Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosa a passear. Crédito: Freepik
Idosa a passear. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí o calor de verão: termómetros vão ‘disparar’ neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

Depois de vários dias com temperaturas abaixo da média, Portugal Continental deverá sentir calor e uma viragem térmica a partir de 20 de maio

12:00 15 Maio, 2026 13:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal Continental deverá continuar com temperaturas abaixo da média até ao início da próxima semana, mas a previsão aponta para uma mudança marcada a partir de quarta-feira, 20 de maio. Uma dorsal africana deverá favorecer a chegada de uma massa de ar muito quente à Península Ibérica, podendo trazer o primeiro episódio de calor mais significativo desta primavera.

De acordo com o portal especializado em meteorologia, Meteored, o estado do tempo deverá entrar numa fase mais estável, já sem precipitação relevante. Ainda assim, o ambiente continuará fresco para a época, sobretudo no Norte e no interior, devido à persistência de ar relativamente frio.

O padrão atmosférico deverá continuar condicionado, nos próximos dias, por um jato polar ondulado a norte da Península Ibérica. Esta configuração vai favorecer a entrada de massas de ar mais frio em Portugal, mantendo as temperaturas abaixo do normal para meados de maio.

Madrugadas frias antes da viragem

Entre sexta-feira, e domingo, as temperaturas deverão manter-se inferiores à média climatológica em grande parte do território continental. As anomalias térmicas negativas serão mais evidentes no Norte e em algumas zonas do interior Centro.

As madrugadas de sábado e domingo deverão ser particularmente frescas. Em alguns pontos dos distritos de Bragança, Vila Real e Viana do Castelo, os termómetros poderão descer para valores entre 3 ºC e 4 ºC, pouco habituais nesta fase da primavera.

Na Serra da Estrela, não estão excluídos valores negativos durante a madrugada, sobretudo nas zonas de maior altitude. No litoral e no Sul, a descida será menos acentuada, devido à influência moderadora do oceano, mas o ambiente continuará contido para a época.

Este cenário deverá prolongar a sensação de primavera fresca durante mais alguns dias, antes da alteração prevista no início da próxima semana.

Temperaturas começam a subir na segunda-feira

A viragem térmica deverá começar a desenhar-se entre segunda-feira, 18 de maio, e terça-feira, 19 de maio. Nessa altura, as temperaturas deverão subir de forma mais evidente em várias regiões, incluindo o Sul, o Centro e o Norte.

Depois de dias com valores abaixo da média, a anomalia térmica deverá passar a positiva em grande parte de Portugal Continental. Isto significa que as temperaturas deverão ficar acima do normal para esta altura do ano.

A transição mais clara está prevista para quarta-feira, 20 de maio, quando a dorsal africana deverá impulsionar ar muito quente em direção à Península Ibérica. Esta massa de ar poderá ainda avançar para latitudes mais elevadas da Europa.

De acordo com a previsão, o calor não deverá afetar apenas Portugal. A massa de ar quente poderá estender-se progressivamente para outras regiões europeias, chegando mesmo à zona do Mar Báltico.

Ar africano pode trazer valores acima dos 30 ºC

Entre quarta-feira, 20 de maio, e domingo, 24 de maio, a tendência será de subida gradual das temperaturas. O modelo europeu aponta para máximas superiores a 30 ºC em várias áreas do país.

O Algarve e o Alentejo deverão estar entre as regiões mais afetadas pelo calor, mas também o interior Centro e o vale do Douro poderão registar valores elevados. Em algumas zonas, o ambiente poderá tornar-se mais próximo do verão do que da primavera.

Este poderá ser o primeiro episódio de calor mais significativo da estação, sobretudo pela sua extensão regional e pela possibilidade de vários dias consecutivos com temperaturas elevadas.

Ainda assim, a previsão é de médio prazo e pode sofrer ajustes nos próximos dias. Pequenas alterações na posição da dorsal africana podem influenciar a intensidade do aquecimento e a distribuição das temperaturas pelo território.

Tempo seco deverá acompanhar a subida

Além do aumento das temperaturas, a previsão aponta para tempo seco entre 20 e 24 de maio. Para já, não há sinal relevante de precipitação durante este período.

O vento também não deverá ter expressão significativa, o que pode reforçar a sensação de calor nas horas centrais do dia, sobretudo nas zonas interiores e nos vales.

O céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo em grande parte do território, numa configuração típica de estabilidade atmosférica associada ao domínio anticiclónico.

Esta combinação de ar quente, tempo seco e ausência de precipitação deverá marcar uma mudança clara face aos dias frescos e instáveis registados anteriormente.

Primavera pode ganhar sabor a verão

A chegada da massa de ar quente africana poderá transformar a reta final de maio num período de temperaturas tipicamente estivais em várias regiões de Portugal Continental.

Apesar de não se tratar ainda de uma previsão definitiva, os sinais atuais apontam para uma subida expressiva dos termómetros a partir de 20 de maio, com valores acima dos 30 ºC em zonas do Sul, interior Centro e vale do Douro.

Até lá, o país deverá continuar sob influência de ar mais fresco, com madrugadas frias no Norte e em zonas montanhosas. A diferença entre o ambiente dos próximos dias e o cenário previsto para a semana seguinte poderá ser significativa.

A confirmar-se, Portugal passará em poucos dias de temperaturas abaixo da média para um episódio de calor marcado, com tempo seco e sensação de verão em várias regiões.

Leia também: “A mudança de temperaturas será drástica”: ar africano chega já para a semana e há regiões que vão ‘ferver’

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Algarve Animais Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Economia Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve, Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Algarve, Animais, Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Economia, Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Últimas Notícias

  • Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
    Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
  • PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão
    PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão
  • Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão
    Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão
  • Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
    Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

Opinião

  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal