Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Vida & Lazer

Vem aí a Festa das Chouriças com sabores da serra algarvia que regressam a Querença [fotos]

“Passe um Domingo em Querença e assista a uma das festas mais emblemáticas da região. Esperamos por si!” é o convite da organização.

11:51 12 Janeiro, 2023 12:50 29 Novembro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

São Luís é homenageado nos dias 21 e 22 de janeiro em Querença, em mais uma edição da Festa das Chouriças que volta a realizar-se passados dois anos de interrupção.

As celebrações arrancam no sábado, com uma Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença, pelas 21h00. Os fadistas Isa Brito, Adriana Marques e André Catarino serão acompanhados à guitarra por Valentim Filipe e na viola Nuno Martins num evento que terá um custo de entrada de 7,5 euros. Os fundos angariados revertem a favor da Paróquia.

No domingo, dia 22, a partir das 11h00 e ao longo do dia, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com a eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Aquino, à qual se seguirá a procissão solene com a imagem de S Luís, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Pelas 16h00, terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça.

O programa integra também, pelas 17h00, as comemorações do 70º aniversário da Voz de Loulé. E às 17h30, atua o Grupo de Janeiras do Projetos Asas de Alte.

A partir das 19h00, o Salão de Festas da Casa do Povo de Querença enche-se de música para um baile animado pelo artista Rúben Filipe.

Durante o evento haverá animação de rua com o Grupo Al-Fanfarre e a Palhaça Pirolita. Das 10h00 às 18h00, decorre um Mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da serra algarvia.

“Passe um Domingo em Querença e assista a uma das festas mais emblemáticas da região. Esperamos por si!” é o convite da organização. Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido.

A Festa das Chouriças de Querença surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa de género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.

Foto CM MIRA

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto Mundo Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve, Cultura

Ruas de Paderne voltam a ser palco de uma grande Noite Branca

08:22 29 Julho, 2026 08:22 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia, artesanato e animação voltam a ocupar as ruas de Paderne durante mais uma edição da Aldeia Encantada — Noite Branca

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve, Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto, Mundo, Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 15:02 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Últimas Notícias

  • “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
    “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
  • Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
    Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
  • Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
    Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
  • Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
    Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
  • Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade
    Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento