Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosa a ser vacinada. Crédito: Freepik
Nacional

Vacinação contra a gripe ultrapassa 87% nos idosos com 85 anos ou mais

Portugal registou uma taxa de vacinação contra a gripe de 87,1% nos maiores de 85 anos, ficando cada vez mais próximo da meta recomendada pela OMS.

10:26 21 Janeiro, 2026 10:30 21 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 87% da população com 85 ou mais anos já foi vacinada contra a gripe, de acordo com a estimativa de monitorização da campanha, colocando Portugal próximo da meta definida pela Organização Mundial da Saúde para as pessoas com 65 anos ou mais.

Segundo os dados da terceira vaga do Vacinómetro, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar que acompanha, desde 2009, a cobertura vacinal contra a gripe em tempo real, 87,1% das pessoas com 85 ou mais anos já receberam a vacina, sendo que 47,8% o fizeram por recomendação médica.

Vacina de dose elevada reforça proteção e reduz complicações

Em declarações à Lusa, Jorge Ferreira, presidente da SPP, fala de resultados “muito animadores” e de um “resultado robusto” da vacinação, lembrando que a vacina recomendada para esta faixa etária é a de dose elevada, cerca de quatro vezes superior à vacina normal relativamente à carga de antigénios que vai proporcionar e que está associada a uma “muito maior eficácia na prevenção de complicações”.

“Proporciona uma resposta imunitária maior, protege melhor em relação às complicações mais receadas da gripe, reduz as hospitalizações por gripe, de uma forma muito clara, e é adequada para pessoas que têm uma resposta imune mais fraca”, explicou o especialista, que considera que os resultados do vacinómetro espelham “o sucesso da disponibilização gratuita da vacina para esta população”.

Apesar de se saber que, este ano, a variante do vírus da gripe integrada na vacina é diferente daquela que circula, Jorge Ferreira garante: “Todas as pessoas que se vacinaram com a vacina adotada a nível global (…) têm uma resposta muito melhorada face às pessoas não vacinadas”.

Os dados mostram que Portugal está cada vez mais próximo da meta de 75% definida pela Organização Mundial da saúde (OMS) para a vacinação das pessoas com 65 anos ou mais, fixando-se esta estimativa agora em 72,6%.

“Estamos muito perto da tal meta proposta de 75% que a Organização Mundial de Saúde ambiciona, mas estamos claramente muito acima até dos números comuns no resto da Europa”, disse o responsável.

Admitindo que a ambição é ir mais longe, Jorge Ferreira mostrou-se convicto de que o país está “num excelente caminho”, tendo em conta “toda a fadiga que tem havido e que tem sido muito comentada relativamente ao processo de vacinação, muita contra-informação que tem circulado e desinformação.

Lembrou que a amostra avaliada nesta terceira vaga do vacinómetro mostra uma subida na vacinação: “No ano passado tínhamos, nesta altura, 47,4% da população inquirida vacinada e, neste momento, temos 60%”.

“E, por exemplo, em grupos concretos como os profissionais de saúde, no ano passado tínhamos 49,7% e agora temos já 62,9%”, sublinhou.

Os resultados mostram ainda que 71% dos portadores de doença crónica também estão vacinados. Destes, 75,6% das pessoas com doença respiratória já receberam a vacina da gripe, o mesmo acontecendo com 75% dos diabéticos e 73,7% da população com doença cardiovascular.

Segundo a terceira vaga do vacinómetro, 62,9% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes também já receberam a vacina da gripe, o mesmo acontecendo com 57,5% das grávidas, sendo que 82,8% o fez por recomendação do médico.

Crianças pequenas apresentam menor adesão à vacinação

Contrariamente à adesão nos adultos, o grupo de crianças entre os seis e os 24 meses é, até ao momento, o que menos se vacinou, com um total de apenas 38,6%.

“As crianças dependem, naturalmente, da vontade dos pais de os vacinar e, por isso, é importante também reforçarmos que as crianças são, de facto, um grupo de risco para a gripe”, considera o presidente da SPP.

Quanto às intenções de vacinação, os dados mostram que 22,9% das pessoas não vacinadas com 85 ou mais anos de idade tencionam ainda vacinar-se, o mesmo acontecendo com 22,1% dos profissionais de saúde e com 13,9% dos doentes crónicos não vacinados.

Quanto à coadministração da vacina da gripe/covid, a taxa junto dos grupos com recomendação subiu ligeiramente, passando de 57% para 64%.

Leia também: Fiscalização da PSP leva a 30 detenções de imigrantes

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cartão de Cidadão.
Economia Nacional

Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

17:40 28 Abril, 2026 14:40 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Há regras sobre perda, entrega, retenção e até reprodução do Cartão de Cidadão que muitos portugueses desconhecem

Algarve Cultura Vídeo

Banda Soma Please grava novo videoclip na Sociedade Vencedora Portimonense

17:39 28 Abril, 2026 17:44 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Portimão recebe gravações de banda luso-britânica Soma Please para novo videoclip com participação local

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve, Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cartão de Cidadão.
Economia, Nacional

Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

17:40 28 Abril, 2026 14:40 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Há regras sobre perda, entrega, retenção e até reprodução do Cartão de Cidadão que muitos portugueses desconhecem

Algarve, Cultura, Vídeo

Banda Soma Please grava novo videoclip na Sociedade Vencedora Portimonense

17:39 28 Abril, 2026 17:44 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço centenário de Portimão recebe gravações de banda luso-britânica Soma Please para novo videoclip com participação local

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
    Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
  • Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
    Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
  • Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
    Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
  • Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
    Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
  • “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
    “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
  • Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€
    Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal