaria ligado ao seu próprio nome, mas o seu maior legado foi a sistematização de processos e o aprofundamento da articulação entre os negócios ultramarinos e os grandes mercados do Atlântico Norte e do Mediterrâneo”.

 

Haverá mais nomes ilustres e referenciados nos livros do ensino secundário como Bartolomeu Dias, Afonso de Albuquerque ou D. João de Castro e outros quase ignorados como D. Vasco Coutinho, ou Bastião Lopes Lobato ou Duarte Coelho, e talvez o leitor tenha ouvido falar em Pedro e Jorge Reinel, autênticos desenhadores de um nome mundo. A viagem de Bartolomeu Dias, entre 1487 e 1488, culminou na passagem do Cabo da Boa Esperança, etapa determinante para a expedição de Vasco da Gama. D. Vasco Coutinho distinguiu-se nas praças norte-africanas, o seu nome está ligado a Arzila; Pedro e Jorge Reinel são sinónimos de um grande salto na cartografia, a sua produção cartográfica consta de arquivos e bibliotecas de entre as mais famosas do mundo pelas suas cartas antigas. Afonso de Albuquerque é o construtor do Estado da Índia, os autores deixam-nos um texto magnífico, bem claro sobre o valor do Terribil, o governador que à beira da morte deixa numa carta o seguinte: “as coisas da índia, elas falarão por mim […]: deixo a Índia com as principais cabeças tomadas em vosso poder, sem nela ficar outra pendência senão cerrar-se, e muito bem, a porta do Estreito”.

É preocupação dos autores chamar a atenção para o esforço de uma imensidão das chamadas figuras menores, é o caso de Bastião Lopes Lobato, ouvidor-geral da Índia. E deixam-nos igualmente um esplêndido retrato de D. João de Castro como cientista, militar e governante, notabilizado na Índia, de todos os construtores terá sido a personalidade mais poliédrica, um verdadeiro humanista, um dotado administrador e um bravo guerreiro. Por fim, Duarte Coelho, que começou como capitão nos mares da Ásia e culminou como colonizador do Brasil. Como observam os autores, “A vida de Duarte Coelho dá-nos testemunho da evolução por que passou o império português durante o reinado de D. João III. Ao contrário das personagens anteriores que tiveram o Oriente como palco principal do seu serviço à Coroa, depois de uma passagem iniciática por Marrocos, Duarte Coelho dividiu a sua carreira entre os mares da Ásia e o Atlântico. Uma vida empolgante de capitão do Oriente, capitão de armadas atlânticas, capitão donatário no Brasil: “Embora nos seus últimos seus decénios de vida Coelho estivesse a contribuir para a afirmação do novo modelo do imperialismo português, ele era um veterano de outras andanças, e sempre viu o poder português afirmar-se pelos confins dos mares sem que a moral cristã tivesse um peso relevante. Vivera um quarto de século num mundo em que conviviam com o odiado Islão e com o Budismo, que só começaram a compreender depois da chegada dos primeiros aventureiros ao Japão. A sociedade pernambucana fundada pelo génio Duarte Coelho assentava no mesmo informalismo civilizacional em que se baseava a propagação da influência lusa pelos mares da Ásia, à exceção de Goa”.

Uma leitura transbordante de emoção, um muito saber de historiadores que asseguram uma aventura pela Expansão Portuguesa.

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Algarve Nacional Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Algarve Economia Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Algarve, Nacional, Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Algarve, Economia, Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Últimas Notícias

  • Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender
    Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender
  • Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
    Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
  • Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
    Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
  • Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
    Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
  • Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
    Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento