Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Foto DR
Ouvir
Cultura, Nacional

Três filmes portugueses celebram Abril com histórias de luta e democracia

Na véspera do 25 de Abril, estreiam três filmes portugueses que celebram os valores da liberdade, da cidadania e da democracia

08:23 24 Abril, 2025 08:25 24 Abril, 2025 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Na véspera de se celebrar mais um aniversário da revolução que pôs fim à ditadura do Estado Novo, estreiam-se esta quinta-feira três filmes portugueses que abordam os princípios da democracia, da liberdade e da cidadania.

“A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro, é sobre uma comunidade que decide unir-se para expulsar uma empresa estrangeira que quer construir uma mina de exploração de lítio na sua aldeia.

Numa encenação de um faroeste, a população mobiliza-se com tratores, enxadas, carros de bois, cantigas de protesto contra um inimigo invisível e distante: a empresa estrangeira e o governo que autorizou o projeto de exploração.

Este “western social” é uma encenação de uma luta real de associações locais, ambientalistas e habitantes de Covas do Barroso e de Boticas (Vila Real), contra um projeto da empresa britânica Savannah Resources, de exploração de lítio a céu aberto, numa área transmontana que está classificada como Património Agrícola Mundial.

Em 2024, quando o filme foi exibido no Festival de Cinema de Cannes (França), Paulo Carneiro contou à agência Lusa que começou por fazer “uma espécie de documentário”, mas acabou por envolver os habitantes de Covas do Barroso na escrita de uma ficção para que eles concretizassem aquilo que não conseguiram ainda na realidade, impedir o projeto mineiro.

“Quando se entra na luta não se sai da luta. E nós, com o cinema, usamos o cinema como arma dessa luta. A verdade é que nunca ninguém desistiu e o filme existe. (…) É um bocado difícil de acreditar que o cinema pode mudar alguma coisa, mas pelo menos que dê visibilidade e que faça com que se fale sobre o que se está a passar, que dê voz ao que acontece neste momento no terreno”, afirmou Paulo Carneiro.

Outro dos filmes que se estreia esta quarta-feira é “Camarada Cunhal”, de Sérgio Graciano, sobre Álvaro Cunhal, quando passam duas décadas da morte do líder histórico do PCP.

O filme centra-se, sobretudo, na fuga de Álvaro Cunhal e de outros militantes comunistas, em janeiro de 1960, da Fortaleza de Peniche, que tinha sido transformada em prisão política pelo regime de Salazar.

Com o ator Romeu Vala a interpretar o papel de Álvaro Cunhal, o filme denuncia ainda a repressão da ditadura, as depauperadas condições da prisão e os estratagemas de comunicação entre os presos e com o exterior, que permitiram a operação de fuga, com o auxílio de um guarda da GNR.

Na composição do retrato de Álvaro Cunhal, o filme recorda ainda a tortura de que foi vítima, a capacidade de mobilização política dentro da prisão e os escritos deixados em vários cadernos.

Além de Romeu Vala, “Camarada Cunhal” conta com as interpretações de António Mortágua, Tiago Teotónio-Pereira, Luís Lobão, Filipa Nascimento, Frederico Barata, Gonçalo Neto Arroja, Tobias Monteiro, Guilherme Moura e Helena Caldeira, entre outros.

O filme “O Palácio de Cidadãos”, de Rui Pires, propõe que os portugueses olhem para si mesmos e para o estado da democracia através de quem trabalha dentro da Assembleia da República.

“O Palácio de Cidadãos” é um documentário sobre um ano de atividade parlamentar, entre 2018 e 2019, quando Eduardo Ferro Rodrigues era presidente da Assembleia da República e com um executivo liderado na altura por António Costa, suportado por uma maioria parlamentar apelidada de “geringonça”.

O filme é uma observação de proximidade do funcionamento da Assembleia da República, de quem lá trabalha, sejam deputados, assessores, jornalistas, auxiliares de limpeza e administrativos.

Rui Pires explicou à Lusa que filmou mais de 400 horas de trabalhos parlamentares, reuniões, audições, debates — na altura decorria a discussão das leis de bases da Saúde e da Habitação -, cerimónias oficiais, visitas de cidadãos anónimos, condensando “de uma forma muito subtil todas as perceções que as pessoas têm” do que é a Assembleia da República.

“Percebi que, se calhar, há esta confusão entre exatamente quem gere o país, que é o governo, mas onde se constrói o país é no Parlamento”, afirmou Rui Pires, dizendo que o filme “é um retrato da sociedade portuguesa visto através de um ponto de vista particular, dentro da Assembleia”.

Leia também: Trabalhou 25 anos na farmácia da ex-mulher e aos 78 continua a trabalhar porque não tem reforma. Descubra o motivo

×
Publicidade
Desporto, Nacional

Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro

00:13 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos

Algarve, Desporto

Farense despromovido pelo Santa Clara

00:21 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Farense fechou a prova na 17.ª e penúltima posição, com 27 pontos, mais três do que o Boavista, último, também despromovido

Desporto

Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara

00:02 18 Maio, 2025 00:05 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num encontro decisivo para a luta pela permanência, os "leões do sul" acabaram por sucumbir ao domínio dos açoriano

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 16:33 17 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Lifestyle, Tech

O seu lixo eletrónico vale ouro? Saiba como o aparelho que já não usa pode ser (muito) valioso

10:10 17 Maio, 2025 22:40 16 Maio, 2025 | POSTAL

Telemóveis, tablets, computadores e outros dispositivos são exemplos de lixo eletrónico. Esta nova técnica permite mesmo extrair ouro destes aparelhos

Algarve, Política, Saúde

André Ventura recebeu tratamento hospitalar sem medidas especiais de segurança

13:57 17 Maio, 2025 13:52 17 Maio, 2025 | POSTAL

“Não houve necessidade de orientações específicas relacionadas com a sua condição de eleito político”, realça a administração hospitalar

Algarve

Prisão preventiva para agente imobiliária detida no Algarve

11:04 17 Maio, 2025 10:59 17 Maio, 2025 | POSTAL

No âmbito da operação “Chave na Mão", além da agente imobiliária, foram detidas pela PJ no âmbito do mesmo caso quatro solicitadoras

Economia, Nacional

Sabe mesmo a que subsídios tem direito? Segurança Social lança ferramenta que o ajuda a descobrir

11:33 17 Maio, 2025 10:51 17 Maio, 2025 | POSTAL

Não precisa de ligar nem pedir marcação: há um novo simulador que mostra, em minutos, os apoios sociais que pode receber

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísiaca “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 10:45 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Cultura, Lifestyle, Mundo

Este destino turístico ‘aqui perto’ já foi português e é famoso pelo clima que chega a 40 ºC e custo de vida (muito) barato

18:10 16 Maio, 2025 02:37 17 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra agora esta cidade a pouco mais de 1 h de Portugal que se tornou um destino turístico famoso pelo seu clima próximo dos 40 ºC e pelo custo de vida barato

Algarve, Europa, Lifestyle

Nem Porto, nem Lisboa: conheça a cidade algarvia que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

17:14 14 Maio, 2025 17:44 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba mais sobre esta cidade algarvia que tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Desporto, Nacional

Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro

00:13 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos

Algarve, Desporto

Farense despromovido pelo Santa Clara

00:21 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Farense fechou a prova na 17.ª e penúltima posição, com 27 pontos, mais três do que o Boavista, último, também despromovido

Desporto

Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara

00:02 18 Maio, 2025 00:05 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num encontro decisivo para a luta pela permanência, os "leões do sul" acabaram por sucumbir ao domínio dos açoriano

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 16:33 17 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Lifestyle, Tech

O seu lixo eletrónico vale ouro? Saiba como o aparelho que já não usa pode ser (muito) valioso

10:10 17 Maio, 2025 22:40 16 Maio, 2025 | POSTAL

Telemóveis, tablets, computadores e outros dispositivos são exemplos de lixo eletrónico. Esta nova técnica permite mesmo extrair ouro destes aparelhos

Algarve, Política, Saúde

André Ventura recebeu tratamento hospitalar sem medidas especiais de segurança

13:57 17 Maio, 2025 13:52 17 Maio, 2025 | POSTAL

“Não houve necessidade de orientações específicas relacionadas com a sua condição de eleito político”, realça a administração hospitalar

Algarve

Prisão preventiva para agente imobiliária detida no Algarve

11:04 17 Maio, 2025 10:59 17 Maio, 2025 | POSTAL

No âmbito da operação “Chave na Mão", além da agente imobiliária, foram detidas pela PJ no âmbito do mesmo caso quatro solicitadoras

Economia, Nacional

Sabe mesmo a que subsídios tem direito? Segurança Social lança ferramenta que o ajuda a descobrir

11:33 17 Maio, 2025 10:51 17 Maio, 2025 | POSTAL

Não precisa de ligar nem pedir marcação: há um novo simulador que mostra, em minutos, os apoios sociais que pode receber

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísiaca “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 10:45 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Cultura, Lifestyle, Mundo

Este destino turístico ‘aqui perto’ já foi português e é famoso pelo clima que chega a 40 ºC e custo de vida (muito) barato

18:10 16 Maio, 2025 02:37 17 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra agora esta cidade a pouco mais de 1 h de Portugal que se tornou um destino turístico famoso pelo seu clima próximo dos 40 ºC e pelo custo de vida barato

Algarve, Europa, Lifestyle

Nem Porto, nem Lisboa: conheça a cidade algarvia que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

17:14 14 Maio, 2025 17:44 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba mais sobre esta cidade algarvia que tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Últimas

  • Farense despromovido pelo Santa Clara
    Farense despromovido pelo Santa Clara
  • Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro
    Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro
  • Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara
    Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara
  • Para breve em Portugal? Semana de 4 dias já é realidade neste país europeu
    Para breve em Portugal? Semana de 4 dias já é realidade neste país europeu
  • Já imaginou viver no fundo do oceano? Primeiro “habitat” deverá estar pronto já no fim deste ano
    Já imaginou viver no fundo do oceano? Primeiro “habitat” deverá estar pronto já no fim deste ano
  • Cansado de lugares aleatórios? Estas dicas simples ajudam-no a ficar no lugar que quer gratuitamente
    Cansado de lugares aleatórios? Estas dicas simples ajudam-no a ficar no lugar que quer gratuitamente
  • Adeus tabaco: países europeus já começaram a usar a “cor mais feia do mundo” para combater o tabagismo
    Adeus tabaco: países europeus já começaram a usar a “cor mais feia do mundo” para combater o tabagismo

Opinião

  • O nosso futuro | Por Armando Mota
    O nosso futuro | Por Armando Mota
  • Grato, gratidão, gratificante | Por Mendes Bota
    Grato, gratidão, gratificante | Por Mendes Bota
  • Haja esperança! | Por Luís Ganhão
    Haja esperança! | Por Luís Ganhão
  • Culturas populares, touros e a economia pet | Por Jorge Queiroz
    Culturas populares, touros e a economia pet | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
    José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
  • 40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
    40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
  • Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
    Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal