Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião

A demonização dos imigrantes | Por José Figueiredo Santos

“Analistas e historiadores insistem que a ‘demonização’ dos fluxos migratórios continua a ser um instrumento político eficaz”

16:40 11 Novembro, 2025 16:29 11 Novembro, 2025
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Eu era adolescente e, veja-se o escândalo. Ousava chocar os franceses com a minha pobreza. Atravessei clandestinamente a fronteira “a salto” — modalidade desportiva nacional da altura para fugir da repressão e da fome. Vivia nas “bidonvilles” — esses condomínios de luxo em chapa de zinco e condições sanitárias deploráveis —, trocando o conforto da miséria portuguesa pela sofisticação da miséria francesa. 

Eu e os meus compatriotas tínhamos o privilégio de ser ilegais, o que nos proporcionava uma vida precária com um toque de exclusividade. Chamávamos aquilo de “bairros de lata”, conquanto “favelas” seria exotismo demais para a elegância parisiense.

Fomos parar a Champigny-sur-Marne, o epicentro do glamour lamacento, onde o português era uma língua exilada e biodesagradável. À noite, enquanto os franceses dormiam em colchões, eu revia, às lágrimas, fotografias amassadas dos meus, embalado pelo perfume do gasóleo e da chuva.

Os franceses, generosos como sempre, acolheram-nos com apelidos carinhosos. Éramos os catalogados “avecs” — gente simples, exótica, e, acima de tudo, útil para carregar cimento. E assim se refletia o preconceito e a hierarquização simbólica entre franceses e estrangeiros.

Reportagens e opiniões da época retratavam os portugueses como mão de obra útil, mas culturalmente inferior. Essa visão contrastava com a realidade de homens e mulheres que sustentavam setores fundamentais da economia francesa — da construção civil à indústria automóvel. Uma radiografia viva do que a Europa chamava “mão de obra barata”, que, por coincidência, também era gente.

Diziam-nos que éramos sujos, baixos, barbudos, devotos e, para cúmulo, trabalhadores. Trabalhadores! Um defeito grave num país civilizado, única forma de comunicar com o mundo, onde o esforço físico era visto com a mesma desconfiança que uma epidemia.

“Eles cospem no chão!” — escandalizava-se o Le Parisien, como se o asfalto francês fosse um altar.

— “(…) São diferentes de nós e isso causa má impressão. Não são limpos e as suas maneiras em público deixam a desejar. “

— “Vivem em bairros de lata!” — diziam, como se os franceses vivessem a vida em espaços poéticos.

— “São esquisitos, baixos e de bigodes espessos. Chegam, na maioria, homens. As mulheres cobrem os cabelos com panos, evitam saias acima do joelho e muitas não podem cortar o cabelo sem a permissão do marido. São submissas, religiosas e dão o pouco que têm para restaurar as igrejas das suas aldeias. (…) Mas são muito trabalhadores.”

E nós, ingratos, continuávamos a erguer os prédios de Paris, sem perceber que cada parede nova poderia constituir um ato de invasão cultural.

Recordo-me de um taxista me perguntar de onde era natural. “de Portugal”, respondi eu, com o atrevimento habitual. O homem empalideceu: “Mas… estuda?” — perguntou, chocado. Respondi que sim, Ciências Sociais. “Curioso”, murmurou ele, “todos os portugueses que conheço são mulheres-a-dias, porteiros e pedreiros.” Uma amostra estatística digna do INE, pensei.

Os meus compatriotas trabalhavam na Renault, na Citroen e nas obras. Construíam a França — literalmente —, enquanto os franceses edificavam a sua autoimagem de pureza cultural.

Os anos passaram e, veja-se que o disco não mudou. Ontem éramos os bárbaros do Sul; hoje, são outros. Os slogans continuam inalteráveis: “Ameaça à economia”, “Choque cultural”, “Perigo para a segurança nacional”. Apenas mudam os sotaques dos acusados.

A retórica política também contribuiu para a exclusão. O então líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen chegou a propor a deportação de portugueses desempregados, numa lógica de “defesa nacional” que se repete, sob novas formas, em diferentes contextos europeus. Hoje, discursos semelhantes são direcionados a outros grupos migrantes, reproduzindo o mesmo padrão: associar imigração à ameaça económica, à insegurança ou à desintegração cultural.

Tratou-se de um gesto de gratidão por termos ajudado a reconstruir o país do pós-guerra. Já a filha, também política — e os seus clones por toda a Europa — aperfeiçoaram o discurso: agora fala-se em “defesa da identidade nacional”. É sempre pela identidade que se começa, e pelo ódio que se termina.

Analistas e historiadores insistem que a “demonização” dos fluxos migratórios continua a ser um instrumento político eficaz. O medo do estrangeiro é frequentemente explorado por partidos que transformam a diferença em causa de alarme social. Ao longo do tempo, as justificações mudam, mas o discurso essencial permanece: “eles tiram empregos”, “eles não se integram”, “eles sobrecarregam o sistema”.

O medo continua um negócio rentável. Há partidos que fazem carreira eleitoral a vender pânico em promoção. Inventam crises migratórias e prometem resolver boa parte dos problemas que eles mesmos criam. Chamam-lhe política; há quem lhe chame teatro com fundos públicos.

E a velha cantilena repete-se:

“Eles vêm tirar os nossos empregos!”
“Eles sugam os nossos recursos!”
“Eles não se integram!”

Sim, porque integrar-se é um desporto europeu com regras invisíveis: trabalhar sem reclamar, pagar impostos e, claro, desaparecer do mapa cultural.

Enquanto o mundo se globaliza e se interliga tecnologicamente, o pensamento em torno da mobilidade humana continua a ser moldado por narrativas de exclusão. A história dos emigrantes portugueses em França — e das sucessivas vagas migratórias que se seguiram — é um sério lembrete de que as fronteiras mais difíceis de ultrapassar nem sempre são geográficas, mas mentais, culturais.

Enquanto isso, o mundo muda. Inventou-se o Wi-Fi, o Bluetooth e o GPS. Mas, pelo menos a nossa sociedade ainda não inventou o update mental. Continuamos a emitir em frequência xenófoba, o mesmo ruído branco e bronco de sempre.

E lá vem o inevitável refrão, aquele hino desafinado do abominável preconceito:

“Vai para tua terra!”

Como se o planeta tivesse fronteiras morais. Como se alguém, em algum canto do mundo, não fosse já emigrante de alguma coisa.

E penso, entre o sarcasmo e a tristeza: Será que nos falta a coragem para revisitarmos a nossa História como povo? Como é possível que tenhamos esquecido tudo isso — e ainda consigamos repeti-lo com tanta elegância?

Leia também: Haja saúde! | Por José Figueiredo Santos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Bela Vista Hotel & Spa.
Algarve

Na Praia da Rocha ergue-se um hotel onde um “herói finlandês” conseguiu recuperar de uma doença em 1945

16:10 21 Outubro, 2026 12:49 21 Outubro, 2026

O Bela Vista guarda uma história ligada a aristocratas, artistas, refugiados e a uma importante figura militar finlandesa

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Museu Nacional dos Coches.
Economia Nacional

Suspeitas de fraude no Museu dos Coches: PJ investiga bilhetes gratuitos e com desconto emitidos a visitantes sem direito

12:20 21 Outubro, 2026 11:55 21 Outubro, 2026

Dois funcionários foram detidos numa investigação a alegadas irregularidades na bilheteira do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa

Economia Europe Direct Algarve Tech

Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos

17:00 21 Outubro, 2026 15:05 21 Outubro, 2026

A Comissão Europeia abriu uma investigação à Booking por suspeitas de falhas na proteção dos consumidores

Ermida de Santa Catarina, em Portimão.
Algarve

Muitos passam pela Praia da Rocha sem reparar: há uma ermida dedicada a uma santa egípcia ‘escondida’ na fortaleza

18:20 21 Outubro, 2026 12:21 21 Outubro, 2026

No alto da Praia da Rocha, uma antiga ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria continua integrada numa fortaleza

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Elon Musk à frente de um Tesla.
Economia Mundo

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”

19:30 21 Outubro, 2026 15:36 21 Outubro, 2026

Com uma fortuna avaliada em 921 mil milhões de dólares, Elon Musk acredita que a inteligência artificial e os robôs vão transformar a economia

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Algarve Cultura Gastronomia

Jazz nas Adegas regressa a Silves com concertos e provas de vinho até maio de 2027

17:51 21 Outubro, 2026 18:07 21 Outubro, 2026

Música ao vivo, vinhos de Silves e gastronomia local voltam a juntar-se no Jazz nas Adegas, com bilhetes a 35 euros e concertos até maio de 2027

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas

21:40 21 Outubro, 2026 15:42 21 Outubro, 2026

A MEO, a NOS e a Vodafone anunciaram duas novas ferramentas de segurança que permitem aos bancos verificar números de telemóvel e detetar trocas suspeitas de cartões SIM

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Economia Europe Direct Algarve

Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal

18:30 21 Outubro, 2026 18:23 21 Outubro, 2026

Apoio europeu de 261,5 milhões de euros para reparar os danos das tempestades foi aprovado por larga maioria. Portugal já recebeu 65,37 milhões

Tempo

Chuva continua sem dar sinais de regresso a Portugal: outubro termina com temperaturas até 5 graus acima do normal

18:10 21 Outubro, 2026 15:09 21 Outubro, 2026

A última semana de outubro promete surpreender os portugueses. Apesar das manhãs frias, as temperaturas poderão atingir os 26 graus em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Bela Vista Hotel & Spa.
Algarve

Na Praia da Rocha ergue-se um hotel onde um “herói finlandês” conseguiu recuperar de uma doença em 1945

16:10 21 Outubro, 2026 12:49 21 Outubro, 2026

O Bela Vista guarda uma história ligada a aristocratas, artistas, refugiados e a uma importante figura militar finlandesa

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Museu Nacional dos Coches.
Economia, Nacional

Suspeitas de fraude no Museu dos Coches: PJ investiga bilhetes gratuitos e com desconto emitidos a visitantes sem direito

12:20 21 Outubro, 2026 11:55 21 Outubro, 2026

Dois funcionários foram detidos numa investigação a alegadas irregularidades na bilheteira do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa

Economia, Europe Direct Algarve, Tech

Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos

17:00 21 Outubro, 2026 15:05 21 Outubro, 2026

A Comissão Europeia abriu uma investigação à Booking por suspeitas de falhas na proteção dos consumidores

Ermida de Santa Catarina, em Portimão.
Algarve

Muitos passam pela Praia da Rocha sem reparar: há uma ermida dedicada a uma santa egípcia ‘escondida’ na fortaleza

18:20 21 Outubro, 2026 12:21 21 Outubro, 2026

No alto da Praia da Rocha, uma antiga ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria continua integrada numa fortaleza

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Elon Musk à frente de um Tesla.
Economia, Mundo

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”

19:30 21 Outubro, 2026 15:36 21 Outubro, 2026

Com uma fortuna avaliada em 921 mil milhões de dólares, Elon Musk acredita que a inteligência artificial e os robôs vão transformar a economia

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Algarve, Cultura, Gastronomia

Jazz nas Adegas regressa a Silves com concertos e provas de vinho até maio de 2027

17:51 21 Outubro, 2026 18:07 21 Outubro, 2026

Música ao vivo, vinhos de Silves e gastronomia local voltam a juntar-se no Jazz nas Adegas, com bilhetes a 35 euros e concertos até maio de 2027

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

idosa a mexer no telemóvel. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas

21:40 21 Outubro, 2026 15:42 21 Outubro, 2026

A MEO, a NOS e a Vodafone anunciaram duas novas ferramentas de segurança que permitem aos bancos verificar números de telemóvel e detetar trocas suspeitas de cartões SIM

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Economia, Europe Direct Algarve

Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal

18:30 21 Outubro, 2026 18:23 21 Outubro, 2026

Apoio europeu de 261,5 milhões de euros para reparar os danos das tempestades foi aprovado por larga maioria. Portugal já recebeu 65,37 milhões

Tempo

Chuva continua sem dar sinais de regresso a Portugal: outubro termina com temperaturas até 5 graus acima do normal

18:10 21 Outubro, 2026 15:09 21 Outubro, 2026

A última semana de outubro promete surpreender os portugueses. Apesar das manhãs frias, as temperaturas poderão atingir os 26 graus em algumas regiões

Últimas Notícias

  • Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas
    Tem telemóvel da MEO, NOS ou Vodafone? Nova ferramenta vai permitir aos bancos detetar estas burlas
  • Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema
    Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema
  • Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor
    Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor
  • Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”
    Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”
  • Futebol Clube de Ferreiras conquista prémio nacional pela gestão do futebol feminino
    Futebol Clube de Ferreiras conquista prémio nacional pela gestão do futebol feminino

Opinião

  • Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão
    Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão
  • Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
    Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
  • O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal