Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a tirar carne do frigorífico.
Mulher a tirar carne do frigorífico. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Vai ficar sem luz este domingo? Faça já isto para não estragar a comida do frigorífico

Vários municípios vão ficar sem eletricidade no domingo e há uma coisa que deve fazer antes para não estragar a comida que tem no frigorífico

09:50 8 Novembro, 2025 12:10 7 Novembro, 2025
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O fornecimento de eletricidade vai ser interrompido este domingo, dia 9 de novembro, em várias zonas do país, afetando milhares de consumidores domésticos e empresariais. A interrupção, que acontecerá entre as 5 h e as 11 h, foi anunciada pela E-Redes e deve atingir municípios como Lisboa, Oeiras, Sintra, Tomar, Faro, Lagos e Olhão. De acordo com a empresa, a suspensão temporária do serviço deve-se a trabalhos programados na rede de distribuição.

A pensar nas consequências que a falta de energia pode trazer, sobretudo para a conservação de alimentos, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) elaborou, em conjunto com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), um guia de boas práticas que indica como agir durante e após uma falha elétrica. As recomendações destinam-se a estabelecimentos de restauração, mas são igualmente úteis para as famílias.

Pequenos gestos que ajudam a evitar o desperdício

Antes de qualquer interrupção prevista, é possível minimizar perdas com alguns cuidados simples. O Expresso cita este guia que explica que manter uma reserva de gelo ou acumuladores térmicos no congelador ajuda a prolongar a refrigeração em caso de falha elétrica. Também é útil organizar os alimentos por tipo, separando os perecíveis dos restantes, para facilitar a triagem caso seja necessário deitar algo fora.

Segundo a mesma fonte, estas práticas são especialmente relevantes em restaurantes e hotéis, mas também podem ser aplicadas em casa. A prevenção, recorda a ASAE, é a forma mais eficaz de garantir a segurança alimentar e reduzir o desperdício durante uma falha temporária de energia.

O que fazer enquanto o frigorífico está desligado

Segundo a mesma fonte, a regra fundamental é manter o frigorífico fechado durante o período sem eletricidade. O equipamento consegue preservar o frio por cerca de quatro horas se não for aberto. Cada abertura acelera a perda de temperatura e aumenta o risco de deterioração dos alimentos perecíveis, como carne, peixe, laticínios e refeições prontas.

A ASAE e a AHRESP aconselham ainda que, antes da interrupção, se agrupem os produtos mais sensíveis nas zonas mais frias do frigorífico. Segundo a mesma fonte, ter termómetros nos equipamentos pode ajudar a confirmar se a temperatura se mantém segura após o restabelecimento da energia.

Congelador: quanto tempo aguenta e o que se pode aproveitar

Quando se trata do congelador, o tempo de resistência é maior. Conforme a ASAE, um congelador cheio e com boa vedação mantém a temperatura até 48 horas, mas se estiver apenas a meio, o tempo reduz-se para cerca de 24 horas.

Os alimentos que descongelem total ou parcialmente não devem ser recongelados. Devem ser consumidos logo que possível, desde que não apresentem alterações de cor ou cheiro. Já os produtos que se mantenham abaixo dos -15 graus ou apenas parcialmente congelados podem continuar seguros para consumo.

Como descartar o que já não está bom

Quando há dúvidas sobre a segurança dos alimentos, as autoridades recomendam o descarte imediato. Segundo o Expresso, os produtos que apresentem sinais de deterioração devem ser isolados dos restantes e identificados como impróprios para consumo. A medida, reforça a ASAE, é essencial para evitar riscos de contaminação, sobretudo nos estabelecimentos de restauração.

A mesma fonte salienta ainda que a regra “na dúvida, descartar” deve ser aplicada tanto por profissionais como por consumidores domésticos. O objetivo é garantir que apenas alimentos seguros são mantidos após o corte de energia.

Com os trabalhos da E-Redes programados para este domingo, as autoridades lembram que uma preparação simples pode fazer a diferença entre preservar ou perder o que está no frigorífico. Planeamento, vigilância da temperatura e respeito pelas orientações de segurança são as chaves para ultrapassar o apagão sem prejuízos alimentares.

Leia também: Chuva ‘a potes’ e trovoadas fortes: jato polar aproxima-se de Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto

08:00 22 Outubro, 2026 12:18 21 Outubro, 2026

Contratos com revisão marcada para novembro deverão refletir a subida das Euribor. O impacto varia conforme o empréstimo

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve Cultura

Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico

18:28 22 Outubro, 2026 18:28 22 Outubro, 2026

Renato Proença dos Santos apresenta um novo romance histórico no Museu do Traje, a 31 de outubro, numa obra que cruza amor, guerra e mistério

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve Cultura Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Idoso com demência.
Nacional Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Algarve Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto

08:00 22 Outubro, 2026 12:18 21 Outubro, 2026

Contratos com revisão marcada para novembro deverão refletir a subida das Euribor. O impacto varia conforme o empréstimo

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve, Cultura

Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico

18:28 22 Outubro, 2026 18:28 22 Outubro, 2026

Renato Proença dos Santos apresenta um novo romance histórico no Museu do Traje, a 31 de outubro, numa obra que cruza amor, guerra e mistério

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve, Cultura, Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Idoso com demência.
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Algarve, Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal