Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Baltazar Guerreiro: da arte musical à valorização dos produtos regionais

Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

12:57 12 Dezembro, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA LUÍSA FRANCISCO Investigadora na área da Sociologia [email protected]

Pelo terceiro mês consecutivo, a crónica é dedicada a personalidades que partiram por doença prolongada, neste curto espaço de tempo. Espero escrever no novo ano crónicas dedicadas a temas bem diferentes.

Gostaria de fazer com as minhas palavras uma singela homenagem a Baltazar Guerreiro, que partiu no passado dia 9 de Novembro com 58 anos. Um algarvio bastante conhecido na região e que dedicou grande parte da sua vida à música, em particular ao acordeão.

Baltazar Guerreiro começou a tocar este instrumento musical com 6 anos de idade quando ainda vivia em Alcoutim, terra onde nasceu e viveu até aos 11 anos, altura em que a família se mudou para Loulé.

Realizou inúmeros concertos na região e levou o nome do Algarve a países onde actuou, tais como a Suécia, Suíça, Dinamarca e Estados Unidos da América. Editou o seu primeiro trabalho discográfico em 1988, tendo vendido mais de 10.000 unidades. Foi co-fundador da «Orquestra Big Band – Arte & Música» e do Grupo de Música Portuguesa «Albuhera» e integrou o «Quarteto de Fado Albuhera».

Há alguns anos assisti a um concerto do Grupo «Albuhera» onde a fadista Raquel Peters é a vocalista. No final fui felicitar esta amiga, que muito admiro como artista e como pessoa e apresentou-me os elementos do grupo onde estava Baltazar Guerreiro.

Conversamos no ambiente informal e agradável da praça principal de Alcoutim, onde decorreu o concerto.

Foi então que Baltazar disse que era natural daquela localidade e contou um pouco do seu percurso.

“Promotor da identidade cultural algarvia e um embaixador criativo dos produtos regionais”

Baltazar Guerreiro dedicou grande parte da sua vida ao acordeão

Baltazar Guerreiro é um dos acordeonistas referidos no livro da Arandis Editora intitulado O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias, da autoria de Nuno Campos Inácio.

O autor do livro descreve o acordeonista numa excelente frase de síntese do que foi a vida deste homem, que irradiava alegria e orgulho de ser algarvio e que nós algarvios não esqueceremos: “um acordeonista activo e voluntarioso, promotor da identidade cultural algarvia e um embaixador criativo dos produtos regionais”.

Voltei a encontrá-lo, quase sempre com a sua simpática família, em vários eventos de divulgação do que o Algarve tem de melhor. Um produtor presente e empenhado em divulgar os produtos da região.

Percebia-se a sua paixão pelo Algarve, pelas tradições e que complementava tão bem com a arte de tocar acordeão, instrumento ligado à tradição musical algarvia.

Comprei alguns produtos da marca «Chocofigo», que muito apreciei. Marca que Baltazar Guerreiro criou e que comercializava divulgando assim produtos regionais como o figo, a laranja, a alfarroba, a batata doce, entre outros, cobertos com chocolate. São pessoas assim que também contribuem para que o Algarve mantenha a identidade.

O facto de este empresário comprar as matérias primas a produtores locais e ter um produto quase todo feito à mão acrescentou valor à sua marca, ao ponto de se internacionalizar (era também empresário no ramo da óptica).

Divulgou os produtos endógenos de forma criativa, em especial pela arte de saber juntar as matérias primas dando-lhes um toque gourmet e, entre várias inovações, pela criação de um chocolate com piri-piri.

Faleceu no dia em que terminou o 69º Troféu Mundial de Acordeão em Loulé, concelho onde Baltazar Guerreiro vivia há algumas décadas.

A sua morte coincidiu também com a data em que se realizou o XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, em Albufeira.

Dois eventos que lhe diziam certamente muito e aos quais já não conseguiu assistir.

O seu grupo musical actuou no Congresso e nesse momento chegou a notícia da sua partida. Em palco Raquel Peters partilhou essa dor e em memória do colega e amigo cantou um tema especial – My way de Frank Sinatra.

Sempre me parece que as pessoas com doenças prolongadas morrem em datas que para elas são especiais ou coincidentes com acontecimentos especiais.

Partiu um acordeonista de excelência e um divulgador genuíno dos produtos regionais.

A família Guerreiro ficou mais pobre e o Algarve também.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de dezembro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Últimas Notícias

  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
  • Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
    Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
  • Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
    Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
  • Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
    Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
  • Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve
    Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal