Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Cultura, Nacional

“Uma Outra Forma”: o espetáculo que mostra às crianças que a cegueira também dança

Crianças aprendem a escrever braille com os pés e a perceber que a cegueira não impede de dançar, sonhar ou viver

18:46 5 Maio, 2025 18:49 5 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Será que as pessoas cegas choram, sonham ou não vêm mesmo nada? Perguntas de crianças que inspiraram Joana Gomes a criar um espetáculo para mostrar que “a cegueira não é complicada” e que independentemente da deficiência há vida.

“Uma Outra Forma” é um espetáculo destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos, que combina dança e teatro, e no qual duas amigas dão a conhecer a história de Louis Braille, o criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas ou de baixa visão, para, a partir daí, mostrar que é possível fazer tudo mas de “uma outra forma”.

“Eu já andava há muito tempo com muita vontade de fazer alguma coisa com crianças”, contou à Lusa Joana Gomes, intérprete e cocriadora do espetáculo, bailarina cega da CiM – Companhia de Dança.

“Acredito muito que é nesta geração dos mais pequeninos que pode haver uma sociedade um bocadinho melhor, mais informada, mais esclarecida”, defendeu.

Recordou que tudo começou em 2017, quando fez um projeto em escolas públicas, em contexto de sala de aula, com crianças dos 6 aos 16 anos, que, pela primeira vez tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre o que é a cegueira.

“Colocavam questões [como] por exemplo: ‘tu choras?’, ‘tu sonhas?’, ‘tu não vês mesmo nada?’, e grande parte delas é a base da construção deste espetáculo. Todas as perguntas que a Inês faz são perguntas que surgiram em contexto de sala de aula com crianças”, explicou.

Num momento do espetáculo, as duas amigas estão deitadas, cada uma num colchão, a ler. Uma lê num ‘tablet’, outra em papel, passando os dedos pelos vários conjuntos de pontos que constituem a linguagem braille.

É nessa altura que Inês pergunta a Joana: “Mas tu não vês mesmo nada?” ao que Joana responde: “Se estiveres a falar de ver cores, sombras, luzes, não, isso não consigo ver nada. Se estiveres a falar da história deste livro, sim, isso eu consigo ver tudo porque está em braille”.

Depois, Joana explica como Louis Braille criou o sistema de leitura a partir do código morse, com seis pontos e 66 combinações diferentes, com apenas 15 anos.

As duas amigas mostram como é possível escrever braille com o corpo e num tapete com seis circunferências posicionam mãos e pés consoante a posição dos pontos de cada letra e vão também escrevendo palavras que, no dia do espetáculo, serão as crianças entre o público a sugerir.

Joana diz que sonha, mas que os seus sonhos são estranhos porque não consegue ver as pessoas, mas consegue senti-las e Inês fica surpreendida com as capacidades da amiga: “Então tu vês tudo, mesmo tudo!”.

“Eu faço tudo como tu, mas de outra forma”, respondeu Joana.

À Lusa, Joana Gomes referiu que o seu maior objetivo era conseguir falar “de uma forma leve sobre a deficiência visual”, que ao mesmo tempo esclarecesse o que é a deficiência, o que é o braille e que ajudasse a “descomplicar as cabeças” dos mais pequenos.

“Para quem não tem deficiência visual, também ajuda muito a perceber que tipo de perguntas é que podemos fazer, ou como é que podemos ajudar ou não, ou até simplesmente como é que o braile funciona, porque nunca ninguém nos explicou”, acrescentou Maria Inês Costa, intérprete e cocriadora.

Joana acredita que depois de verem este espetáculo, as crianças vão perceber que “a cegueira não é complicada e que há uma vida para além da cegueira”.

“Se calhar para muitas daquelas crianças, ver uma pessoa cega a dançar é uma coisa que nunca lhes tinha passado pela cabeça. Ou seja, [a mensagem] é que independentemente da deficiência, há uma série de potencialidades à volta e há vida”, apontou.

No final do espetáculo é feito um workshop com as crianças que estiverem a assistir, no qual podem perguntar tudo o que quiserem, tendo havido quem tivesse querido saber se as pessoas cegas cozinham, como é que escolhem a fruta ou outras coisas que “podem fazer muita confusão, mas que na realidade são simples”.

“Tenho a certeza que esclarecidas essas perguntas, no dia que eles se cruzarem com alguém com deficiência visual, de certeza que a abordagem é diferente”, disse Joana, que admitiu que em alguns momentos da sua vida se sentiu “um bocadinho quase como quando se compra um eletrodoméstico novo e não se olha para o manual de instruções”.

Defendeu, por isso, que se as crianças forem esclarecidas nas suas dúvidas, “vai ser muito mais simples viver em sociedade”, já que “crianças esclarecidas serão adultos informados”.

O espetáculo vai estar entre os dias 05 e 10 de maio no Espaço dos Coruchéus – Um teatro em cada bairro, sendo que entre 05 e 09 de maio as sessões são exclusivas para escolas, enquanto no dia 10 é destinada ao público em geral e tem audiodescrição.

Joana considera-se uma privilegiada “enquanto pessoa com deficiência” por trabalhar para uma companhia e poder apresentar as suas criações e defendeu que os projetos artísticos feitos por pessoas com deficiência precisam ser vistos pela sua qualidade, independentemente da deficiência de quem o cria.

Disse ainda que gostava que existissem mais escolas onde as pessoas com deficiência pudessem ter formação artística de forma livre, apontando que esse é um défice em Portugal.

Leia também: Prepare a carteira: esta é a nova norma da Ryanair para a bagagem de mão e os passageiros não vão sair beneficiados

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Algarve Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Algarve, Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Últimas Notícias

  • Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
    Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
  • Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
    Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
  • João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
    João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
  • Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
    Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
  • Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
    Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal