Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas: “gotas frias” trazem mau tempo a Portugal e este será o dia mais chuvoso da semana

Depois do calor, a instabilidade regressa com “gotas frias”. Saiba quando pode chover mais e quais as regiões mais afetadas em Portugal

12:20 19 Abril, 2026 12:08 19 Abril, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de dias marcados por temperaturas elevadas e ambiente seco, o estado do tempo em Portugal deverá mudar ao longo da semana, com o regresso de alguma instabilidade. Ainda assim, o cenário não é linear e dependerá de pequenos ajustes na circulação atmosférica.

De acordo com o portal especializado Luso Meteo, a aproximação de bolsas de ar frio em altitude, conhecidas como “gotas frias”, poderá influenciar o tempo entre 20 e 26 de abril, sobretudo em momentos pontuais. Este tipo de configuração é típico da primavera e caracteriza-se por grande variabilidade, com episódios localizados de chuva e trovoada.

Instabilidade regressa, mas com muitas dúvidas

A presença destas bolsas de ar frio não significa automaticamente chuva generalizada em todo o país. Na maioria dos casos, traduz-se em períodos de instabilidade irregular, com aguaceiros localizados e, por vezes, acompanhados de trovoada. Ainda assim, pequenas alterações na posição destas massas de ar podem alterar significativamente o cenário previsto.

Entre os vários dias da semana, a terça-feira destaca-se como o momento com maior probabilidade de precipitação. Segundo os modelos, poderá formar-se uma depressão a oeste do território, que, caso se aproxime mais, poderá dar origem a aguaceiros e trovoadas, sobretudo no interior Norte e Centro.

A instabilidade deverá ser mais evidente durante a tarde, podendo ser pontualmente intensa em algumas regiões.

Calor dá lugar a descida ligeira das temperaturas

Com a chegada desta instabilidade, as temperaturas deverão sofrer uma ligeira descida, sobretudo a partir de terça-feira. Ainda assim, não se prevê um cenário de frio significativo, mantendo-se valores relativamente amenos para a época.

O vento poderá também aumentar de intensidade, contribuindo para uma sensação térmica mais fresca em algumas zonas.

Meio da semana com tendência para estabilizar

Após este período mais instável, o tempo poderá voltar a apresentar sinais de maior estabilidade entre quarta e quinta-feira.

O anticiclone deverá voltar a influenciar a Península Ibérica, limitando a formação de precipitação mais organizada, mas não se excluem episódios pontuais de instabilidade, sobretudo em regiões do interior.

Para sexta-feira e fim de semana, os modelos voltam a divergir, aumentando o grau de incerteza. Algumas previsões indicam nova subida da instabilidade, com possibilidade de aguaceiros e trovoadas localizadas. Outras apontam para um cenário mais seco, o que demonstra a sensibilidade desta situação a pequenas variações atmosféricas.

Açores com chuva mais persistente

Nos Açores, o cenário será mais consistente ao longo da semana. A proximidade de várias depressões deverá garantir dias com precipitação frequente e vento, com um ambiente mais típico de inverno. Ainda assim, não se prevêem fenómenos extremos, mas sim uma instabilidade regular.

Madeira com impacto mais limitado

Na Madeira, o tempo deverá manter-se mais estável, embora com alguns períodos de nebulosidade. A possibilidade de chuva existe, mas deverá ser pouco significativa e irregular. O arquipélago poderá ainda ser influenciado por poeiras, especialmente no início da semana.

Uma semana de primavera com tudo em aberto

O padrão esperado para esta semana confirma a natureza imprevisível da primavera. Entre calor, instabilidade e possíveis aguaceiros, o tempo deverá variar de forma significativa de dia para dia.

No final, terça-feira surge como o dia com maior probabilidade de chuva, embora o cenário geral continue dependente da evolução das “gotas frias”, de acordo com o site Luso Meteo.

Leia também: Vem aí chuva em força, granizo e trovoadas: bom tempo vai ser “sol de pouca dura” e estas vão ser as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Algarve Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve, Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve, Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Algarve, Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Últimas Notícias

  • Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
    Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
  • Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
    Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
    Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
  • Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
    Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal