Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força, vento de 70 km/h e neblinas: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

O mau tempo chega com chuva por vezes forte, vento até 70 km/h e neblinas numa região do país. Saiba onde a instabilidade será mais intensa

13:36 18 Maio, 2026 13:36 18 Maio, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O estado do tempo vai ficar dividido esta terça-feira, 19 de maio, com uma parte do país a enfrentar condições bem mais adversas do que o restante território. Enquanto algumas zonas terão apenas chuva fraca, períodos de nebulosidade e uma ligeira subida das temperaturas, outra região deverá concentrar o pior da instabilidade, com chuva por vezes forte, vento intenso, neblinas e agravamento do estado do mar.

De acordo com a previsão do IPMA, a diferença será clara entre o continente e os arquipélagos. Em Portugal continental, a chuva deverá ser sobretudo fraca e mais concentrada no Norte e Centro, mas nos Açores o cenário será mais exigente, com rajadas que podem atingir os 70 km/h e precipitação mais forte em alguns grupos.

Continente com chuva fraca no Norte e Centro

Em Portugal continental, o cenário será menos severo. A previsão do IPMA para o continente, assinada pelas meteorologistas Maria João Frada e Madalena Rodrigues, aponta para céu geralmente muito nublado, mas com menos nebulosidade na região Sul.

Nas regiões Norte e Centro, o céu estará muito nublado, com boas abertas na parte mais interior e diminuição gradual da nebulosidade a partir do meio da tarde. Estão previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao meio da tarde, sobretudo no litoral. A precipitação deverá ser mais frequente no Minho e Douro Litoral, onde poderá ser por vezes moderada.

Sul com menos nuvens e subida da temperatura

A região Sul deverá ter um cenário mais tranquilo. O céu estará pouco nublado, embora possa apresentar períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e no interior até ao final da manhã. Existe possibilidade de chuvisco na faixa costeira ocidental até ao meio da manhã.

O vento soprará fraco a moderado de norte ou noroeste, podendo ser por vezes mais intenso nas serras até ao meio da manhã e no final do dia. Na costa sul do Algarve, deverá rodar para sudoeste durante a tarde. A temperatura máxima deverá subir, sobretudo nesta região.

Grande Lisboa e Grande Porto com chuva fraca

Na Grande Lisboa, o céu deverá estar geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde. Estão previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao meio da tarde.

O vento será em geral fraco de oeste ou noroeste, rodando para norte ou noroeste a partir da tarde, altura em que poderá soprar por vezes moderado, sobretudo junto à faixa costeira. A temperatura máxima deverá subir.

No Grande Porto, o céu estará muito nublado, com abertas no final do dia. A chuva será em geral fraca, mais frequente até ao meio da tarde. Poderá ocorrer neblina ou nevoeiro temporário, estando prevista uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

Madeira com aguaceiros fracos

Já na Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com aguaceiros fracos mais prováveis na vertente norte e nas terras altas da ilha.

O vento soprará fraco a moderado, até 25 km/h, predominando de nordeste. Nas terras altas, deverá ocorrer uma pequena subida de temperatura. O céu terá períodos de muita nebulosidade no Funchal, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos. O vento será fraco, inferior a 15 km/h.

Açores concentram o pior do mau tempo

Nos Açores, a previsão do IPMA é assinada pelos meteorologistas Vieira, Viegas e Roias, e aponta para um agravamento do estado do tempo ao longo desta terça-feira.

O dia deverá começar com períodos de céu muito nublado com abertas no grupo Ocidental, mas a tendência será para o céu ficar encoberto. O IPMA prevê períodos de chuva a partir da manhã, passando a aguaceiros durante a noite.

O vento soprará de sudoeste, moderado, entre 20 e 30 km/h, tornando-se fresco a muito fresco, entre 30 e 50 km/h, com rajadas até 70 km/h. Durante a noite, deverá rodar para oeste.

Chuva forte no grupo Central

O grupo Central deverá ser uma das zonas mais afetadas. Segundo o IPMA, estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto. Haverá também condições favoráveis à formação de neblinas, o que poderá reduzir a visibilidade em alguns locais.

A chuva poderá ser por vezes forte a partir da manhã. O vento soprará de sudoeste, moderado, soprando temporariamente de sul e tornando-se fresco a muito fresco, entre 30 e 50 km/h, com rajadas até 70 km/h.

Agravamento chega ao grupo Oriental durante a tarde

No grupo Oriental, o céu deverá apresentar-se geralmente muito nublado. O IPMA prevê períodos de chuva, que poderão ser por vezes fortes a partir da tarde. Durante a madrugada e a manhã, estarão reunidas condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiro.

O vento começará de sudoeste, bonançoso a moderado, entre 10 e 30 km/h, mas deverá tornar-se fresco a muito fresco, entre 30 e 50 km/h, com rajadas até 70 km/h.

Mar também se agrava

O estado do mar nos Açores deverá acompanhar o agravamento das condições atmosféricas. No grupo Ocidental, o mar passará de pequena vaga a cavado a grosso. As ondas de noroeste, com 2 a 3 metros, deverão passar a oeste e aumentar para 3 a 4 metros.

No grupo Central, o mar também deverá tornar-se cavado a grosso, com ondas de noroeste de 2 a 3 metros, passando a sudoeste. No grupo Oriental, as ondas de norte, entre 1 e 2 metros, deverão aumentar para 2 a 3 metros e passar a noroeste.

As temperaturas previstas variam entre 15 e 21 ºC em Santa Cruz das Flores, 15 e 19 ºC na Horta, 14 e 18 ºC em Angra do Heroísmo e 16 e 19 ºC em Ponta Delgada.

Esta terça-feira será marcada por contrastes. O continente terá chuva fraca no Norte e Centro e tempo mais aberto no Sul, enquanto os Açores deverão concentrar o cenário mais adverso, com chuva por vezes forte, rajadas até 70 km/h, neblinas e agravamento do mar.

Leia também: Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve Cultura

Ângelo Luís Jazz Trio atua em Quarteira para celebrar Dia Mundial da Música

08:00 27 Setembro, 2026 08:11 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Voz, piano e violoncelo juntam-se num concerto promovido pela Junta de Freguesia para assinalar o Dia Mundial da Música

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Elementos do Projeto “SeaWatch”, do INEM. Crédito: AMN
Algarve

Irlandês de 64 anos morre em zona não vigiada da Prainha em Alvor

16:40 26 Setembro, 2026 16:40 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Populares retiraram a vítima da água em Alvor, mas a reanimação não permitiu salvá-la. O corpo foi removido por mar devido ao difícil acesso à praia

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 18:46 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos para outubro

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve, Cultura

Ângelo Luís Jazz Trio atua em Quarteira para celebrar Dia Mundial da Música

08:00 27 Setembro, 2026 08:11 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Voz, piano e violoncelo juntam-se num concerto promovido pela Junta de Freguesia para assinalar o Dia Mundial da Música

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Elementos do Projeto “SeaWatch”, do INEM. Crédito: AMN
Algarve

Irlandês de 64 anos morre em zona não vigiada da Prainha em Alvor

16:40 26 Setembro, 2026 16:40 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Populares retiraram a vítima da água em Alvor, mas a reanimação não permitiu salvá-la. O corpo foi removido por mar devido ao difícil acesso à praia

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Últimas Notícias

  • Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
    Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
    “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
  • InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
    InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
  • Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças
    Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças

Opinião

  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento