Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Vida & Lazer

Veja os mapas iterativos com as 393 praias com Bandeira Azul para o verão de 2022

Em 2022 há mais 21 Bandeiras Azuis a içar do que no ano anterior. O número de praias galardoadas continua a subir, assim como o de concelhos que se candidatam. Este ano, Cascais reentrou na corrida, depois de alguns anos em conflito com os critérios impostos.

17:32 28 Abril, 2022 12:50 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Se não houver nenhum percalço até ao dia de içar o símbolo de qualidade balnear, atribuído pela associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), 393 praias vão poder ostentar o símbolo de qualidade balnear, das quais 50 em rios e albufeiras no interior do país.

São mais 21 que no ano passado, metade das quais reentradas no concelho de Cascais, depois de cinco anos ausente por “divergências” quanto aos critérios definidos pela ABAE. Para celebrar o feito, o anúncio da Bandeira Azul 2022 foi feito, esta quinta-feira, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais.

As 393 praias galardoadas este ano estão distribuídas por 102 municípios, cinco dos quais novos ou reentrados (Vila Verde, Tábua, Marinha Grande, Cascais e Alandroal). Desde que o galardão começou a ser atribuído em Portugal, em 1983, as zonas balneares premiadas mais do que quintuplicaram.

No continente, o Algarve continua a liderar em quantidade com a atribuição de 86 bandeiras azuis, todas costeiras. Perdeu uma, a de Dona Ana, em Lagos. Segue-se a região Norte, com 82. Em terceiro lugar, está a região do Tejo e Oeste, com 77. Seguem-se o Centro com 50 praias, os Açores com 42, o Alentejo com 40 e a Madeira com 16.

PRAIAS COM BANDEIRA AZUL

AREIAS VÃO INTEGRAR CRITÉRIOS

Entre os critérios para a atribuição da Bandeira Azul estão a qualidade da água balnear (cinco anos seguidos sem análises más), a presença de nadadores-salvadores, a qualidade dos acessos e as obrigações de os concessionários dos apoios de praias apostarem em projetos de eficiência energética e de responsabilidade social, como por exemplo a redução de consumo de plástico descartável.

Em 2021 avançou-se com um projeto de sistematização de análise às areias e a qualidade destas “vai passar a integrar os critério da Bandeira Azul a partir de 2024”, diz Catarina Gonçalves, coordenadora do programa Bandeira Azul. Até lá é preciso legislar e definir que entidades ou laboratórios podem fazer as análises, uma vez que os laboratório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto Ricardo Jorge dificilmente têm capacidade de analisar as areias de perto de quatro centenas de praias.

O objetivo é analisar as concentrações de fungos e de bactérias — como a E-coli e os Enterococus, (oriundos de coliformes fecais) — presentes nos areais.

SAÍDAS E NOVIDADES

Este ano há sete praias novas: Ponte do Bico em Braga; Faial em Vila Verde, Aquário no Porto, Ronqueira em Tábua, Praia Velha na Marinha Grande, Azenhas Del Rey no Alandroal e Alqueva em Portel. E foram excluídas outras seis galardoadas em 2021: Castelo do Queijo, no Porto; Dona Ana em Lagos; e Furnas de St..António, Piscinas do Cais, Sargentos e Ribeira dos Pelames nos Açores.

Há ainda 18 marinas (mais três nas ilhas do que em 2021 – Núcleo Recreio Náutico de Velas, Núcleo de Recreio Náutico Lajes do Pico e o Porto de Recreio de Machico) e 20 embarcações ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional. A grande subida este ano foi registada nas embarcações são mais nove embarcações, de cinco novos operadores.

A subida do número de embarcações e a reentrada de Cascais (com 11 praias) são duas das realidades sublinhadas por Catarina Gonçalves, coordenadora do Programa Nacional Bandeira Azul.

O mote neste 35º ano é “Ajudar o mar a contar outra história”, tendo em conta que no final de junho de 2022 Portugal é o anfitrião da Conferência dos Oceanos da ONU. A ABAE quer apelar à “consciência coletiva dos portugueses”. Mas o tema “recuperação de ecossistemas” continua a ser central em 2022, ano que integra a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, a pensar nas maiores ameaças ambientais: alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição ambiental.

A Cerimónia Oficial de hastear da Primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer a 9 de Junho, na praia da Figueirinha, em Setúbal. Já a primeira a erguer em praia fluvial realiza-se a 14 de Junho, na Praia Fluvial de Adaúfe, em Braga.

LISTA DAS PRAIAS COM BANDEIRA AZUL EM 2022


NORTE

Conta com 73 Praias costeiras e nove fluviais galardoadas em 15 Concelhos. Em 2022 entraram três novas (Ponte do Bico, Aquário, Prado Faial), reentrou Ínsua e saiu Castelo do Queijo, no Porto

CENTRO

Tem 31 praias costeiras e 19 fluviais a içar a bandeira azul em 23 concelhos. Conta com duas novas (Ronqueira e Praia Velha); e duas reentradas (São Pedro de Moel e Sandomil)

TEJO

Sobe para 63 praias costeiras e 14 fluviais, com as reentradas de 11 praias de cascais (Guincho, Crismina, Rainha, Conceição, Moitas, Tamariz, Poça, S. Pedro do Estoril, Avencas, Parede, Carcavelos) e duas de rio (Pampilhosa da Serra e Fernandaires)

ALENTEJO

Conta com 32 praias costeiras e oito fluviais, em 12 concelhos. As novidades são as Azenhas D’El Rei no Alandroal e a praia do Alqueva em Portel

ALGARVE

Perdeu a praia de Dona Ana, em Lagos, baixando de 87 para 86 praias costeiras, em 13 concelhos

AÇORES E MADEIRA

As ilhas somam 52 Praias costeiras em 26 concelhos, das quais 42 no arquipélago dos Açores e 16 no da Madeira. Reentraram a Zona Balnear de Santa Cruz e saíram as Furnas de St. António, Piscinas do Cais, Sargentos, e Ribeira dos Pelames nos Açores

AÇORES

MADEIRA

Época balnear abre em algumas praias no domingo
Algarve é a região com mais praias galardoadas com Bandeira Azul em 2022
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Qualidade da areia vai passar a integrar critérios para classificação de praia como Bandeira Azul

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Corte de luz em casa.
Economia Nacional

Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas

12:50 10 Julho, 2026 11:59 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Contratos de eletricidade vão mudar no final de agosto: saiba o que muda nos preços, nas reclamações e na tarifa social

Algarve Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia Nacional Saúde

Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?

18:20 10 Julho, 2026 17:46 10 Julho, 2026 | João Luís

Um trabalhador pode ser despedido depois de regressar de baixa médica, mas a doença não pode ser usada como motivo para o despedimento

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve Desporto Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura

Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira

11:40 10 Julho, 2026 11:47 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre entre 18 e 25 de julho, com celebrações religiosas, exposição, caminhada, fado e concerto na Praça da República

Economia Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves

10:30 10 Julho, 2026 15:16 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Restaurante Sueste.
Algarve Gastronomia

Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”

18:05 10 Julho, 2026 18:05 10 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Sueste, em Ferragudo, regressa com uma carta renovada e agora até há um menu para poder comer "Fora de Horas"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Corte de luz em casa.
Economia, Nacional

Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas

12:50 10 Julho, 2026 11:59 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Contratos de eletricidade vão mudar no final de agosto: saiba o que muda nos preços, nas reclamações e na tarifa social

Algarve, Nacional

Vila Real de Santo António inaugura primeiro Espaço Cidadão da freguesia

07:20 10 Julho, 2026 07:32 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo equipamento pretende melhorar a resposta às necessidades da população e facilitar o acesso a serviços essenciais

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia, Nacional, Saúde

Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?

18:20 10 Julho, 2026 17:46 10 Julho, 2026 | João Luís

Um trabalhador pode ser despedido depois de regressar de baixa médica, mas a doença não pode ser usada como motivo para o despedimento

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve, Desporto, Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura

Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira

11:40 10 Julho, 2026 11:47 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre entre 18 e 25 de julho, com celebrações religiosas, exposição, caminhada, fado e concerto na Praça da República

Economia, Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves

10:30 10 Julho, 2026 15:16 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Restaurante Sueste.
Algarve, Gastronomia

Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”

18:05 10 Julho, 2026 18:05 10 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Sueste, em Ferragudo, regressa com uma carta renovada e agora até há um menu para poder comer "Fora de Horas"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Jorge Jesus promete mudar a Seleção: “Se não jogar o dobro, fica tudo igual”
    Jorge Jesus promete mudar a Seleção: “Se não jogar o dobro, fica tudo igual”
  • Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?
    Regressar de baixa e ser despedido: afinal, é permitido?
  • Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”
    Chega-se de barco e sai-se de barriga cheia: no Sueste em Ferragudo come-se peixe e marisco dentro e “Fora de Horas”
  • Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo
    Britânicos ‘fascinados’ com o “lado selvagem do Algarve” neste trilho que é considerado um dos melhores do mundo
  • Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal
    Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal

Opinião

  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal