Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Opinião

Alguns dos nossos maiores na História Marítima de Portugal

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest “Homens do Mar, Os portugueses que se destacaram na História Marítima de Portugal”, por José António Rodrigues Pereira, A Esfera dos Livros, 2019, é um interessantíssimo levantamento de homens que pela sua obra guardam assento na História de Portugal. Como observa o autor logo…

18:02 29 Maio, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de BEJA SANTOS;
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor;
Consultor do POSTAL

“Homens do Mar, Os portugueses que se destacaram na História Marítima de Portugal”, por José António Rodrigues Pereira, A Esfera dos Livros, 2019, é um interessantíssimo levantamento de homens que pela sua obra guardam assento na História de Portugal. Como observa o autor logo na introdução, a nossa História está diretamente associada ao mar e às atividades marítimas, temos as fronteiras terrestres praticamente estabilizadas desde o final do século XIII, atendeu-se a um litoral com mais de 1100 quilómetros e a um passado que precedeu ao nascimento do Estado, pois fomos visitados por navegadores de diversas origens. Em consequência, a Marinha Portuguesa tem uma história que se confunde com a história da Nação.

Mesmo antecedendo o fenómeno expansionista que começou em Ceuta e se prolongou no projeto henriquino, o país dedicou-se ao desenvolvimento dos seus recursos no setor marítimo, como atesta o contrato que o rei D. Dinis fez com o genovês Manuel Pessanha que se tornou o Almirante-mor e criou bastante desassossego em portos árabes do Norte de África.

O investigador, que tem largas credenciais na Marinha e na investigação selecionou como primeira figura D. Fuas Roupinho, está historicamente demonstrado que foi um verdadeiro bravo do mar, atacou o porto de Ceuta em 1181, quis repetir a façanha, desta vez as esquadras de Sevilha e de Ceuta derrotaram-no. Segue-se o Almirante Manuel Pessanha e depois o elenco da gente ligada aos Descobrimentos, logo o Infante D. Henrique, é uma plêiada que se estende até D. João de Castro, temos depois nomes ilustres ligados à ciência náutica, o caso da família Homem e o matemático Pedro Nunes a quem devemos, entre outros, o instrumento de sombras (destinado a medir a altura do Sol) e o nónio, destinado a medir frações do grau, o qual, associado ao astrolábio, revelar-se-ia de grande utilidade para a ciência náutica portuguesa. Outros nomes graúdos relevam desta história marítima como Fernando de Oliveira e a família Teixeira Albernaz.

No século XVIII, Martinho de Melo e Castro é uma figura de proa na restruturação da Marinha Portuguesa com resultados que o autor destaca: “No virar do século, a Armada Real contava com 65 navios de alto bordo (14 naus, 23 fragatas, 3 corvetas, 17 brigues e 8 charruas), além de outros de menor porte. Isto significava, segundo os cálculos do comandante António Marques Esparteiro, um efetivo em pessoal de cerca de 800 oficiais e 20 mil homens numa população, à época, de 3.100.000 habitantes”.

A capa do livro de José António Rodrigues (Foto D.R.)

Quem visita a capital de Malta, Valeta, encontra em lugar de destaque um agradecimento do povo maltês ao Marquês de Nisa, D. Domingos Xavier de Lima, filho do 1.º Marquês de Ponte de Lima, e Marquês de Nisa pelo casamento com D.ª Eugénia Xavier Telles da Gama. Irá distinguir-se como comandante de uma esquadra que colaborou com a frota de Lorde Nelson no mediterrâneo. Protegeu Malta, combateu em Génova, acolheu na sua nau cardeais e princesas, esteve presente num bloqueio a Cádis, teve missões no Egito, Nápoles, Minorca, Sicília e Livorno. Depois de uma carreira excecional na Armada Real, foi nomeado embaixador na corte do czar Alexandre I da Rússia.

O autor não esquece nomes que não são de primeira plana na historiografia do mar, como Patrão Joaquim Lopes, um salvador fora de série, intrépido e abnegado, a quem foi concedida a graduação no posto de segundo-tenente da Armada.

No elenco destas centenas de personalidades, e saltando agora para o século XIX, há que salientar as figuras de D. Luís I, Brito Capelo, Roberto Ivens, D. Carlos I, um oceanógrafo brilhante, um oficial da Armada que teve papel determinante nas campanhas de África, João de Azevedo Coutinho, Gago Coutinho, Afonso Júlio de Cerqueira, Carvalho Araújo que se bateu destemidamente com submarino à mão para salvar um barco de passageiros, Sacadura Cabral, Sarmento Rodrigues, o comandante da Marinha que transformou a Guiné numa colónia-modelo, Pereira Crespo, que além de ter estado à frente, com raro brilhantismo, da Missão Geoidrográfica da Guiné, foi um exímio reformador das instituições da Marinha, que lhe deve um esforço modernizador; Avelino Teixeira da Mota desde cedo mostrou dotes excecionais na historiografia, logo no final do curso a sua memória de guarda marinha arrancou louvores, como ajudante de campo de Sarmento Rodrigues na Guiné foi obreiro do Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, do Boletim Cultural da Guiné Portuguesa e do Museu de Bissau. Da sua produção científica destacam-se as obras monumentais que realizou com Armando Cortesão no campo da cartografia e o seu trabalho sobre o descobrimento da Guiné em que deixou inequívoco que Nuno Tristão nunca ali arribara. No envolvimento do fim do Império, o autor destaca duas figuras, o segundo-tenente Oliveira e Carmo, o comandante da Vega que lutou contra as forças indianas, morrendo bravamente em combate. E Alpoim Calvão, o mais condecorado de todos os oficiais da Armada que ganhou as suas esporas na Operação Tridente como comandante de fuzileiros e depois de um conjunto de operações na Guiné.

O autor destaca a idealização e a execução da Operação Mar Verde, que tendo começado por ter objetivos limitados, foi crescendo nos seus objetivos estáticos, estratégicos e políticos: procurava-se a destruição do material naval do PAIGC, destruir os aviões MIG da Força Aérea da Guiné-Conacri e subverter o regime do ditador Sekou Touré para colocar no mando os seus opositores, o que daria um regime favorável à presença portuguesa. O autor descreve toda a operação e em jeito de conclusão dirá: “Do ponto de vista militar, o balanço da operação foi bastante positivo; a libertação dos prisioneiros de guerra portugueses, em poder do PAIGC, justificou o êxito desta operação”.

É incompreensível que um estudioso arrisque uma conclusão totalmente oposta à hecatombe que arrastou: a diplomacia portuguesa ficou doravante irremediavelmente isolada; as forças navais soviéticas passaram a ter uma presença permanente na região, foi uma ingerência num país soberano que arrastou definitivamente a política de Marcello Caetano para o descrédito internacional. Quando se ponderam os resultados, os investigadores não devem abstrair que há dois pesos na balança, o elogio cego a um grande desastre político acaba por ser a única nódoa ou calinada que se encontrou num livro de divulgação digno de encómios, cuja leitura é a todos aconselhada.

(CM)

 

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Últimas Notícias

  • Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
    Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
    Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
  • Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
    Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
  • Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
    Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
  • ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações
    ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal