Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Três helicópteros Kamov operacionais no arranque da época de fogos

Três helicópteros Kamov, dos seis que integram a frota do Estado, estarão operacionais na fase Bravo do dispositivo de combate a incêndios florestais (DECIF) de 2016, que começa no domingo, disse o secretário de Estado da Administração Interna. Em declarações à agência Lusa, em Fátima, distrito de Santarém, Jorge Gomes afirmou que o DECIF […]

12:05 13 Maio, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O DECIF de 2016 vai contar com os três helicópteros pesados Kamov, num total de 47 meios aéreos

Três helicópteros Kamov, dos seis que integram a frota do Estado, estarão operacionais na fase Bravo do dispositivo de combate a incêndios florestais (DECIF) de 2016, que começa no domingo, disse o secretário de Estado da Administração Interna.

Em declarações à agência Lusa, em Fátima, distrito de Santarém, Jorge Gomes afirmou que o DECIF 2016 está “preparado para que o país encare mais um Verão com toda a normalidade e com toda a naturalidade”.

“Vamos ter cerca de 6000 operacionais e 1500 viaturas no terreno, vamos ter os meios aéreos, vamos ter os três Kamov, está resolvida essa questão, é uma não questão”, frisou o governante.

O secretário de Estado apelou ainda aos cidadãos para que se comportem “de forma responsável” com o intuito de minimizar o risco de incêndio florestal.

“Apelo sempre aos cidadãos para que, com os seus comportamentos, façam com que não haja fogos. Se todos tivermos um comportamento responsável, se formos nós o primeiro agente de Protecção Civil, o ano vai correr bem”, declarou Jorge Gomes.

Já o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), José Manuel Moura, disse que “está tudo preparado” para o início da fase Bravo — que se estende de 15 de Maio e 30 de Junho — “sem nenhum constrangimento”.

“As condições meteorológicas têm sido favoráveis [a que não existam fogos florestais] mas, por outro lado, prejudicam outras áreas, nomeadamente as cheias que ainda poderão existir no Tejo, Douro e Mondego. Mas o planeamento foi todo efectuado e dia 15 [de Maio] estamos a postos para a fase Bravo”, afirmou.

Já sobre a operacionalidade dos três helicópteros Kamov, José Manuel Moura disse “concordar plenamente” com o secretário de Estado: “É uma não questão”, enfatizou.

A 26 de Abril, intervindo na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o secretário de Estado da Administração Interna disse está a ser estudada a possibilidade de “abate e venda” do helicóptero Kamov de combate a incêndios florestais, acidentado desde 2012.

Na altura, afirmou ainda que os dois helicópteros restantes — ambos inoperacionais, um desde 2015 e outro desde 2013 — estão a ser reparados com o objectivo de virem a integrar o DECIF de 2017.

Sublinhou, no entanto, que, se “o processo de reparação for rápido”, ainda podem integrar o DECIF deste ano.

Ainda segundo Jorge Gomes, o DECIF de 2016 vai contar com os três helicópteros pesados Kamov, num total de 47 meios aéreos.

(Agência Lusa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sardinha no pão.
Economia Gastronomia Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende droga e detém 65 pessoas no Algarve

10:53 8 Junho, 2026 10:54 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Balanço semanal da GNR no distrito de Faro aponta 65 detenções, 661 infrações rodoviárias e 162 acidentes, com uma vítima mortal

Algarve

Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana

07:44 8 Junho, 2026 08:06 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima de Vila Real de Santo António coordenou as buscas pelo homem desaparecido nas margens do rio Guadiana

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Praia dos Três Castelos.
Algarve Economia

Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”

12:38 8 Junho, 2026 12:42 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Alguns trabalhos de reposição de areia no Algarve avançaram antes do verão, mas há intervenções que só serão retomadas após a época balnear

Ciência Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Cultura Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Sardinha no pão.
Economia, Gastronomia, Nacional

Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano

11:57 8 Junho, 2026 11:57 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A sardinha volta a ser a protagonista dos Santos Populares, mas os preços nos arraiais e restaurantes variam consoante o dia e a procura

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende droga e detém 65 pessoas no Algarve

10:53 8 Junho, 2026 10:54 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Balanço semanal da GNR no distrito de Faro aponta 65 detenções, 661 infrações rodoviárias e 162 acidentes, com uma vítima mortal

Algarve

Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana

07:44 8 Junho, 2026 08:06 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima de Vila Real de Santo António coordenou as buscas pelo homem desaparecido nas margens do rio Guadiana

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Praia dos Três Castelos.
Algarve, Economia

Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”

12:38 8 Junho, 2026 12:42 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Alguns trabalhos de reposição de areia no Algarve avançaram antes do verão, mas há intervenções que só serão retomadas após a época balnear

Ciência, Opinião

Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro

12:15 8 Junho, 2026 12:13 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Junho traz alinhamentos planetários, Lua Nova, observação da Via Láctea e o solstício que marca o início do verão

Cultura, Europe Direct Algarve

Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia

12:48 8 Junho, 2026 12:50 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Al-Bauhaus Dream Academy assinala 40 anos de Portugal Europeu com debates sobre sustentabilidade, inclusão e futuro das cidades

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

João Neves e Gonçalo Ramos. Crésito: DR
Algarve, Desporto

Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG

20:30 7 Junho, 2026 16:27 6 Junho, 2026 | João Luís

João Neves, de Tavira, e Gonçalo Ramos, de Olhão, voltaram a conquistar a Liga dos Campeões pelo PSG e levam o Algarve até ao Mundial

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Últimas Notícias

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”
    Obras nestas praias do Algarve só serão concluídas após a época balnear: “Temos tido problemas técnicos”
  • Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes
    Autarquia ‘trava’ e os comerciantes entram em ‘pânico’: Albufeira muda regras e os empresários dizem não ter sido consultados antes
  • Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano
    Sardinha no pão está em destaque nos Santos Populares: saiba quanto custa este ano
  • Fibra ótica chega a mais de 730 casas em Odeleite
    Fibra ótica chega a mais de 730 casas em Odeleite
  • Olhão chama comunidade a desenhar o futuro da cultura
    Olhão chama comunidade a desenhar o futuro da cultura

Opinião

  • Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
    Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal