Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião

A Batalha de Lagos que ia incendiando a Europa

FIOS DE HISTÓRIA – Artigo de Ramiro Santos publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

16:00 5 Novembro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista

Sem punhos de renda, o Marquês de Pombal não poupou nas palavras. Falou alto e grosso num tom que soou por toda a Europa em guerra. E não haverá no registo da história da chancelaria portuguesa, palavras tão pouco diplomáticas:

“Há tempos em que nas monarquias um só homem pode muito (…) fazei, portanto, o que deveis, se não quereis que eu faça o que posso”. Escreveu o conde de Oeiras, em tom ameaçador, ao governo de Sua Majestade britânica.

Palavras duras para se ter com um amigo. Mas as circunstâncias não deixavam outra saída. O primeiro ministro português estava entre a espada e a parede. Entre a justa indignação dos franceses e a arrogante insolência dos ingleses.

Tudo começara em agosto de 1759 quando uma frota britânica perseguiu e bombardeou quatro navios franceses que se haviam acolhido às praias de Almádena e do Zavial, na zona de Salema, entre Sagres e Lagos. A expedição gaulesa julgava-se protegida pelo estatuto de neutralidade de Portugal na guerra dos sete anos. Mas enganou-se. Os ingleses, senhores dos mares e do mundo, não estiveram com meias medidas. Fizeram tábua rasa das leis internacionais e abrasaram os navios de Luís XV.

Justamente indignado, o governo francês multiplicou-se em protestos internacionais exigindo um pedido formal de desculpas e uma reparação material pelos prejuízos causados, bem como a restituição dos barcos apresados. E Portugal, como país neutral e palco dos acontecimentos, não podia fugir às suas responsabilidades, devendo forçar os seus aliados a fazerem o que lhes era devido fazer.

E para que os súbditos de Sua Majestade não ficassem com dúvidas, o conde de Oeiras avisou: “Eu fiz romper vivo o duque de Aveiro (Távoras) por ter atentado contra a vida do rei, e poderei muito bem fazer enforcar um dos vossos capitães por ter roubado a sua efígie em desprezo pela lei”.

Tudo começou no quadro da guerra dos sete anos, e a batalha de Lagos surge como um episódio marginal na tentativa de Luís XV de invadir a Inglaterra num conflito que se estendeu pela Europa, África e América onde se disputavam as possessões coloniais de cada um dos beligerantes: Inglaterra, França, Espanha e os seus correspondentes e ocasionais aliados.

Partindo de duas bases operacionais, a França procuraria surpreender os britânicos no seu próprio território. Uma frota de 21 navios de guerra da sua esquadra atlântica de Brest largaria a norte, e outra armada de 12 navios sairia da base mediterrânica de Toulon, a sul, sob o comando do almirante De la Clue.

Este, a 17 de agosto, rompeu o bloqueio dos ingleses em Gibraltar, mas foi perseguido pelas embarcações do almirante Edward Boscawen. No dia seguinte, alcançados, cinco navios franceses conseguiram refugiar-se no porto de Cádiz, dois fugiram, um foi capturado e os restantes quatro procuraram as águas protegidas ao abrigo do princípio da neutralidade declarada por Portugal na guerra. Se destes quatro, em mar português, os dois primeiros – o Téméraire e o Modeste foram aprisionados -, o Redoutable, encalhado na praia do Zavial, e l’Ocean na praia de Almádena, não resistiram ao fogo dos navios ingleses, naquela que ficaria conhecida como a batalha de Lagos.

L’Ocean, apesar dos seus 80 canhões e os 801 elementos da sua tripulação, foi afundado. Salvou-se, contudo, a maior parte dos seus homens embora o almirante De la Clue tivesse saído gravemente ferido atingido nas duas pernas. Ele que se julgava em águas seguras de um país neutral.

E foi essa violação da “sagrada” neutralidade das águas portuguesas que tanto parece ter indignado o governo de Pombal, abrindo uma guerra diplomática entre os três países que ainda não tinham saído de sarilhos maiores.

O cônsul inglês em Faro, Thomas Lampiere, com o primeiro relatório dos acontecimentos em mão, fá-los chegar prontamente ao embaixador em Lisboa, Edward Hay, que por sua vez segue os canais diplomáticos normais comunicando ao governo de Londres o sucesso da batalha.

No meio de ações de espionagem e contra espionagem, a correspondência sobre as movimentações de cada um dos beligerantes, tinha tudo menos de confidencial. Todos sabiam das cartas uns dos outros. E tinham acesso ao seu conteúdo.

Os franceses não abandonavam a sua posição de firme indignação e protesto, exigindo a reparação material e a restituição dos navios aprisionados. Os ingleses, sonsos, desdobrando-se em desculpas e despudorado cinismo, lá iam avançando a tese de que a violação da neutralidade portuguesa por parte do seu almirante Boscawen se ficara a dever apenas ao “calor da batalha”. E para que não restassem quaisquer dúvidas avisavam: “em circunstâncias algumas permitirá o governo de Sua Majestade qualquer espécie de repreensão a Boscawen ou restituirá qualquer navio perdido pelos franceses”. Admitia, condescendente, que o rei Jorge II estaria disposto a enviar uma missão extraordinária a Lisboa para apresentação de desculpas e justificações formais. O que veio a acontecer.

Nessa condição, a 21 de março, Lord Kinnoul, embaixador extraordinário da Grã Bretanha é recebido pelo rei D. José em audiência pública. No fundo, o diplomata veio a Lisboa “amansar a fera” ou fingir perante a comunidade internacional, designadamente a França, que tudo não passara de um episódio infeliz que ninguém verdadeiramente desejara.

Quem não parecia estar pelos ajustes revelando já forte impaciência, era o governo francês. E uma vez que Portugal não se demarcava da ofensa inglesa, ameaçou apoiar uma invasão espanhola, não apenas no continente português como no Brasil.

O assunto, que colocou Portugal em estado de alerta, fez subir a tensão entre as partes, mas acabou por morrer com o tempo, por maior que tivesse sido a pressão francesa.

Ainda hoje se discute se a carta confidencial que o marquês tornou pública, lavrando o seu protesto de justa indignação, constituiu somente uma enorme encenação para “inglês ver” ou foi um expediente concertado para iludir os franceses.

De qualquer modo, trata-se de um libelo acusatório violento, numa afirmação de soberania para “que Portugal faça ver a toda Europa que tem sacudido o jugo de uma dominação estrangeira (…) e Portugal não pode provar isto melhor que obrigando o vosso governo a dar-lhe uma satisfação. A França olharia para Portugal como para um estado em fraqueza”.

A carta é ao mesmo tempo um desafio e uma provocação: “Vós não fazieis ainda figura alguma na Europa, quando a nossa potência era a mais respeitável. A vossa ilha não formava mais do que um ponto na carta ao mesmo tempo que Portugal a enchia com o seu nome. Nós dominávamos a Ásia, África e América, quando vós domináveis somente em uma ilha da Europa”.

No documento, Pombal recorda como a grandeza de Inglaterra se ficou a dever a Portugal, com o ouro do Brasil do qual “não fica em Portugal uma só peça de oiro; e (com as importações dos têxteis), nós damos do que viver a quinhentos mil vassalos do rei Jorge, população esta que subsiste à nossa custa”.

E prossegue: “Mas se vos temos elevado a esse ponto de grandeza, na nossa mão está o precipitar-vos no nada de que vos arrancámos. Nós podemos melhor passar sem vós, do que vós sem nós (…) há muito tempo que a França nos estende os braços para que recebamos as suas manufaturas de lã. Na nossa mão está aceitarmos as suas ofertas, o que sem dúvida aniquilará as vossas”.

E após outras considerações veementes, concluiu: “Eu fiz romper ao vivo o conde de Aveiro e poderei muito bem fazer enforcar um dos vossos capitães. Fazei, portanto, o que deveis, se não quereis que eu faça o que posso”.


Fontes: “Fahreneit 1759”, Jean Yves Blot e Mª Luisa Blot; Grupo de facebook “A Torre do Tombo e a História”, Alexandre Monteiro; outras

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Algarve Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve Economia Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Algarve, Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve, Economia, Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Últimas Notícias

  • Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
    Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
  • Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
    Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
  • Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
    Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
  • Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
    Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
  • AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
    AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
  • Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo
    Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal