Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Vespa asiática entrou em Portugal há 11 anos e ainda ninguém a parou. Destruição de fauna e flora pode ser irrecuperável

Além do impacto na apicultura e fruticultura, desconhecem-se os seus efeitos na biodiversidade e na saúde pública.

13:15 31 Março, 2022 13:15 31 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A vespa asiática entrou em Portugal pelo Alto Minho, há 11 anos, alastrou ao país e, além do impacto na apicultura e fruticultura, desconhecem-se os seus efeitos na biodiversidade e na saúde pública.

“Na apicultura, sabemos o que estamos a perder. Mas não sabemos nada sobre o impacto na biodiversidade e saúde pública da região. Se nada for feito, rapidamente a destruição de fauna e flora pode ser irrecuperável”, alertou à Lusa o presidente da Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL), Alberto Dias.

Num espaço do centro de transportes de Vila Nova de Cerveira, que serve de sede da APIMIL, acumulam-se dossiês em papel e dados guardados no computador sobre a vespa velutina na região. Natural das regiões tropicais e subtropicais do Norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, a espécie, segundo Alberto Dias, não se consegue eliminar, “mas pelo menos reduzir o número de exemplares e tentar “confinar” a praga “a determinados locais”.

Na opinião do presidente da APIMIL, a preservação da biodiversidade e defesa da saúde pública são “fundamentais” e devem ser uma prioridade na solução a encontrar para travar a praga.

O impacto na biodiversidade é desconhecido “por não existirem estudos”, mas os apicultores “apercebem-se do desaparecimento de insetos, os polinizadores naturais, que garantem a variedade de plantas da região”.

“Cada ninho de vespa asiática, quando começa a crescer, a partir de junho, atinge o tamanho de uma bola de futebol. Até outubro os vespeiros chegam a ter uma dimensão de mais de um metro de altura e 80 centímetros de largura. É uma espécie de barril de 100 mil litros de vinho”, especificou.

Nessa fase, os ninhos chegam a ter mais de 17 mil vespas asiáticas que precisam de comer, por dia, de 700 gramas a um quilograma de abelhas autóctones (Apis mellifera) que produzem mel.

“Sendo predadora, a vespa asiática não escolhe o inseto A ou B. Quando tem de crescer vai alimentar-se a sério. Que tipo de flora vai ou está a desaparecer sem a polinização por esses insetos?”, questionou.

Apontou como exemplo a “flora variada e rica” da Serra d’Arga, como comprovou um estudo recentemente encomendado pelas autarquias que integram aquele território.

“Existem na Serra d’Arga espécies de plantas que não existem em mais lado nenhum. É preciso preservar”, alertou.

A NECESSIDADE DE “INVESTIGAR O IMPACTO DESTA ESPÉCIE NA SAÚDE PÚBLICA”

Enfermeiro de profissão, Alberto Dias defendeu a necessidade de “investigar o impacto desta espécie na saúde pública”, uma vez que “60% dos ninhos localizam-se em zonas urbanas, onde a vespa asiática vive, lado a lado, com o ser humano”.

Na “triagem” que tem vindo a fazer aos casos de morte declarada por picada de inseto concluiu que há “muito trabalho a fazer”.

“Essa designação pode ser tudo e mais alguma coisa. De acordo com os dados que tenho de casos de morte por picada de inseto, 90% podem ser atribuídos às vespas asiáticas”, adiantou.

A picada de abelha europeia apresenta apenas um local de entrada do ferrão. Já o maxilar da vespa asiática, com dois dentes laterais, deixa uma marca diferente.

“Estamos a falar de uma espécie que tem muita força no maxilar. Consegue agarrar uma abelha, voar com ela, destruí-la e cortá-la. Tira-lhe a cabeça e a cauda e come o tronco onde está a proteína que precisa para crescer”, explicou.

Mais do que os números “graves” da presença e propagação da praga no distrito de Viana do Castelo, Alberto Dias confessa “algum desgaste” por não saber mais como alertar para a necessidade “rápida e urgente” de “união”, para travar o “crescimento exponencial” desta espécie invasora.

“Temos de enfrentar este problema como elas [vespas asiáticas] atacam quem as ameaça, em grupo”, sustentou.

O grupo de trabalho criado, em 2015, pelo Governo de então para resolver o problema “ainda reuniu alguma informação, mas por falta de verba não conseguiu publicá-la”. Desde 2018 que deixou de reunir-se.

“A grande dificuldade foi quando se levou o problema ao pessoal de Lisboa, pensaram que era o Norte a exagerar (…) Ela [vespa asiática] não dorme e foi proliferando, a uma média de 100 quilómetros por ano, e agora está em todo o lado. Temos de ter uma visão de longo prazo, mas às vezes o alcance de certas pessoas não sai do umbigo”, criticou.

COMBATER A PRAGA DA MESMA FORMA QUE ELA SE CRIA

A “força” de um “animal tão pequenino que sobrevive há séculos” assenta na “união”, em “trabalho de grupo”, para alcançar o “mesmo objetivo, a sobrevivência”, disse, defendendo o mesmo método para o combate à praga, em vez de “divisões” ou ‘show-off.

Apontou um trabalho conjunto, com instituições científicas e universitárias, para o desenvolvimento de técnicas de combate à espécie, bem como a partilha de informação e uniformização dos meios de combate.

“Em 2011, um grupo do Alto Minho iniciou esse trabalho, mas foi ignorado. Infelizmente estamos em 2022 e ainda pouco se pegou, a sério, nesta questão.”

Atualmente, “as câmaras municipais dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo destroem, em média, por ano, entre 700 e 800 vespeiros”.

“São entre 8.400 e 9.600 ninhos destruídos anualmente na região, mas sabemos que ficam por destruir três vezes mais do que os destruídos. Estamos a falar entre 25 e mais de 28 mil ninhos que continuam ativos nas nossas florestas e zonas urbanas”, realçou.

O que para os europeus se tornou numa dor de cabeça, na China, as larvas de algumas vespas, incluindo as asiáticas, são uma iguaria gastronómica e os seus ninhos usados para fins medicinais. De acordo com um artigo da National Geographic, a criação em massa faz-se em explorações agrícolas no condado de Wangmo, no Sudoeste da província chinesa de Guizhou. Tanto as larvas como as pupas das vespas, altamente proteicas e são, habitualmente, consumidas fritas.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção pensionistas: este apoio pode reforçar o rendimento mensal e ainda dar acesso a medicamentos gratuitos

07:00 27 Maio, 2026 20:53 26 Maio, 2026 | João Luís

Há pensionistas com baixos rendimentos que podem receber um complemento mensal e ter acesso gratuito a medicamentos comparticipados

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma

15:00 27 Maio, 2026 14:35 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia da ilha da Fuseta, no Algarve, foi palco de um resgate marítimo, numa altura em que o areal ainda não se encontra vigiado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo traz chuva intensa e vento forte a esta região a partir deste dia

06:00 27 Maio, 2026 16:38 26 Maio, 2026 | João Luís

Depressão vai trazer chuva, vento forte e mar alteroso a uma região portuguesa: agravamento chega neste dia e há zonas mais expostas

Algarve Economia

Mais de 50 marcas confirmadas no Boat Show de Vilamoura

14:50 27 Maio, 2026 14:41 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Vilamoura recebe mais de 100 mil visitantes no International Boat Show, um dos maiores eventos náuticos realizados no sul da Europa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Algarve Cultura

Música coral e litúrgica checa vai ecoar na Igreja da Misericórdia em Tavira

07:43 27 Maio, 2026 07:43 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto convida público a descobrir tradição vocal da Morávia através de repertório coral checo na Igreja da Misericórdia de Tavira

Peugeot 308.
Auto Nacional

Esta marca de carros está a recolher veículos deste modelo por questões de segurança: saiba se o seu está abrangido

14:27 27 Maio, 2026 14:16 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Campanha de recolha está em curso para veículos de um modelo específico da Peugeot produzidos entre 2015 e 2019

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Economia Opinião

Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro

08:56 27 Maio, 2026 08:56 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A celebração do Dia Mundial da Energia recorda que a energia não é apenas um recurso técnico ou de acesso garantido, mas um pilar estratégico da sociedade"

Mecânico a arranjar um carro.
Auto

Tem carro? Estes sensores escondidos podem transformar uma pequena avaria numa despesa inesperada

13:20 27 Maio, 2026 15:03 27 Maio, 2026 | João Luís

Os carros têm cada vez mais sensores, câmaras e radares. Uma reparação simples pode exigir calibração e acabar por sair cara

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução de carro? Estes são os veículos que pode conduzir sem tirar nova carta

22:30 26 Maio, 2026 10:02 27 Maio, 2026 | João Luís

Saiba que veículos pode conduzir sem tirar nova carta de condução e que limites deve confirmar antes de pegar no volante

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 10:24 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção pensionistas: este apoio pode reforçar o rendimento mensal e ainda dar acesso a medicamentos gratuitos

07:00 27 Maio, 2026 20:53 26 Maio, 2026 | João Luís

Há pensionistas com baixos rendimentos que podem receber um complemento mensal e ter acesso gratuito a medicamentos comparticipados

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma

15:00 27 Maio, 2026 14:35 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia da ilha da Fuseta, no Algarve, foi palco de um resgate marítimo, numa altura em que o areal ainda não se encontra vigiado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo traz chuva intensa e vento forte a esta região a partir deste dia

06:00 27 Maio, 2026 16:38 26 Maio, 2026 | João Luís

Depressão vai trazer chuva, vento forte e mar alteroso a uma região portuguesa: agravamento chega neste dia e há zonas mais expostas

Algarve, Economia

Mais de 50 marcas confirmadas no Boat Show de Vilamoura

14:50 27 Maio, 2026 14:41 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Vilamoura recebe mais de 100 mil visitantes no International Boat Show, um dos maiores eventos náuticos realizados no sul da Europa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Algarve, Cultura

Música coral e litúrgica checa vai ecoar na Igreja da Misericórdia em Tavira

07:43 27 Maio, 2026 07:43 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto convida público a descobrir tradição vocal da Morávia através de repertório coral checo na Igreja da Misericórdia de Tavira

Peugeot 308.
Auto, Nacional

Esta marca de carros está a recolher veículos deste modelo por questões de segurança: saiba se o seu está abrangido

14:27 27 Maio, 2026 14:16 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Campanha de recolha está em curso para veículos de um modelo específico da Peugeot produzidos entre 2015 e 2019

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Economia, Opinião

Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro

08:56 27 Maio, 2026 08:56 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A celebração do Dia Mundial da Energia recorda que a energia não é apenas um recurso técnico ou de acesso garantido, mas um pilar estratégico da sociedade"

Mecânico a arranjar um carro.
Auto

Tem carro? Estes sensores escondidos podem transformar uma pequena avaria numa despesa inesperada

13:20 27 Maio, 2026 15:03 27 Maio, 2026 | João Luís

Os carros têm cada vez mais sensores, câmaras e radares. Uma reparação simples pode exigir calibração e acabar por sair cara

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução de carro? Estes são os veículos que pode conduzir sem tirar nova carta

22:30 26 Maio, 2026 10:02 27 Maio, 2026 | João Luís

Saiba que veículos pode conduzir sem tirar nova carta de condução e que limites deve confirmar antes de pegar no volante

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 10:24 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Últimas Notícias

  • Mulheres de Pechão inspiram nova edição de projeto comunitário
    Mulheres de Pechão inspiram nova edição de projeto comunitário
  • Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma
    Praia desta ilha algarvia ainda não tem nadadores-salvadores e dois banhistas em apuros só conseguiram ser retirados do mar desta forma
  • Mais de 50 marcas confirmadas no Boat Show de Vilamoura
    Mais de 50 marcas confirmadas no Boat Show de Vilamoura
  • Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)
    Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)
  • Esta marca de carros está a recolher veículos deste modelo por questões de segurança: saiba se o seu está abrangido
    Esta marca de carros está a recolher veículos deste modelo por questões de segurança: saiba se o seu está abrangido
  • República 14 em Olhão recebe concerto especial de Rão Kyao
    República 14 em Olhão recebe concerto especial de Rão Kyao

Opinião

  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
  • A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
    A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
  • Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
    Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
  • Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo e esforço para abastecer é dos maiores entre as economias mais desenvolvidas
    Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo e esforço para abastecer é dos maiores entre as economias mais desenvolvidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
  • Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
    Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal