Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

06:00 8 Maio, 2026 16:44 10 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental deverá enfrentar vários dias de tempo instável, devido à presença de uma depressão atlântica a oeste do território. Entre sexta-feira e segunda-feira, a chuva deverá tornar-se frequente em várias regiões, acompanhada por trovoada, algum vento e temperaturas mais baixas do que o habitual para maio.

De acordo com o portal especializado em meteorologia, Luso Meteo, A perturbação deverá posicionar-se numa zona do Atlântico entre os Açores, a Madeira e o continente, favorecendo a formação de várias frentes frias e bandas de precipitação.

Segundo a Luso Meteo, a previsão ainda apresenta alguma incerteza, porque pequenas alterações no posicionamento da depressão podem mudar a intensidade e a distribuição da chuva.

Chuva começa a ganhar força

A instabilidade começou a notar-se já na quinta-feira, com aguaceiros ocasionais, sobretudo nas regiões mais a norte.

Entre o dia de hoje, sexta-feira e segunda-feira, 8 a 11 de maio, a chuva deverá tornar-se mais frequente e generalizada, podendo afetar praticamente todo o território continental.

O IPMA também aponta para chuva e possibilidade de trovoada na previsão diária para o continente, reforçando a tendência de agravamento do estado do tempo.  

Trovoada e granizo são possíveis

Com a depressão próxima de Portugal, poderão formar-se linhas de instabilidade com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A Luso Meteo refere que o litoral e as zonas montanhosas poderão estar entre as áreas mais expostas a episódios localmente mais intensos.

Também não está excluída a queda de granizo em alguns pontos, sobretudo se a instabilidade atmosférica se concentrar em células mais fortes.

Regiões mais afetadas

A chuva deverá chegar a várias zonas do país, mas há regiões que podem acumular valores mais elevados.

O litoral Centro e Sul, as zonas montanhosas, o Barlavento Algarvio e a Área Metropolitana de Lisboa poderão estar entre os locais a acompanhar com maior atenção.

Ainda assim, por se tratar de uma depressão difícil de prever, os acumulados de precipitação podem variar bastante de região para região.

Vento pode chegar aos 70 km/h

Para já, não está previsto um cenário de vento extremo generalizado.

Ainda assim, o vento poderá soprar com alguma intensidade, sobretudo no sábado, com rajadas que poderão rondar os 70 km/h em zonas mais expostas.

A condução deverá exigir maior prudência, sobretudo em estradas com lençóis de água, vento lateral ou eventual queda de granizo.

Fim de semana com sabor a inverno

O fim de semana deverá ser fresco, chuvoso e ventoso, contrariando o que seria mais esperado para maio.

As temperaturas máximas poderão ficar abaixo da média, com valores entre 10 e 15 graus em várias zonas, especialmente no Norte, Centro e áreas de maior altitude.

Mais a sul, os valores poderão ser ligeiramente superiores, mas a sensação térmica deverá continuar condicionada pela chuva, vento e nebulosidade.

Rally de Portugal também pode ser afetado

O mau tempo coincide com a realização do WRC Rally de Portugal, evento que costuma atrair milhares de pessoas.

A previsão aponta para precipitação ao longo dos dias da prova, embora a intensidade possa variar bastante consoante a localização e a evolução da instabilidade.

Quem assistir ao evento deve preparar roupa adequada, calçado resistente e atenção redobrada em zonas de lama, declives ou piso escorregadio.

Frio polar depois da chuva?

Depois da passagem da depressão, há ainda outro cenário em acompanhamento: uma possível entrada de ar frio de origem polar.

Alguns modelos admitem uma descida significativa da temperatura por volta de 14 e 15 de maio, mas esta possibilidade ainda está longe de estar confirmada.

Caso esse cenário se concretize, poderá voltar a nevar nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Neve em maio ainda é hipótese

A Luso Meteo refere que, se as temperaturas em altitude descerem o suficiente, poderá haver queda de neve nas zonas mais elevadas.

Num cenário mais frio, os flocos poderiam surgir até perto dos 1000 a 1200 metros, algo pouco comum nesta fase do ano.

Para já, trata-se apenas de uma possibilidade que depende da evolução da depressão, da entrada de ar frio e da existência de precipitação no momento certo.

Guarda-chuva e casaco continuam necessários

A segunda semana de maio deverá manter um padrão pouco primaveril, com chuva acima do normal, tempo fresco e instabilidade frequente.

Embora ainda existam dúvidas nos detalhes, a tendência é clara: os próximos dias deverão ser marcados por mau tempo em várias regiões.

A recomendação é acompanhar as atualizações meteorológicas, evitar deslocações desnecessárias em períodos de chuva forte e manter guarda-chuva e casaco por perto.

Leia também: Vem aí frio ‘de rachar’ e chuva em força: ar polar chega a Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Empregada de limpeza
Economia Europa Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Empregada de limpeza
Economia, Europa, Vídeo

Cristina, empregada de limpeza, não gosta que lhe chamem criada: “Tenho um horário, não me peçam tarefas novas na hora de ir embora. Não sou ama, nem jardineira, nem cozinheira”

18:00 17 Setembro, 2026 02:42 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empregada de limpeza por escolha e não por obrigação, Cristina trabalha em Espanha e critica alguns comportamentos dos clientes

Últimas Notícias

  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
    Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
  • Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
    Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
  • Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim
    Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento