Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Nacional

Tesouro nacional das árvores de fruto está guardado em Tavira

É em Tavira, no Centro de Experimentação Agrícola, que milhares de fruteiras tradicionais, assim se chamam tecnicamente os exemplares de árvores de fruto, ajudam a preservar a riqueza da história e do passado da região algarvia, formando a maior colecção de fruteiras do país. “Preservar o passado salvaguardando o futuro” são as palavras que […]

14:54 21 Outubro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As variedades existentes foram recolhidas em toda a região

É em Tavira, no Centro de Experimentação Agrícola, que milhares de fruteiras tradicionais, assim se chamam tecnicamente os exemplares de árvores de fruto, ajudam a preservar a riqueza da história e do passado da região algarvia, formando a maior colecção de fruteiras do país. “Preservar o passado salvaguardando o futuro” são as palavras que João Costa, engenheiro da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), utiliza para definir este projecto que teve início em 2011. Actualmente, em Tavira, existe “a única colecção de citrinos do país, a única colecção de romãzeiras e a única colecção de nespereiras”. A estas juntam-se ainda “as maiores colecções do país de vinhas de mesa, alfarrobeiras e figueiras”, revela António Marreiros, engenheiro da DRAP Algarve.

Nos dados mais recentes que a DRAP Algarve disponibilizou ao POSTAL, relativos a 2016, constam 44 acessos (denominação dada ao material genético que é recolhido mas que ainda não apresenta garantias de ser verdadeiramente uma variedade e só depois de analisado pode ou não verificar-se ser uma variedade específica de uma espécie de árvore de fruto) de alfarrobeira, 122 de amendoeira, 97 de figueira, 29 de nespereira, 32 de macieira/pêro de Monchique, 78 de romãzeira e uma colecção de citrinos com 150 acessos, esta última instalada no Centro de Experimentação Hortofrutícola do Patacão (CEHFP).

Citrinos, a jóia da coroa da região

Os citrinos são os “meninos dos olhos de ouro” para o sector agrícola da região, com 294 mil e 878 toneladas de produção, distribuídas por 14 mil e 878 hectares, afirmando- se como a única produção de citrinos do país a cargo de uma Direcção Regional. Desta produção, 252 mil e 797 correspondem à laranja.

Ao POSTAL, o engenheiro Florentino Valente revelou que a DRAP Algarve chegou a ter quase 20 mil hectares de citrinos plantados mas que “a crise fez com que se desse um decréscimo nesta produção e só há cerca de três anos a situação começou a melhorar e os pequenos agricultores voltaram a plantar”.

O trabalho desenvolvido pela DRAP Algarve na área da preservação dos recursos genéticos já dura há vários anos e está longe de terminar. A prospecção, recolha e conservação de variedades tradicionais de fruteiras algarvias em perigo de extinção fez parte do primeiro projecto que começou em Janeiro de 2011 e terminou no final de Março de 2015.

21 variedades estão já a ser caracterizadas para o segundo projecto da DRAP Algarve
Fernando Severino diz que o grande foco da DRAP Algarve é conseguir a aprovação de um novo projecto

O director regional da DRAP Algarve, Fernando Severino, revelou ao POSTAL que “actualmente, o grande foco da DRAP Algarve é conseguir a aprovação de um novo projecto que se encontra agora em fase de apreciação”.

Concluída a primeira fase do projecto, a DRAP Algarve está agora em condições de efectuar a caracterização das variedades, de acordo com descritores/protocolos específicos para cada espécie e, caso o programa seja aprovado, é depois apresentada a candidatura “Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Vegetais”, no âmbito do PDR 2020.

Para este segundo projecto, estão já em fase de caracterização cerca de sete variedades de amendoeira, quatro de figueira e dez de alfarrobeira, e “há algumas que já identificámos com potencial para serem variedades específicas”, revela Florentino Valente.

João Costa explica que as variedades “costumavam receber o nome da localidade ou do agricultor que as descobriu” e por isso a fase de caracterização é muito importante porque há muitas variedades “com nomes iguais que são diferentes e muitas com nomes diferentes que afinal são a mesma coisa”.

Não existe no país nenhuma colecção desta dimensão
DRAP Algarve está a tentar identificar o verdadeiro pêro de Monchique

Por todo o mundo têm sido recolhidos recursos genéticos vegetais e cada vez mais é reconhecida a sua importância na sobrevivência da humanidade e no equilíbrio ambiental. Ao POSTAL Fernando Severino garante que “no país existem outras colecções do género mas não há nada com esta dimensão”.

Devido à perda de interesse na multiplicação de determinadas espécies, algumas variedades tradicionais começaram a desaparecer, perdas que António Marreiros considera “irrecuperáveis, são perdas que, à escala global, poderão vir a pôr em perigo a perenidade do homem na Terra, já que a biodiversidade é a melhor garantia de um futuro equilibrado”. O especialista mostra-se confiante no futuro e refere-se a José Vieira, engenheiro da DRAP Norte, que acredita que “a crescente preocupação dos consumidores europeus com a preservação do ambiente e com a qualidade dos produtos agrícolas pode vir a ser uma janela de oportunidades para a reintrodução de antigas variedades na produção hortícola”.

Florentino Valente dá o exemplo do pêro de Monchique “que antigamente se via muito e em grandes quantidades nas feiras tradicionais da região e foi desaparecendo. Hoje em dia já não se sabe muito bem o que é o pêro de Monchique e por isso nós estamos a tentar descobrir o que é realmente essa variedade junto dos agricultores mais antigos, que a conhecem melhor e a identificam pelo cheiro intenso e outras características específicas. Depois, por via molecular, vamos analisando as pistas até descobrir o verdadeiro pêro de Monchique”.

DRAP Algarve quer preservar a maior diversidade possível de variedades
Existe um grande número de variedades no Algarve

O objectivo da DRAP Algarve é precisamente preservar a maior diversidade possível de variedades na região, que foram sendo seleccionadas ao longo dos tempos por muitas gerações de agricultores. “Depois de caracterizadas vamos então seleccionar as variedades que têm mais potencial e interesse regional, que se consigam impôr pela sua qualidade e diferenciação, para que depois sejam divulgadas junto dos viveiristas autorizados e possam ser produzidas em maior quantidade, contribuindo para a economia regional”, refere Florentino Valente.

O principal interesse da DRAP Algarve é “recolher e acumular de tudo um pouco, até porque há certas variedades que hoje podem ser menos importantes mas que amanhã podem ser as mais valiosas”, refere Fernando Severino. “Este projecto é muito importante para as próximas gerações e até mesmo para as actuais, para que todos possam disfrutar da grande quantidade de variedades existente no Algarve”, acrescenta.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Chuva na estrada.
Tempo

Mau tempo vem para ficar: chuva acima da média chega já nesta data a estas regiões e o anticiclone dos Açores vai intensificar-se ‘à séria’

06:00 2 Maio, 2026 22:34 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Entre chuva persistente, trovoadas e calor fora do normal, maio arranca com um cenário que pode surpreender

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas, chuva e granizo: mau tempo não dá descanso e só uma região ‘escapa’

11:12 2 Maio, 2026 11:12 2 Maio, 2026 | João Luís

Trovoadas, chuva e granizo voltam a afetar várias regiões. Saiba onde o impacto será maior e qual a zona que poderá escapar ao mau tempo

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Mulher a fazer check-in. Crédito: Freepik AI
Europa Nacional Vida & Lazer

Viaja na Ryanair? Malas que tenham isto são proibidas nesta bagagem do avião

16:00 2 Maio, 2026 18:50 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o centro de ajuda da Ryanair, malas com estes dispositivos não podem viajar nesta bagagem a não ser que os mesmos sejam retirados

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Punta Umbria. Crédito: Foto DR
Algarve Europa Vida & Lazer

Este destino turístico paradisíaco a menos de 1 h do Algarve é famoso pelas praias de água cristalina e temperaturas altas

15:00 1 Maio, 2026 16:36 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com as praias de areia dourada e água cristalina, este destino turístico fica a menos de 1 h do Algarve e atrai cada vez mais turistas de todo o mundo

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional

Pode dar multa acima de 3.000€: se este animal fizer ninhos na sua casa, não os destrua

21:00 2 Maio, 2026 20:54 2 Maio, 2026 | Luís Santos

Muitos desconhecem, mas destruir os ninhos deste animal pode dar origem a multas pesadas, segundo a lei portuguesa

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Juiz no tribunal. Freepik
Economia Europa

Reformado de 73 anos suicida-se após burla que o deixou apenas com 68€ na conta: Tribunal vai ter a ‘última palavra’

17:30 2 Maio, 2026 16:54 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O reformado espanhol de 73 anos suicidou-se depois de uma alegada burla bancária que o deixou praticamente sem dinheiro

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Mulher idosa com óculos e um telemóvel.
Economia Nacional

Novas regras da ADSE vão beneficiar milhares de portugueses: quando comprar isto pode pedir reembolso até 180€

11:50 2 Maio, 2026 12:02 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Regras da ADSE mudaram no início deste ano e há um detalhe nos reembolsos que pode fazer diferença nas despesas de saúde

Fast Food. Crédito: Magnific
Saúde

Nem manteiga nem enchidos: especialista alerta para o ingrediente mais perigoso para o coração

20:00 2 Maio, 2026 17:22 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Um farmacêutico espanhol alertou para um ingrediente presente em muitos ultraprocessados e fritos, defendendo que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular

Algarve Economia Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Chuva na estrada.
Tempo

Mau tempo vem para ficar: chuva acima da média chega já nesta data a estas regiões e o anticiclone dos Açores vai intensificar-se ‘à séria’

06:00 2 Maio, 2026 22:34 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Entre chuva persistente, trovoadas e calor fora do normal, maio arranca com um cenário que pode surpreender

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas, chuva e granizo: mau tempo não dá descanso e só uma região ‘escapa’

11:12 2 Maio, 2026 11:12 2 Maio, 2026 | João Luís

Trovoadas, chuva e granizo voltam a afetar várias regiões. Saiba onde o impacto será maior e qual a zona que poderá escapar ao mau tempo

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Mulher a fazer check-in. Crédito: Freepik AI
Europa, Nacional, Vida & Lazer

Viaja na Ryanair? Malas que tenham isto são proibidas nesta bagagem do avião

16:00 2 Maio, 2026 18:50 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o centro de ajuda da Ryanair, malas com estes dispositivos não podem viajar nesta bagagem a não ser que os mesmos sejam retirados

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Punta Umbria. Crédito: Foto DR
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Este destino turístico paradisíaco a menos de 1 h do Algarve é famoso pelas praias de água cristalina e temperaturas altas

15:00 1 Maio, 2026 16:36 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com as praias de areia dourada e água cristalina, este destino turístico fica a menos de 1 h do Algarve e atrai cada vez mais turistas de todo o mundo

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Pode dar multa acima de 3.000€: se este animal fizer ninhos na sua casa, não os destrua

21:00 2 Maio, 2026 20:54 2 Maio, 2026 | Luís Santos

Muitos desconhecem, mas destruir os ninhos deste animal pode dar origem a multas pesadas, segundo a lei portuguesa

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Juiz no tribunal. Freepik
Economia, Europa

Reformado de 73 anos suicida-se após burla que o deixou apenas com 68€ na conta: Tribunal vai ter a ‘última palavra’

17:30 2 Maio, 2026 16:54 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O reformado espanhol de 73 anos suicidou-se depois de uma alegada burla bancária que o deixou praticamente sem dinheiro

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Mulher idosa com óculos e um telemóvel.
Economia, Nacional

Novas regras da ADSE vão beneficiar milhares de portugueses: quando comprar isto pode pedir reembolso até 180€

11:50 2 Maio, 2026 12:02 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Regras da ADSE mudaram no início deste ano e há um detalhe nos reembolsos que pode fazer diferença nas despesas de saúde

Fast Food. Crédito: Magnific
Saúde

Nem manteiga nem enchidos: especialista alerta para o ingrediente mais perigoso para o coração

20:00 2 Maio, 2026 17:22 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Um farmacêutico espanhol alertou para um ingrediente presente em muitos ultraprocessados e fritos, defendendo que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular

Algarve, Economia, Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Últimas Notícias

  • Pode dar multa acima de 3.000€: se este animal fizer ninhos na sua casa, não os destrua
    Pode dar multa acima de 3.000€: se este animal fizer ninhos na sua casa, não os destrua
  • Nem manteiga nem enchidos: especialista alerta para o ingrediente mais perigoso para o coração
    Nem manteiga nem enchidos: especialista alerta para o ingrediente mais perigoso para o coração
  • A partir desta idade o Cartão de Cidadão passa a ter o dobro da validade
    A partir desta idade o Cartão de Cidadão passa a ter o dobro da validade
  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
  • Esta praia paradisíaca foi eleita a melhor da Europa pelo cenário natural único e é assim que se chega lá a partir de Portugal
    Esta praia paradisíaca foi eleita a melhor da Europa pelo cenário natural único e é assim que se chega lá a partir de Portugal
  • Vá por outro lado: trânsito vai estar condicionado em 3 distritos até 12 de maio por esta razão
    Vá por outro lado: trânsito vai estar condicionado em 3 distritos até 12 de maio por esta razão

Opinião

  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal