Não se trata apenas de recordar o passado, mas de compreender o que ele nos ensina sobre o presente. A 6 de junho de 1986, em Lisboa, a Assembleia Geral Internacional Democrata-Cristã contou com a presença de Rafael Caldera, ex-Presidente da Venezuela.
Naquele tempo, a Venezuela apresentava-se como uma democracia consolidada, enquanto que Portugal e outros países europeus, consolidavam as suas jovens democracias.
Quatro décadas depois, Portugal volta a acolher um diálogo entre vozes venezuelanas e portuguesas, mas agora com outro significado. Cruzaram-se percursos distintos, mas complementares, a reflexão académica do Professor Julio Manzo, a experiência política do Professor Doutor Manuel Monteiro, o testemunho de Estado do Doutor Humberto Calderón Berti e a afirmação de uma nova geração no espaço público, através de Afonso de Lousada e Catarina Marinho.

Se há quarenta anos a experiência venezuelana podia ser apresentada como exemplo de estabilidade, hoje traz consigo outra mensagem, a que nenhuma democracia deve ser tomada como definitivamente garantida.
A experiência venezuelana recorda a importância de defender diariamente as instituições e garantir que a política acompanha as preocupações reais das pessoas. Quando essa ligação falha, abre-se espaço para discursos simplistas e respostas fáceis a problemas complexos. Neste quadro, ganha especial significado o trabalho de aproximação e diálogo que tem vindo a ser promovido através de encontros e conferências, reunindo cidadãos, académicos, responsáveis políticos e novas gerações em torno de valores comuns.

Os tempos mudam, os países transformam-se e as vozes de ontem dão lugar às gerações do presente e aos jovens do futuro. Mas há princípios que permanecem! A dignidade da pessoa humana, a família e a democracia são valores que ultrapassam fronteiras e gerações, um compromisso que nos recorda que a democracia não é apenas uma herança, mas sim uma responsabilidade que temos de transmitir.
Leia também: Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco















