Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Chuva na estrada.
Chuva na estrada. Crédito: Magnific
Tempo

Mau tempo vem para ficar: chuva acima da média chega já nesta data a estas regiões e o anticiclone dos Açores vai intensificar-se ‘à séria’

Entre chuva persistente, trovoadas e calor fora do normal, maio arranca com um cenário que pode surpreender

06:00 2 Maio, 2026 22:34 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mês de maio arranca em Portugal com sinais de instabilidade atmosférica e mudanças relevantes no comportamento do tempo, marcadas pela evolução do anticiclone dos Açores e por previsões de precipitação acima da média em várias regiões.

Nos primeiros dias do mês, a tendência meteorológica aponta para um padrão variável, com períodos de melhoria intercalados com aguaceiros, num cenário típico da primavera portuguesa, ainda longe de uma estabilização prolongada.

Chuva acima do normal marca arranque do mês

Na próxima semana, entre os dias 4 e 11 de maio, prevê-se precipitação acima da média em várias zonas do território continental, bem como na Madeira e em alguns pontos dos Açores. De acordo com o IPMA, as anomalias poderão ser particularmente expressivas no interior da região Centro e no arquipélago da Madeira, com valores adicionais que podem oscilar entre 10 e 30 milímetros.

Segundo a mesma fonte, esta fase inicial do mês será caracterizada por episódios de chuva irregular, com grande variabilidade geográfica, o que significa que locais próximos podem registar condições bastante distintas no mesmo período.

Trovoadas e instabilidade continuam a marcar presença

A instabilidade atmosférica deverá também traduzir-se na ocorrência frequente de trovoadas, um fenómeno habitual nesta altura do ano. Conforme a mesma fonte, estas situações resultam do contraste entre o aquecimento à superfície e a presença de ar mais frio em altitude.

Estes episódios podem ser acompanhados por fenómenos localmente intensos, incluindo aguaceiros fortes, granizo e rajadas de vento, sobretudo durante a primeira quinzena de maio.

Temperaturas sobem, mas litoral escapa ao calor mais intenso

No que diz respeito à temperatura, as previsões indicam uma tendência para valores acima da média em grande parte do território continental. Os desvios poderão situar-se entre 0,5 e 1,5 graus, com maior expressão nas regiões do interior e zonas raianas.

Refere a mesma fonte que, em contraste, as áreas costeiras, incluindo Lisboa, Setúbal e Algarve, bem como os arquipélagos, poderão registar períodos de arrefecimento temporário, influenciados pela proximidade do oceano Atlântico.

Anticiclone dos Açores ganha força nos próximos dias

A evolução do anticiclone dos Açores será um dos fatores determinantes para o estado do tempo nos próximos dias. Citada pelo Correio da Manhã, a meteorologista Alexandra Fonseca antecipa um reforço deste sistema a partir de segunda-feira, 4 de maio, afirmando que “o anticiclone dos Açores se vai intensificar”.

Esa intensificação poderá coexistir com a possibilidade de precipitação dispersa, sendo referido que existe “alguma probabilidade de aguaceiros dispersos, nomeadamente no início da semana”.

Tempo instável mantém-se, mas com melhorias ocasionais

A mesma especialista descreve o cenário como típico da época, sublinhando que “é o tempo normal para a época, instável, alternado com melhorias”. Esta variabilidade obriga a uma atenção redobrada às previsões diárias, sobretudo para quem planeia atividades ao ar livre ou deslocações em diferentes regiões do país.

Após esta fase inicial mais instável, as previsões indicam uma mudança gradual no padrão atmosférico. De acordo com o IPMA, a segunda metade do mês deverá ser dominada por condições mais estáveis, com uma redução significativa da precipitação. Este período será marcado pela predominância de altas pressões, sugerindo um final de maio mais seco e com menor variabilidade meteorológica.

Leia também: Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve, Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Últimas Notícias

  • Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
    Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
  • Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
    Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
  • Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
    Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
  • Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
    Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal