Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 20 a 26 de abril

06:00 19 Abril, 2026 13:27 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A semana de 20 a 26 de abril vai trazer vários cortes e condicionamentos no abastecimento de água em diferentes pontos de Portugal, com avisos já publicados por autarquias e entidades gestoras para localidades do continente e da Região Autónoma dos Açores.

Entre os concelhos com mais ocorrências previstas está Almodôvar, onde há interrupções programadas ao longo de vários dias consecutivos. Mas a lista inclui também zonas de Seia, Sintra, Vila Franca do Campo, Vila Velha de Ródão, Caminha e Coimbra.

Os avisos conhecidos até agora mostram que a maior parte das intervenções está ligada a trabalhos de higienização, limpeza e desinfeção de reservatórios, além de operações de manutenção na rede de abastecimento.

Segunda-feira arranca com várias interrupções

No dia 20 de abril, em Seia, estão previstos condicionamentos ou interrupções no abastecimento devido à higienização da ETA Senhora do Desterro, entre as 09h00 e as 12h00, e do Reservatório de Lapa dos Dinheiros, entre as 13h00 e as 16h00.

Nesse mesmo dia, em Almodôvar, há cortes programados em São Barnabé entre as 08h00 e as 12h00, em Soeiras e Cercas entre as 10h00 e as 13h00 e em Brunheira entre as 14h00 e as 16h00.

O arranque da semana mostra desde logo um cenário de perturbações espalhadas por várias zonas do país, com impacto tanto em meios urbanos como em localidades de menor dimensão.

Terça-feira concentra o maior número de avisos

O dia 21 de abril é, para já, o que reúne mais interrupções já divulgadas. Em Sintra, de acordo com o aviso, na freguesia de Almargem do Bispo, a suspensão temporária do abastecimento deverá acontecer entre as 00h10 e as 06h00, afetando Camarões, Casal do Brejo na zona alta, Covas de Ferro, D. Maria e Quinta da Perdigueira.

Na ilha de São Miguel, em Vila Franca do Campo, está prevista uma interrupção do fornecimento de água na freguesia de Ponta Garça entre as 09h00 e as 12h00, abrangendo as ruas da Boavista, Canada dos Frades, Ribeira do Garcia, Senhora das Mercês e Grotas Fundas.

Em Vila Velha de Ródão, haverá corte entre as 08h30 e as 12h00 nas povoações de Serrasqueira e Atalaia, enquanto em Caminha está programada uma interrupção na Avenida Manuel Xavier entre as 13h00 e as 16h00. Também em Coimbra foi anunciada uma interrupção na noite de 21 para 22 de abril, entre as 22h00 e as 03h00, em parte da Alameda Doutor Armando Gonsalves e da Rua André de Gouveia, em Santo António dos Olivais.

Almodôvar terá cortes durante vários dias seguidos

Além das ocorrências noutros concelhos, Almodôvar destaca-se por concentrar um plano alargado de interrupções em várias localidades ao longo de toda a semana útil. No dia 21, estão previstos cortes em Azinhal entre as 08h00 e as 12h00, em Cumeada entre as 09h00 e as 12h00, em Cerro do Negro entre as 14h00 e as 16h00 e em Felizes entre as 15h00 e as 18h00.

No dia 22 de abril, os cortes prosseguem em Charrua entre as 08h00 e as 10h00, em Monte das Mestras entre as 09h00 e as 11h00, em Corvatos entre as 10h00 e as 13h00, em Monte Clérigo e Loiçana entre as 11h00 e as 13h00, em Fontes Ferrenhas entre as 14h00 e as 16h00 e em Corte Figueira entre as 15h00 e as 18h00.

Já no dia 23, estão programadas interrupções em Monte da Romba entre as 10h00 e as 13h00, em Monte João Dias e Monte Xerêz entre as 11h00 e as 13h00, em Monte da Vinha entre as 14h00 e as 16h00, em Gorazes entre as 15h00 e as 17h00 e na Zona Industrial de Almodôvar entre as 16h00 e as 18h00.

Há avisos também para quarta, quinta e sexta-feira

Em Coimbra, o aviso iniciado na noite de terça-feira prolonga-se até às 03h00 de quarta-feira, 22 de abril, mantendo o impacto nas mesmas artérias de Santo António dos Olivais.

No dia 23 de abril, em Vila Velha de Ródão, está prevista nova interrupção entre as 08h30 e as 12h00, desta vez na povoação de Perais, igualmente para limpeza e desinfeção do reservatório.

Já a 24 de abril, Almodôvar volta a surgir na lista com cortes em Monte das Figueiras entre as 08h00 e as 10h00, em Porteirinhos entre as 11h00 e as 13h00 e na Quinta do Monte Rei, em Almodôvar, entre as 14h00 e as 18h00.

Fim de semana ainda sem avisos confirmados

Para os dias 25 e 26 de abril, pelo menos até ao momento, não surgem avisos oficiais claros já publicados para novas interrupções programadas. Ainda assim, esse cenário pode mudar nos próximos dias.

Isto acontece porque muitos avisos de corte de água são divulgados apenas com um ou dois dias de antecedência, sobretudo quando se trata de intervenções de manutenção, higienização ou reparações localizadas.

Por isso, quem vive nas regiões já afetadas ou em concelhos vizinhos deverá acompanhar os canais oficiais dos municípios e das entidades gestoras, uma vez que a lista de cortes poderá crescer à medida que a semana se aproxima.

Leia também: Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Empregada de limpeza
Economia Europa Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Empregada de limpeza
Economia, Europa, Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Últimas Notícias

  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
    Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
  • Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
    Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
  • Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim
    Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento