Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal nestes dias e estas vão ser as zonas afetadas até esta data

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água em Portugal esta semana

18:00 15 Dezembro, 2025 16:17 15 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A partir da noite desta segunda-feira, e ao longo dos próximos dias, vários operadores e autarquias têm avisos ativos de interrupções (ou condicionamentos) no abastecimento de água em Portugal, com impacto previsto em zonas do Alto Minho, Beiras, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve, incluindo janelas de madrugada e cortes em ruas específicas até domingo, 21 de dezembro. 

Cumpre referir que a informação é descentralizada e pode ser atualizada a qualquer momento por motivos técnicos (obras, roturas, reposição de pressão). Por isso, o cenário abaixo reflete os avisos públicos encontrados até agora, com datas e locais identificados pelos próprios operadores/municípios. 

No “mapa” desta semana, os cortes mais sensíveis tendem a ser os de madrugada (pela surpresa) no Alto Minho e os que se repetem ao longo do dia com interrupções pontuais no interior Centro, além de cortes programados em Alcochete e avisos no Algarve para o fim de semana. 

Norte: madrugada com cortes de água em Viana do Castelo e Ponte de Lima

Em Viana do Castelo, está indicada possibilidade de interrupção por intervenção na rede na madrugada de terça-feira, 16 de dezembro, entre as 00h00 e as 02h30, afetando grande parte das freguesias de Santa Maria Maior e Meadela. 

No concelho de Ponte de Lima, há avisos de perturbação com possibilidade de interrupção na madrugada de quarta-feira, 17 de dezembro, entre as 00h00 e as 01h30, com impacto indicado em grande parte das freguesias de Ponte de Lima, Arca, Feitosa e Ribeira. 

Ainda em Ponte de Lima, surge novo aviso para a madrugada de quinta-feira, 18 de dezembro, também entre as 00h00 e as 01h30 (mesmas freguesias), e um corte adicional na noite de 18 para 19 de dezembro, entre as 23h00 e as 00h30, abrangendo Arcozelo, Sá e Santa Comba. 

Centro: interrupções pontuais em São Romão (Seia) até sexta-feira

No concelho de Seia, a APdSE admite interrupções pontuais de curta duração entre hoje, segunda-feira, e sexta-feira, na janela 08h30–17h00, no âmbito da empreitada de requalificação em São Romão. 

As zonas apontadas no aviso incluem, na vila de São Romão, a Rua do Loureiro, Rua Sol Nascente e Rua Padre Luis Alvares, podendo o impacto variar consoante o avanço das ligações às novas condutas. 

Sendo interrupções “a conta-gotas” (e não um corte contínuo), a recomendação prática costuma ser simples: garantir alguma reserva para consumo e higiene antes das 08h30 e evitar tarefas dependentes de abastecimento contínuo durante o período laboral. 

Área de Lisboa: Alcochete com cortes de água programados na quarta-feira

Em Alcochete, por trabalhos na rede pública, está anunciado corte de água na quarta-feira, com duas janelas: 09h00–12h00 no Largo Barão Samora Correia e 15h00–18h00 na Rua de “O Século” e Praceta de “O Século”. 

Sendo cortes com hora marcada, o impacto maior tende a sentir-se em casas sem armazenamento (esquentadores/termoacumuladores, eletrodomésticos e pequenos comércios), pelo que compensa encher recipientes e acautelar necessidades básicas antes do início de cada janela. 

Algarve: Silves com corte no sábado e Carvoeiro no domingo

No concelho de Silves, está a circular um aviso de interrupção no sábado, entre as 09h00 e as 16h00, referindo as localidades/arruamentos Palmeirinha, Lobito, Venda Nova, Rua Longa e Rua da Ladeira (Poço Deão, freguesia de Silves). 

Em paralelo, há também um alerta para constrangimentos no abastecimento em zonas como Messines de Cima, Messines de Baixo, Portela e áreas limítrofes de Loulé, na sequência de uma avaria na estação elevatória da Portela, com recomendação de consumos mínimos para evitar um corte mais abrangente. 

Já no Carvoeiro (Lagoa), é referido um corte no abastecimento na Rua Aldeia das Chaminés no domingo, a partir das 09h00, com reposição prevista por volta das 13h00.

Leia também: Estas termas públicas ficam aqui ao lado e têm água quente com vista para a serra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar

12:35 24 Julho, 2026 12:26 24 Julho, 2026 | João Luís

Muitos idosos não conseguem suportar os custos de uma estrutura residencial apenas com os seus rendimentos e dependem da ajuda da família

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar

12:35 24 Julho, 2026 12:26 24 Julho, 2026 | João Luís

Muitos idosos não conseguem suportar os custos de uma estrutura residencial apenas com os seus rendimentos e dependem da ajuda da família

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura

D.A.M.A, Táxi e tributos a Bon Jovi e Pearl Jam animam Noites no Mirante em Monchique

12:30 23 Julho, 2026 16:22 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Noites no Mirante regressam à Serra de Monchique com um programa dedicado à música, ao convívio e à identidade local

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Últimas Notícias

  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
  • Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições
    Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições
  • Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária
    Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento