Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Opinião

A dívida pública

Artigo de opinião da autoria do professor Daniel Graça: “Uma família que tenha um rendimento fixo e cujas despesas mensais sejam sempre forçosamente superiores a esse rendimento, o que é que lhe acontece? É natural que lhe seja declarada a sua falência”

12:21 28 Setembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
DANIEL GRAÇA
Licenciado em Economia pelo ISEG – Lisboa
Mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário, pela U. Sevilha
Professor aposentado

Da mesma forma pode acontecer a um país, Portugal já foi à falência várias vezes e foi sempre o Povo que pagou os desmandos dos governantes. De facto, é o Povo que produz e que consome os bens, por isso os governos que são forçados a pagar as dívidas reduzem os rendimentos reais da população tendo por consequência a diminuição do consumo, piorando substancialmente as condições de vida das pessoas sem que estas possam fazer alguma coisa para contrariar essa realidade.

O PIB português (toda a riqueza criada) em 2020 foi 202 440milhões de euros (estimativa).

A dívida directa do Estado em 31/08/2021 era 273 737milhões de euros, 135% PIB. Os tratados da EU fixaram como limite máximo da divida soberana em 63% do PIB, o Estado português tem uma dívida directa superior ao dobro desse valor, a divida indirecta, se é conhecida, não é pública. De vez em quando ouvimos falar das dívidas aos fornecedores do SNS e das empresas públicas, bem como aos empreiteiros das obras públicas.

Os juros da dívida à taxa de 1% são 2 737 milhões de euros por ano, se a taxa de juro passar para 4% o valor dos juros aumenta para quase 11 000 milhões de euros, muito superior ao orçamento do ministério da saúde, o ministério que mais gasta neste país, é uma situação insustentável apesar de opiniões contrárias em alguns sectores políticos.

Se a dívida continuar a aumentar têm que ser tomadas medidas drásticas qualquer que seja o governo. Há quatro opções possíveis:

1ª – Perdão de parte da dívida pelos credores, não acredito que aconteça.

Esta seria a opção mais favorável para os portugueses e seria tomada à custa dos grandes consórcios financeiros internacionais, tal como aconteceu com a Grécia que tomou essa decisão em tempo útil. Claro que essas entidades financeiras controlam a política internacional e os governos dos países pobres através do tráfico de influências e não só.

2ª – Emissão de dívida perpétua a juros baixos, esta opção já aconteceu em Portugal na década de 90 do século XIX, com as chamadas obrigações centenárias. Neste caso serão as gerações vindouras que irão pagar os erros da geração actual. Serão as pessoas que irão nascer daqui a cinquenta anos que suportação a dívida criada por nós, é uma opção moralmente deplorável. Esta opção assenta na esperança de existência futura de convulsões políticas, sociais e económicas que provoquem uma grande inflação e alteração na relação entre as moedas actuais, tal como aconteceu ao longo de século XX e que acontecerá previsivelmente neste século, os ciclos económicos verificados através das estatísticas e a análise das políticas seguidas em vários países, tornam espectável um cenário macroeconómico deste tipo.

3ª – Aumento dos impostos e apropriação de uma parte dos salários e aumento das horas de trabalho. Esta é uma opção aparentemente mais injusta e por isso impopular. Foi a opção tomada pelo governo do PSD, em 2011/15, para evitar o colapso do país, devido aos erros de governação nos anos anteriores. Não se pode distribuir riqueza que não produzimos enquanto país.

4ª – Saída do Euro e voltar ao Escudo, é a medida mais dolorosa de todas para a população, no curto, médio e longo prazo. De todas as opções, esta é a mais penalizadora para o povo, devido à imediata desvalorização monetária, subida rápida da inflação, enorme aumento do preço dos bens importados e nacionais, redução dos salários reais com a consequente perda do poder de compra. Se esta medida for posta em prática será a uma sexta-feira à tarde após o fecho dos bancos. Os euros serão convertidos automaticamente em escudos, serão menos penalizados a curto prazo aqueles que tiverem todas as suas poupanças em euros guardadas em casa ou numa conta bancária por exemplo em Espanha. Há pessoas que dizem desejar regressar ao Escudo, não sabem minimamente as consequências daquilo que defendem, se sabem têm interesses escondidos.

As chamadas “cartas de intenções” impostas pelo FMI aos governos de Mário Soares, em 1977 e 1983, continham estas e outras políticas que foram seguidas à risca pelo governo português, o que provocou uma inflação próxima dos 30% ao ano e reduziu o poder de compra em cerca de 25% ao ano, os aumentos salariais nominais que existiram, entre cinco e dez por cento, foram apenas para calar a boca aos trabalhadores, foi a chamada ‘ilusão monetária’. Como consequência reduziram-se as importações e aumentaram as exportações.

Uma certa aventesma disse há uns anos que as dívidas não são para pagar, ele lá sabe o que faz na sua vida particular, não deve ter calos provocados pelo trabalho, mas parece que tem muitos seguidores no governo, há teorias que fazem escola.

A prioridade do Povo deve ser correr com os políticos facilitistas e incompetentes que governam o país só para obterem votos nas eleições sem fazerem reformas económicas, políticas e jurídicas absolutamente necessárias.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas

11:10 3 Setembro, 2026 11:10 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Feira ocupa 14 mil metros quadrados no Parque Municipal de Loulé e reúne alimentação, sustentabilidade, cultura e bem-estar

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Saúde

Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado

09:30 3 Setembro, 2026 08:52 3 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Registos recentes voltaram a colocar o tema na agenda. Especialistas explicam o que está realmente em causa em Portugal

Algarve Economia

Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

10:50 3 Setembro, 2026 10:54 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins diz que o Algarve "resistiu" em agosto e espera que setembro e outubro prolonguem o bom desempenho turístico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas

11:10 3 Setembro, 2026 11:10 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Feira ocupa 14 mil metros quadrados no Parque Municipal de Loulé e reúne alimentação, sustentabilidade, cultura e bem-estar

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Saúde

Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado

09:30 3 Setembro, 2026 08:52 3 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Registos recentes voltaram a colocar o tema na agenda. Especialistas explicam o que está realmente em causa em Portugal

Algarve, Economia

Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

10:50 3 Setembro, 2026 10:54 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins diz que o Algarve "resistiu" em agosto e espera que setembro e outubro prolonguem o bom desempenho turístico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
    Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
  • Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas
    FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas
  • Nem todos têm apenas 22 dias de férias: saiba quem pode chegar aos 25
    Nem todos têm apenas 22 dias de férias: saiba quem pode chegar aos 25
  • Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro
    Hotéis do Algarve podem atingir 80% de ocupação em setembro

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento