Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Viagem das Plantas (1) – Uma revolução feita de espantos

FIOS DE HISTÓRIA – Artigo de Ramiro Santos publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

17:00 18 Junho, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista
Co-fundador da TSF, RDP e Agência Lusa
[email protected]

Vai grande a turbulência das monções naquele mar de regresso. Formosa e acolhedora, é a ilha onde agora aqueles marinheiros vão arribar, vindos de Calecute.

De um lado ao outro, o Índico cruza-se em menos de um mês.

Para eles, é apenas mais uma etapa de uma viagem que os há-de trazer do fim do mundo. São navegadores e aventureiros dos mares do império, não raras vezes envolvidos “em perigos e guerras esforçados”. Homens de rostos fechados, pele curtida pelo sol e pelo sal, e um coração à prova de bala.

Nada que fizesse supor o estremecimento súbito que tomou conta deles soando por todo o navio como uma trovoada seca. Um frémito de emoção que lhes abanou a alma inteira perante o milagre de vida a desabrochar à sua frente na barca onde vinham de regresso a Moçambique.

“Trazíamos no chapitéu uma árvore que chamam mangueira, fruta da Índia; pela manhã arrebentou uma folha nova, na viagem o fazia em dez e doze dias, me parece gozava da Primavera dos climas por onde passava”, assim o deixou escrito o padre Jesuíta, António Gomes, testemunha do fenómeno e da transfiguração daqueles corações empedernidos numa comoção de meninos.

Os mareantes que tinham instalado a pequena árvore num vaso, aconchegando a terra e regando-a pelas manhãs, podiam ter agora a infinita alegria de presenciarem e viverem, afinal, a maior descoberta das suas viagens. Que assentava na fragilidade de uma planta a nascer, para se reproduzir e rebentar em flor e frutos e permitir mudar definitivamente a paisagem e os costumes dos homens.

A troca de plantas entre continentes, está na origem de uma das maiores e mais prodigiosas revoluções de mundialização económica iniciada pelos descobrimentos portugueses

O simbolismo que essa paixão pela planta da Índia suscitou naquela gente pouco dada a lirismos poéticos, reside no alcance social, económico e cultural que estava a acontecer pela primeira vez à escala global. A circulação, experimentação e troca de árvores, sementes, flores e frutos, que viajando por mares e continentes, tiveram um impacto sem precedentes nas relações comerciais, nos hábitos de consumo e na alimentação de todos os povos. E que está na origem de uma das maiores e mais prodigiosas revoluções de mundialização económica iniciada pelos descobrimentos portugueses.

Por esse tempo, o mundo dizia-se em português. A língua portuguesa tornara-se a primeira a ser falada em todos os continentes. E essa revolução, feita de espantos e aventuras, ficou eternizada no relato vivo de Fernão Mendes Pinto, um peregrino no outro lado do mundo. Ou nas crónicas do Piloto Anónimo, outro dedicado amigo dos mares. E na carta de Pero Vaz de Caminha, escrita na primeira pessoa e enviada ao rei, de terras de Vera Cruz.

O triunfo das plantas acabou, pois, por exercer inevitavelmente uma forte influência nas alterações de poder e nas estruturas económicas dos diversos estados nas mais variadas regiões do planeta, a partir do século XV. Antes disso, já os mouros, provavelmente os mais importantes agentes dessa trocas comerciais, entre a Índia, a África e a Europa, tinham trazido para o Algarve a amendoeira e a figueira, a pereira, o pessegueiro e a laranja amarga, porque a doce só veio no século XVII, da China.

A eles se fica a dever também o cultivo da cana de açúcar no Algarve, que D. Afonso III incentivou depois no morgadio de Quarteira, e mais tarde, o Infante D. Henrique, o introduziu na ilha da Madeira, com grandes resultados. Antes do Brasil, onde viria a assumir um novo paradigma da mundialização económica já numa fase de decadência do comércio das especiarias.

Este processo de circulação de novos produtos à escala global, acabou por sentar à mesa o legado gastronómico de povos tão diferentes e tão distantes, num diálogo multicultural que teima em reinventar-se todos os dias sob novas formas de fusão de sabores entre a novidade e a tradição.

Basta pensar como seria hoje a nossa alimentação se não conhecêssemos a abóbora, o amendoim, o ananás, a batata, o cacau, o feijão, o girassol, o milho, o pimento e o tomate, trazidos do Brasil!

E o tabaco, esse vício que logo se tornou num gesto fino de afirmação social, que trouxemos também do outro lado do Atlântico.

Da Ásia e África vieram a pimenta, o gengibre, o cravo, a canela, carregados na Índia e no longínquo oriente, mais o café, a malagueta, a banana, a manga, o coco, a papaia, a melancia, num vai e vem permanente que trouxemos para a Europa e daqui foi para as sete partidas do mundo.

O arroz e o chá vieram da China e dados a conhecer pelos portugueses na Europa e no mundo, incluindo o hábito pontual do chá das cinco em Inglaterra, levado para lá pela portuguesíssima Catarina de Bragança, mulher do rei Carlos II.

Para o novo continente americano, levaram os portugueses e os espanhóis, o porco, a vaca, a galinha e os patos que seguiram viagem também nos porões dos barcos para o Japão. Para Moçambique e Angola, a cebola, o alho, o coentro, o pimentão vermelho, a vinha, a cana de açúcar, o milho, o arroz e a batata.

E por ser assim, não será motivo de espanto se no outro lado do mundo, encontrar na ementa de uma qualquer cidade do Japão, uns peixinhos da horta, uns carapaus alimados ou em molho de escabeche; em Cochim, na Índia, um sarapatel alentejano, uma cabidela de pato ou uma feijoada de bacalhau em Macau, um caldo à pescador em Malaca, uns pastéis de bacalhau com mandioca em Timor, uma feijoada no Brasil, um cozido em Luanda ou uma jardineira em Maputo.

E será sempre difícil alguém adivinhar, como seria hoje a dieta alimentar dos povos, sem a mundialização do comércio e esta troca de plantas e animais. Em dois ou mais sentidos. De todos os lados e de toda a geografia.

Ainda assim, nada que diminua a importância de saber que nas ondas dessa epopeia, o português se havia afirmado como língua franca de poder e de comunicação entre os europeus e os povos das regiões costeiras do imenso império do oriente. E se, por exemplo, é verdade que em Tanegashima, no Japão, os portugueses deram a conhecer as armas de fogo – a pólvora e a espingarda – , também é um facto que lá deixaram a tipografia e o livro impresso. E no Vietname, com os hieróglifos de símbolos da grande China ao lado, acabou por se impôr o legado da escrita alfabética latina introduzida pelo trabalho espantoso dos jesuítas portugueses.

Sem esquecer que pelas plantas se conheceram ganhos e avanços significativos na medicina curativa, com a descoberta de novas drogas que Garcia de Orta, médico, reputado investigador e cientista da época, resumia assim:

“Digo que se sabe agora mais em um dia pelos portugueses do que se sabia em cem anos pelos romanos”.


Fontes: “A Viagem das Plantas”, Filomena Tapada e M. Bettencourt; Plantas e Conhecimentos no Mundo”, A. Margarido e Isabel Castro Henriques; outras

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve Vida & Lazer

Esta aldeia ‘secreta’ do Algarve é adorada pelos britânicos e faz lembrar o paraíso grego de Santorini

17:00 25 Maio, 2026 15:00 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas casas desta aldeia do Algarve são pintadas de azul e branco, criando um cenário que faz lembrar o paraíso de Santorini, na Grécia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro

15:40 25 Maio, 2026 15:28 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arraial popular contará com petiscos típicos, sardinha assada e animação musical com Paulo Coelho junto ao mar

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Algarve, Vida & Lazer

Esta aldeia ‘secreta’ do Algarve é adorada pelos britânicos e faz lembrar o paraíso grego de Santorini

17:00 25 Maio, 2026 15:00 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas casas desta aldeia do Algarve são pintadas de azul e branco, criando um cenário que faz lembrar o paraíso de Santorini, na Grécia

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro

15:40 25 Maio, 2026 15:28 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arraial popular contará com petiscos típicos, sardinha assada e animação musical com Paulo Coelho junto ao mar

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência, Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

José Mourinho.
Algarve, Vida & Lazer

Casa de José Mourinho no Algarve fica nesta vila ‘pacífica’ com apenas 2.000 habitantes e esta é a ‘alcunha’ do treinador na pequena localidade

17:40 23 Maio, 2026 16:11 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Longe das multidões e do turismo mais acelerado, há uma vila no Algarve onde José Mourinho mantém um refúgio discreto junto ao mar e ao rio

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Últimas Notícias

  • ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
    ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
  • Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
    Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
  • ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
    ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
  • Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
    Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
  • Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
    Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
  • Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve
    Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal