Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Unidade móvel de radiologia já está a funcionar

A unidade móvel de radiologia que entrou em funcionamento no Algarve vai permitir uma poupança financeira significativa e uma melhoria da gestão do tempo dos profissionais, indicou o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) da região. “A realização dos exames de radiologia digitais no local e o envio imediato das imagens para os […]

11:12 28 Outubro, 2015 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Unidade Móvel de Radiologia do Algarve vai permitir uma poupança significativa de recursos financeiros e profissionais (foto da Lusa)

A unidade móvel de radiologia que entrou em funcionamento no Algarve vai permitir uma poupança financeira significativa e uma melhoria da gestão do tempo dos profissionais, indicou o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) da região.

“A realização dos exames de radiologia digitais no local e o envio imediato das imagens para os centros de saúde confere maior segurança e melhor gestão de tempo dos profissionais”, disse ontem o presidente da ARS do Algarve, João Moura dos Reis, durante a apresentação da unidade móvel no estabelecimento prisional de Silves.

Equipada com um sistema informático, a unidade móvel de radiologia permite a transmissão dos dados clínicos directamente através da rede 4G (tecnologia de quarta geração, que possibilita um maior número de utilizadores em simultâneo sem perda de eficiência) para os serviços hospitalares e centros de saúde.

Equipamento custou 500 mil euros

De acordo com João Moura dos Reis, o sistema digital bem como todo o equipamento informático custou cerca de 500 mil euros, “investimento que irá gerar uma poupança significativa dos recursos financeiros e profissionais”.

Além de flexibilizar o acesso aos dados clínicos, ao trabalhar em rede, o sistema possibilita aos profissionais de saúde a realização de “um número ilimitado de imagens de rastreio na unidade móvel de radiologia”, destacou o responsável pela ARS do Algarve.

Na opinião de João Moura dos Reis, “contorna-se o procedimento anterior que implicava transferir fisicamente as imagens clínicas entre a unidade móvel e o centro de saúde, sem poder efectuar um diagnóstico imediato”.

“Com este novo programa informático, o processo torna-se mais eficaz, imediato e racional em caso de detecção de patologias, tornando também a notificação médica e o tratamento do utente mais céleres”, enfatizou.

Por seu turno, o director do estabelecimento prisional de Silves, Ricardo Torrão, destacou a importância do novo equipamento móvel, “porque implica a utilização de menos recursos humanos e menos deslocações, bem como uma resposta rápida na triagem de patologias como a tuberculose, para evitar a sua propagação”.

“É efectivamente uma grande poupança em termos de recursos humanos e de despesas com as deslocações aos centros de saúde, sublinhou Ricardo Torrão acrescentando que “em média são efetuados entre 60 a 70 exames e rastreios mensais naquele estabelecimento prisional”.

O presidente da ARS do Algarve disse ainda que o projecto-piloto ou seja, a Unidade Móvel de Radiologia da ARS do Algarve poderá no futuro ser utilizada no Alentejo, ao abrigo de um protocolo que está a ser preparado com a administração regional de saúde daquela região.

(Agência Lusa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Praça de táxis.
Economia Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve Cultura

Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia

08:17 15 Junho, 2026 08:28 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filme premiado com a Espiga de Ouro no Festival de Valladolid chega a Tavira em antestreia portuguesa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve, Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Praça de táxis.
Economia, Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve, Cultura

Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia

08:17 15 Junho, 2026 08:28 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filme premiado com a Espiga de Ouro no Festival de Valladolid chega a Tavira em antestreia portuguesa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
    APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
  • Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
    Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
  • Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
    Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
  • Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
    Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
  • Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
    Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
  • Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde
    Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal