Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘pesada’ e ventos fortes: o mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

Tempo vai mudar e há uma fase da semana em que o cenário pode tornar-se mais intenso do que o esperado: veja quando chega a chuva e o vento

11:10 20 Abril, 2026 18:05 19 Abril, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os próximos dias deverão trazer uma mudança gradual no estado do tempo numa região portuguesa, com sinais de instabilidade a ganhar expressão à medida que a semana avança. O padrão atmosférico começa por apresentar alguma variabilidade, mas a tendência aponta para um agravamento progressivo, com chuva e vento.

De acordo com a Meteored, a evolução de uma circulação atlântica mais ativa irá condicionar o estado do tempo nesta região, com impacto na precipitação, no vento e no estado do mar. Ainda que a fase inicial não seja particularmente severa, o cenário deverá alterar-se de forma mais evidente a meio da semana.

Este tipo de configuração está associado à aproximação de sistemas depressionários no Atlântico Norte, capazes de gerar episódios de maior instabilidade, sobretudo quando interagem com massas de ar mais frias.

Depressão atlântica traz o período mais crítico

A partir de terça-feira, o arquipélago dos Açores deverá entrar na fase mais exigente deste episódio meteorológico, com a passagem de uma depressão que irá intensificar de forma clara vários parâmetros atmosféricos.

O céu deverá manter-se muito nublado, com ocorrência de aguaceiros no grupo Ocidental e períodos de chuva mais persistente nos grupos Central e Oriental. Em simultâneo, o vento deverá soprar de noroeste ou oeste, com intensidade entre moderada e forte, atingindo velocidades entre 40 e 65 km/h e rajadas que poderão aproximar-se dos 90 km/h.

A agitação marítima será outro dos elementos em destaque. Estão previstas ondas entre 6 e 8 metros na generalidade do arquipélago, podendo atingir valores próximos dos 9 a 10 metros nas ilhas das Flores e do Corvo, sobretudo entre a tarde e a noite.

Segunda-feira ainda com cenário de transição

Antes da chegada do pico do episódio, a segunda-feira deverá apresentar um cenário intermédio, marcado por períodos de muita nebulosidade e algumas abertas ao longo do dia.

Os aguaceiros deverão ser em geral fracos e mais prováveis a partir da tarde, sobretudo nos grupos Central e Oriental. O vento soprará de norte moderado a fresco, entre 20 e 40 km/h, com rajadas que poderão atingir os 60 km/h e, pontualmente, valores próximos dos 70 km/h no grupo Ocidental.

As temperaturas deverão manter-se relativamente estáveis, com máximas entre 14 e 15 ºC e mínimas a rondar os 10 ºC. Já o estado do mar começará a refletir a mudança, com ondas entre 3 e 5 metros, podendo atingir 6 metros nas zonas mais expostas.

Quarta-feira prolonga instabilidade e vento forte

Na quarta-feira, a influência da depressão deverá manter-se, prolongando o período de condições adversas. São esperados novos períodos de chuva ou aguaceiros, acompanhados por vento forte, com rajadas que poderão voltar a atingir valores entre 80 e 90 km/h.

A ondulação deverá continuar muito elevada, com valores entre 7 e 9 metros, podendo localmente ultrapassar estes valores, embora com tendência para diminuir gradualmente ao longo do dia, em especial a partir da tarde.

Após o pico, melhoria será gradual mas o mar mantém-se agitado

Com o afastamento do sistema, a partir de quinta-feira, o estado do tempo deverá evoluir para um regime pós-frontal, caracterizado por aguaceiros mais dispersos e abertas mais frequentes.

O vento deverá perder intensidade de forma progressiva, mas o mar continuará agitado, com ondas entre 5 e 7 metros na quinta-feira, diminuindo gradualmente para valores entre 4 e 6 metros.

Na sexta-feira, a melhoria deverá ser mais evidente, com ondulação entre 3 e 5 metros e condições menos adversas no geral, ainda que o ambiente se mantenha fresco e húmido.

De acordo com a Meteored, esta evolução é consistente com a passagem de sistemas frontais ativos nesta altura do ano, sendo esperado um regresso gradual a condições mais estáveis após o pico do episódio.

Leia também: Vem aí chuva em força, granizo e trovoadas: bom tempo vai ser “sol de pouca dura” e estas vão ser as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Bivalves.
Nacional

Há novas regras em vigor para a apanha de bivalves: este documento terá de ser preenchido e entregue em papel

11:05 1 Junho, 2026 11:02 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apanha de bivalves passa a ter novas regras com registos obrigatórios em papel e controlo reforçado da circulação

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Algarve Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Bivalves.
Nacional

Há novas regras em vigor para a apanha de bivalves: este documento terá de ser preenchido e entregue em papel

11:05 1 Junho, 2026 11:02 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apanha de bivalves passa a ter novas regras com registos obrigatórios em papel e controlo reforçado da circulação

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Algarve, Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião, Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Últimas Notícias

  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
    Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
  • Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
    Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
  • Adeus bom senso? Descubra se existe uma distância mínima para colocar a toalha na praia
    Adeus bom senso? Descubra se existe uma distância mínima para colocar a toalha na praia
  • Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos
    Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal