Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha técnica e contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Agosto Azul* – Bilhete Postal por Ramiro Santos

O nome de Portimão, que regista a sua história nas pedras de Alcalar e Abicada, perde-se nas brumas do tempo

12:00 21 Agosto, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista

O navio entra na barra do Arade. Primeiro, o deslumbramento da Praia da Rocha, depois o forte de Santa Catarina e o castelo de Ferragudo em frente. Mas para o encanto ser maior, havemos de subir ao Cabo de João d’Arens, seguindo o olhar de Manuel Teixeira Gomes, a ver como o mar ali respira largamente.

“Eu julgo que a realização perfeita da paisagem marítima grega, tal como os poetas da antiguidade a conceberam, está no troço da costa do Algarve entre a Ponta do Altar e a Ponta da Piedade. Isto é, desde a barra de Portimão até ao fecho da baía de Lagos”.

Foi esta paisagem, com “um montão de rochas a crescer pelo mar dentro”, que um dia serviu de inspiração ao escritor portimonense. E que hoje constitui o fascínio de todos os que percorrem esses lugares.

Embora a paisagem, espraiada no olhar poético do escritor, esteja em alguns casos profundamente tocada pela pressão resultante de uma massificação urbanística dispensável, é possível colher ainda o brilho de um quadro único pintado a cores que tanto prendeu Teixeira Gomes: “o mesmo paraíso sempre renovado das marés.”

Mas é preciso saber olhar, pois que ali – avisa ele -,“tudo desperta e reveste inéditos aspectos! Olhos que pretendem ver tudo, não vêem nada; e de que serve isso se a alma não vibrar também!”

Mas, sem perder de vista o encantamento do escritor perante o cenário “helénico, sensual, ao mesmo tempo sereno e voluptuoso” à sua frente, rodemos o olhar para “a fluidez azul do Vale do Vau”, já a caminho de Alvor que acolheu El Rei D. João II. Desiludido pelos médicos, após tratamento nas termas de Monchique, veio o Príncipe Perfeito recolher-se em casa de Álvaro de Ataíde, alcaide mor de Alvor, onde acabou por falecer. O seu filho Jorge de Lencastre, ficaria ao cuidado e em casa de D. Martinho de Castelo Branco, primeiro Conde de Vila Nova de Portimão, outra nobre e ilustre figura da terra. Foi conselheiro real, vedor do reino, testamenteiro de D. João II e do seu cunhado e sucessor, D. Manuel I. Tendo sido ainda, camareiro mor de D. João III.

Mas, Alvor também traz à lembrança a devastação bárbara que os cruzados e o exército de D. Sancho, ali provocaram deixando atrás de si um rasto de sangue, de destruição e morte. Mais de cinco mil pessoas entre homens, mulheres e crianças, foram passadas indiscriminadamente a fio de espada em nome de uma certa ideia de Deus.

Na barra do Arade, primeiro o deslumbramento da Praia da Rocha, depois o forte de Santa Catarina e o castelo de Ferragudo em frente
Portimão regista a sua história nas pedras da vila romana de Abicada e nos monumentos megalíticos de Alcalar
Foi esta paisagem, com “um montão de rochas a crescer pelo mar dentro”, que um dia serviu de inspiração ao escritor portimonense
Aqui, solto pelo mundo das sensações, Manuel Teixeira Gomes chega a confessar-se um homem ‘injustamente feliz’

O nome de Portimão, que regista a sua história nas pedras de Alcalar e Abicada, perde-se nas brumas do tempo. Do seu passado não se lhe conhecem os feitos que engradeceram Lagos ou Silves, suas vizinhas. Mas viveu certamente atos de valor, a calcular pelos nomes que foi tomando de tantas e desvairadas gentes – fenícios, gregos, cartagineses, romanos, árabes – que por ali passaram: Conoran, Barcínia, Portus Hannibalis, Portimunt ou Portus Magnus.

A cidade ficaria localizada mais a jusante, quase junto à foz do rio. Um pouco distante do local onde se desenvolveria e acabaria por se fixar mais tarde. Assim o confirma também, Teixeira Gomes: “Portimão, onde eu nasci, não se vê do mar: fica recolhida na bacia do rio Arade, encostada quase às faldas da serra, que lhe serve de fundo, e tendo fronteira uma pitoresca aldeia, em forma de pirâmide, que se chama Ferragudo”.

Seja rio abaixo ou mais acima, o que se pode dizer com segurança é que a primitiva cidadela pertencia ao termo de Silves e era o porto de mar e de defesa da próspera, rica, populosa e culta Shelb, capital do reino do Garb al Andaluz.

Com o declínio de Silves, os privilégios concedidos por D. Afonso V, fazem nascer uma povoação que acabaria por receber o nome de Vila Nova de Portimão, um senhorio e condado que lhe foi assegurando prestígio, riqueza e a sua afirmação regional.

As águas do Arade correram cheias de memórias desde tempos imemoriais. E se é difícil afirmar sem margem para controvérsia, que Aníbal Barca andou por aqui e fez do local o seu Portus Hannibalis, a verdade é que os vestígios de Cartago e dos romanos estão muito presentes em ânforas, moedas, tanques de salga, artefactos de bronze, cisternas e outros engenhos. E sobretudo na importante vila da Abicada, na Mexilhoeira Grande, ali perto.

A presença árabe é também denunciada a cada passo, no nome das coisas e dos lugares. E cerâmicas da dinastia Ming foram encontradas também aquando das obras, nos anos oitenta, de desassoreamento do porto e que ficaram livremente, como tudo o resto, ao dispor de mãos alheias e à pilhagem dos caçadores de tesouros. Tudo isto é dito para atestar a antiguidade e a importância estratégica do porto de Portimão, desde as épocas mais longínquas.

Com o tempo, ganhou autonomia contra o poder e a vontade de Silves, capital do reino. E já no século XVII, durante o período filipino, com a construção dos fortes de S. João, em Ferragudo, e de Santa Catarina, na Praia da Rocha, a vila viu reforçada a sua defesa dos constantes ataques de piratas e corsários. Seguiu-se um período de grande prosperidade que acabou por ser novamente contrariada pela devastação provocada pelo terramoto de 1755.

No século XIX, a indústria conserveira fez de novo renascer das cinzas a nova fénix, que depressa se tornou num dos principais portos de pesca do país. E o reconhecimento oficial acabou por não tardar muito.

Em 1924, a sua importância estratégica e económica, já então a par das praças mais ricas do litoral algarvio, deram-lhe o estatuto de cidade. Por decisão e iniciativa de quem conhecia bem a sua história: o então Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes.

O tempo dos frutos secos e das conservas, base da sua economia durante tantos anos, deu lugar a nova indústria, baseada naquilo que tem de melhor: o sol e o mar. E hoje, Portimão, é um dos grandes centros do turismo em Portugal. À bacia do Arade – do topónimo fenício Arvad, que significa porto seguro – chegam navios de todo o mundo, atraídos pela luz meridional e por este mar quente de verão.

Finalmente, presos no olhar de adeus do poeta-pintor, “a Ponta do Altar, ao declinar do sol, é uma rocha de legenda, de iluminura heráldica, de brasão, toda de oiro puro” e “à noite, na ponte, com a lua cheia, o ar sereno, uma grande paz na água do rio, (…) o silêncio é absoluto: tudo emudece como num conto de fadas”.

Aqui, solto pelo mundo das sensações, Manuel Teixeira Gomes chega a confessar-se um homem “injustamente feliz, imprudentemente feliz!”.


*Fontes: “Agosto Azul*”, M.T. Gomes; “Regressos”, idem; “Inventário de Junho”, ibidem; “História do Condado de V. N. Portimão”, Nuno Campos Inácio: outras

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve

Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal

17:35 10 Julho, 2026 17:48 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município assumiu a recolha seletiva dos ecopontos e a recolha porta a porta comercial na sequência de protocolo com a ALGAR

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher despedida a arrumar caixa de pertences. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?

18:20 10 Julho, 2026 18:49 10 Julho, 2026 | João Luís

Um trabalhador pode ser despedido depois de regressar de baixa médica, mas a doença não pode ser usada como motivo para o despedimento

Algarve Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Algarve

Novo protesto em Alvor exige fim da cobrança de estacionamento junto à Praia dos 3 Irmãos

08:29 10 Julho, 2026 08:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidadãos dizem que a medida discrimina quem tem casa ou família no concelho, mas reside fora de Portimão

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC

21:20 10 Julho, 2026 19:22 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A entrada de ar mais fresco de origem atlântica vai fazer descer as temperaturas em Portugal continental este domingo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros

19:20 10 Julho, 2026 18:52 10 Julho, 2026 | João Luís

Temperaturas elevadas podem pôr o motor do carro à prova. Saiba como identificar o sobreaquecimento e que cuidados deve ter para evitar avarias

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve

Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal

17:35 10 Julho, 2026 17:48 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município assumiu a recolha seletiva dos ecopontos e a recolha porta a porta comercial na sequência de protocolo com a ALGAR

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Mulher despedida a arrumar caixa de pertences. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?

18:20 10 Julho, 2026 18:49 10 Julho, 2026 | João Luís

Um trabalhador pode ser despedido depois de regressar de baixa médica, mas a doença não pode ser usada como motivo para o despedimento

Algarve, Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Algarve

Novo protesto em Alvor exige fim da cobrança de estacionamento junto à Praia dos 3 Irmãos

08:29 10 Julho, 2026 08:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidadãos dizem que a medida discrimina quem tem casa ou família no concelho, mas reside fora de Portimão

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC

21:20 10 Julho, 2026 19:22 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A entrada de ar mais fresco de origem atlântica vai fazer descer as temperaturas em Portugal continental este domingo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto

Motor sobreaquece com o calor? Saiba o que fazer para evitar danos caros

19:20 10 Julho, 2026 18:52 10 Julho, 2026 | João Luís

Temperaturas elevadas podem pôr o motor do carro à prova. Saiba como identificar o sobreaquecimento e que cuidados deve ter para evitar avarias

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto, Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados
    Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados
  • Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva
    Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva
  • Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência
    Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência
  • Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC
    Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC
  • Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta
    Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta

Opinião

  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal