Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

Anita Garibaldi: a heroína de dois mundos

Depois da trilogia de artigos publicados no POSTAL sobre a Biblioteca de Malatesta Novello, Lorenzo Gasperoni escreve agora sobre Anita Garibaldi em ano de bicentenário do seu nascimento. Uma figura ímpar, heroína em Itália e na América do Sul, mas pouco divulgada e conhecida no nosso país, apesar da sua possível ascendência açoriana

13:09 8 Janeiro, 2021
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Lorenzo Gasperoni
Natural de Cesena, Itália (8-2-1945)
Vive atualmente em Tavira

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu a 4 de Agosto de 1821 perto de Laguna, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Filha de Maria Antónia de Jesus Antunes e de Bento Ribeiro da Silva, recebeu uma educação elementar, mas era dotada de grande intuição e inteligência. Montava a cavalo com destreza e era uma hábil nadadora.

Aos 14 anos de idade o seu pai morreu, ficando a família em extremas dificuldades económicas, razão que a fez casar com o sapateiro Duarte, bem mais velho que ela. Aos 18 anos conheceu o famoso general e revolucionário Giuseppe Garibaldi, o “herói de dois mundos”, tendo este ficado impressionado com a sua aparência e personalidade. Garibaldi tinha 32 anos nessa altura. Anita decide fugir com Giuseppe e casaram no Uruguai. Anita escolheu-o porque viu nele a perspectiva da vida desejada. Com grande coragem e absoluta determinação deixa a sua família, o seu marido, o ambiente e a cultura em que está inserida, para embarcar numa vida aventureira ao lado do seu “José” (assim chamava a Giuseppe), sabendo que nunca mais voltará.

No Brasil e no Uruguai, e sob lemas de liberdade e de justiça, luta ao lado de Garibaldi pela liberdade do povo, sempre pronta para incitar os soldados, trata dos feridos; sendo igualmente uma esposa exemplar e uma mãe atenciosa. No final de 1847 acompanhou Garibaldi até Itália e fixaram-se em Roma, para onde Garibaldi se tinha deslocado em auxílio da recém proclamada República Romana, enquanto o Papa, senhor da Itália central, tinha fugido.

A jovem República foi impelida a render-se às forças francesas e austríacas, pelo que Giuseppe e Anita são forçados a fugir, perseguidos pelas milícias que se apressam a ajudar o Papa, que acaba por regressar a Roma. Garibaldi quer ajudar Veneza na sua luta. Anita está grávida e sofre de malária, tendo sido contaminada nos pântanos de Pontine, em redor de Roma. A fuga ocorre ao longo de estradas enlameadas e caminhos sinuosos. Por vezes os fugitivos param e escondem-se durante algumas horas, isto quando encontram refúgio junto de pessoas que estimam e respeitam Garibaldi e o admiram pelas lutas que ele tem conduzido. Anita começa a refugiar-se na bebida, consumindo cada vez mais e mais frequentemente.

Anita Garibaldi
Anita e Giuseppe Garibaldi
Estátua de Anita
Pintura de Anita
Pietro Bouvier e Garibaldi carregando a moribunda Anita pelos pântanos em 1864
Praça com o nome de Anita
Lápide de Anita
Estátua de Anita e Giuseppe Garibaldi
Giuseppe Garibaldi e Anita
Estátua de Anita
Uma Rosa para Anita

Os dois fugitivos conseguem chegar à República de San Marino. Ali Anita estava segura e poderia parar e tentar restabelecer-se, mas a sua inabalável vontade é seguir Giuseppe e parte de novo com ele. Depois de inúmeras aventuras no mar, ressequida pela sede e com febres altas, Anita chega exausta às terras da região da Romanha, na zona de Ravena, onde morre nos braços de Garibaldi. Foi a 4 de Agosto de 1849. Os restos mortais de Anita estão sepultados em Roma, na colina de Gianicolo, onde está eternizada através de um monumento representando-a montada num cavalo com o seu filho nos braços. A vida de Anita foi curta, faleceu com apenas 28 anos, mas conhecia os sentimentos mais verdadeiros e mais fortes. Viveu uma vida de renúncias e desilusões, mas o que escolheu com determinação e coragem tornou-a única. Em Itália, Brasil e Uruguai, Anita (e a sua imagem) é tida como símbolo de liberdade e de justiça.

Especialmente na região da Emília-Romanha, famílias, eclesiásticos e pessoas de todos os estratos sociais ajudaram Anita e Garibaldi a esconder-se e a escapar à caça impiedosa e implacável das tropas francesas e austríacas. Nas muitas cidades por onde Anita e Garibaldi escaparam e foram sendo ajudados, existem memoriais em pedra para recordar a passagem dos dois heróis.

A memória destes acontecimentos, eternizada pela chamada ‘rota garibaldina‘, que salienta não apenas o percurso de fuga feito pelo casal, mas também todos os locais onde foram auxiliados pelos populares, está ainda muito viva em toda a Romanha. Nessa terra que amava Anita (e ainda ama profundamente) nasceu há alguns anos o projeto ‘Uma Rosa para Anita’, cujo objetivo é recordar, celebrar e valorizar a sua história. As celebrações deste ano serão particularmente especiais, pois festeja-se o bicentenário do seu nascimento (1821-2021). Giulio Pantoli, um botânico especialista que dedicou a sua vida ao estudo e produção de numerosos híbridos de rosas obteve uma bela rosa dedicada a Anita: a ‘Anita Rose’. Esta rosa especial, reveste-se neste projeto de um valor e significado simbólicos, como símbolo da personalidade, dos valores e da determinação de Anita. Ela permite prolongar na posteridade os valores de justiça e liberdade, da genuína generosidade, da pureza de espírito, do sentido do dever e do amor pelo povo. A rosa é plantada num jardim como ato final das celebrações que têm lugar nos vários municípios que participam no projeto. O projeto inicialmente regional da Emília-Romanha estendeu-se a outras regiões de Itália, à República de São Marino e ao Brasil (Estado de Santa Catarina) e Uruguai, tornando-se atualmente em “Dois mundos e uma rosa para Anita”. Este último projeto em dois continentes provou também ser um catalisador de amizade, de laços culturais e económicos entre os vários territórios envolvidos. Pelo seu valor, pertinência e alcance, este projeto foi recentemente apresentado na Conferência Internacional de Antropologia em Espanha, a convite da Universidade de Salamanca.

A bisneta viva de Anita e Giuseppe, Annita Garibaldi Jallet, participou nas celebrações trazendo o seu testemunho sobre as questões que dizem respeito à sua família, às quais também dedicou estudos e pesquisas no Brasil e no Uruguai.

Um facto curioso prende-se com a possívelascendência açoriana de Anita, uma vez quemuitos habitantes dos Açores emigraram para o sul do Brasil nos finais do séc. XVII e durante todo o séc. XVIII. Annita Garibaldi Jallet (bisneta) recorda nos seus estudos essa forte possibilidade, referindo que “as características das mulheres açorianas correspondem bem a Anita, a sua força, a sua dignidade, a determinação para se colocar lado a lado com o marido nas lutas, para impor o seu direito de estar a seu lado”.

Anita, a heroína de dois mundos, merece ser dignamente celebrada e recordada, tanto nas terras por onde passou, lutou e foi amada, como também o merecerá nas terras, ao fim e ao cabo, de parte das suas raízes.

(Tradução: Nuno M. Viegas)


RELACIONADO:

► Biblioteca de Malatesta Novello: Proteção e conservação dos códices

► Biblioteca de Malatesta Novello: O labor dos copistas e iluminadores

► Biblioteca de Malatesta Novello, Senhor de Cesena, Itália

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

08:20 5 Novembro, 2026 07:41 5 Novembro, 2026

Regra europeia impede a discriminação de contas bancárias estrangeiras em determinadas operações e permite apresentar reclamação

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Economia Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

08:20 5 Novembro, 2026 07:41 5 Novembro, 2026

Regra europeia impede a discriminação de contas bancárias estrangeiras em determinadas operações e permite apresentar reclamação

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Economia, Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Últimas Notícias

  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
  • Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
    Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
  • Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
    Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
  • Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
    Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal