Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

1755 Epicentro no mar

FIOS DE HISTÓRIA – Artigo de Ramiro Santos publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

15:00 3 Dezembro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista
[email protected]

O padre Gabriel Malagrida não encontrou nada melhor para descrever o que tinha acabado de acontecer em Lisboa: “Nem o diabo inventaria uma maneira mais certa de nos levar à perdição”.

Quis ele dizer para si, que o terramoto só podia ter sido obra de outra ordem e natureza. Para um homem crente e de boa fé como ele, o seu Deus misericordioso não iria tão longe no castigo divino, nem tão pouco permitiria ao demónio tamanhos poderes, em imaginação e crueldade, para aquela desgraça ter acontecido.

Para o jesuíta, que se haveria de revelar mais tarde um místico com visões do céu e do inferno, o diabo não terá passado por ali e tudo afinal não representara senão um violento fenómeno geofísico nunca visto. Mas por ter dito o que disse, foi julgado por heresia e levado ao cadafalso pela inquisição politicamente controlada pelo absolutismo do Marquês de Pombal, num ajuste de contas com os seguidores dos Távoras que perseguiu até à morte.

Este caso do missionário não deixou de indignar a Europa do iluminismo: depois do terror, seguiu-se o despotismo à solta, disse-o chocado o filósofo e romancista francês Voltaire, que não sendo suspeito de partilhar as ideias de Roma nem dos jesuítas, se mostrou crítico relativamente à atuação discricionária do ministro português. E transportou o caso para a sua obra Cândido, onde desafia diretamente a existência de Deus, pois que se ele existisse não poderia ter tolerado tamanha tragédia e sofrimento.

Também Imannuel Kant escreveu sobre o assunto, trazendo da esfera do sobrenatural para o domínio da ordem natural das coisas a explicação do fenómeno. De forma imperativa e categórica, Kant, como Malagrida e Voltaire, “tentou mostrar que, ao invés de procurar no desastre significados ocultos”, deviam buscar-se, mais na física do que na metafísica, as respostas para explicar o inferno na terra.

E se o mundo ficou horrorizado com a morte e destruição do sismo e do dilúvio em Lisboa, mais os incêndios que lhes seguiram, muito ficou por conhecer da extensão do fenómeno que se propagou em ondas de choque de norte a sul pelos dois lados do atlântico. Não é possível determinar ainda hoje com rigor o número de vítimas, e discute-se também onde se localizou o seu epicentro. Mas domina a ideia que ocorreu no mar, a cerca de 120 milhas náuticas a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

À parte as explicações técnico-científicas, muito do que se conhece do sismo e do maremoto no Algarve – a par de Lisboa e Setúbal as regiões mais afetadas -, foi o levantamento das paróquias em inquéritos pedidos pelo marquês de Pombal para apurar o número de mortos e os danos registados em cada local.

“Pelas 9h30 da manhã do 1º de Novembro, estando o dia claro e sereno como de estio e vento de noroeste, ouviu-se um grande trovão surdo; logo passado 3 ou 4 minutos principiou a tremer a terra com espantosa violência; o mar recolheu-se em parte mais de 20 braças (45 metros), deixando as praias em seco e arremetendo imediatamente para a terra com tremendo ímpeto, que entrou por ela dentro mais de uma légua, sobrepujando as mais altas rochas, tornando a retrair-se e romper por três vezes dentro de poucos minutos, (…) e deixando quase arrasadas todas as povoações marítimas” – este é apenas um dos relatos no Algarve, sobre como tudo começou e se repetiu até 20 de agosto do ano seguinte “com poucos dias de interpolação e quase sempre de noite”.

Em Vila do Bispo “só uma casa ficou em pé” e em Sagres “o mar recolheu coisa de uma légua deixando em seco as enseadas em que ancoram naus de alto bordo; veio depois à terra com tal violência que pela parte norte montou rochas da altura de 60 braças e no leste de 80, deitando dentro da praça muito peixe e grandes pedras”.

No convento do Cabo de S. Vicente “ouviu-se um grande trovão surdo e logo a tremer a terra“ e “passados 6 a 7 minutos recolheu-se o mar; (…) pela parte leste em distância de meia légua, o mar na fundura de 8 braças, secou todo inteiramente; e depois cresceu com tanta fúria que igualou a rocha e muralhas da fortaleza de Beliche que terão umas 30 braças de altura dentro da praça”.

As cidades, vilas e aldeias do barlavento algarvio foram as mais afetadas, de tal modo, por exemplo, que em Vila Nova de Portimão, diz Silva Lopes, “o rio elevando-se 6 braças (13 metros), arrasou a fortaleza de S. João (…) e descobriu na praia ruínas de uma povoação que não se pode ser examinada porque logo tornou a ficar debaixo de água”. Também em Almádena o mar pôs à vista uma grande povoação não identificada que voltou a cobrir.

Em Lagos só ficou de pé uma casa no castelo que é o Palácio dos governadores, tudo o mais ficou destruído. Segundo o prior de S. Sebastião, João Baptista da Costa Coelho, “depois do terramoto, passado um quarto de hora se elevou o mar de tal sorte que parecia tocar as nuvens”. O mar “subiu à altura de 5 braças ficando razante com as muralhas da cidade, entrou pela terra dentro mais de meia légua levando 5 barcos quase à mesma distância”.

Em Lagoa “o convento do Carmo que estava feito de novo, se desfez inteiramente, ficando sepultado em suas ruínas o padre Manuel do Nascimento que tinha acabado de confessar uma mulher. Nas adegas os tornos (ruturas) das pipas foram causa de se verem correndo pelas ruas enxurradas de vinho”.

O mesmo cenário em Silves que “ficou reduzida à ultima miséria” e em Albufeira “o mar levou pelos alicerces todas as casas excepto 27. De toda a gente que estava na igreja Matriz quando desabou encontraram a morte 227 pessoas”.

Em Aljezur “o rio que ia em meio encher, secou de repente”. E em Quarteira “o mar subiu tantas varas que entrando pelas ribeiras inundou os campos”; morreu muita gente e o padre António Álvares Coelho que estava a dizer missa no altar de Nª Sra do Rosário. O mar saiu de si por cinco vezes correndo sobre os montes em altura de 6 braças (…) chegou até à casa da antiga propriedade do Duque de Loulé, uns três quilómetros da praia”.

Boliqueime “foi das terras algarvias que mais sofreu e tanto que sendo primitivamente edificada no sítio de Boliqueime Velho, como esta ficou destruída, passou depois para actual povoação”. E em Loulé, ocorreu o mesmo cenário de destruição e “caiu a cadeia e fugiram todos os presos. O castelo desabou arrastando 200 casas”.

Na capital do reino, em Faro, as crónicas relatam que a Sé teve só uma arrombada mas a igreja de S. Pedro e o convento dos Capuchos caíram com violência: “governava as armas o arcebispo D. Frei Lourenço de Sta Maria, o qual salvando-se por entre as ruínas do seu palácio, que veio todo a terra, em camisa de dormir e para dar o exemplo pegou de uma enxada para desentulhar muitos mortos e feridos, administrando os sacramentos (…) o mar saiu pouco do seu curso ordinário, talvez por se espraiar pela ilha”.

Em Olhão, com excepção da ermida de Nª Sra da Soledade não houve praticamente estragos, e em Tavira, segundo Silva Lopes, “sofreu a cidade consideravelmente: a rua nova pequena e ribeira ficaram inabitáveis; o hospital que se estava acabando de reedificar ficou arrasado e o Convento de S. Francisco padeceu muitas ruinas tal como a Ermida de S. João da Corredoura”. A Memória Paroquial refere que de “Cacela outrora formosa e antiga vila (…) hoje apenas existe a antiga igreja”. E em Castro Marim, “a parte fronteira com a Espanha e a do mar ficou rasa; na igreja matriz, antes dos Templários, no mais alto da vila não ficou pedra sobre pedra”.

Foi, portanto, generalizada a destruição em todo o Algarve. O sismo com um grau de magnitude calculado entre 8,5 a 9 na escala de Richter ou de X a XI na escala de Mercalli modificada, foi um dos mais mortíferos da história. Mas não era o primeiro nem seria o último com efeitos devastadores. E de tal modo o Algarve está sujeito a estes fenómenos, que o jornal de Lisboa “Imprensa e Lei” depois do sismo de 1856, escreveu na sua edição de 20 de Janeiro:

“O reino do Algarve parece estar desamparado da misericórdia divina”.

Fontes: “O Megasismo do 1º de novembro de 1755”, F. Luís Pereira de Sousa; outros

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Algarve Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Algarve, Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

“Acabam sozinhos no Olimpo cercados de espelhos”: advogado de Jorge Jesus ‘dispara’ contra CR7

08:30 14 Outubro, 2026 22:36 13 Outubro, 2026

Advogado de Jorge Jesus criticou duramente CR7 e anunciou que deixa de escrever no Record devido à ligação do jogador à Medialivre

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal