Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: tempestade intensa atinge Portugal e estas vão ser as regiões mais ‘castigadas’

Uma tempestade com uma frente fria muito ativa vai atravessar Portugal, com chuva forte e vento a intensificar-se

14:50 14 Janeiro, 2026 17:21 14 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental prepara-se para um episódio de chuva e vento esta quinta-feira, 15 de janeiro, devido à passagem rápida de uma tempestade com uma frente fria muito ativa, com os maiores impactos previstos no Noroeste, onde podem acumular-se 20 a 35 mm de chuva e ocorrer rajadas que podem chegar aos 80/90 km/h em zonas do litoral e serras. 

De acordo com o Meteored, site especializado em meteorologia, a situação meteorológica é influenciada pela circulação atlântica e por uma depressão a norte, com uma ciclogénese associada que, apesar de não atingir diretamente Portugal, intensifica o fluxo de sul/sudoeste e “empurra” a frente fria e a tempestade pelo continente. 

A partir do início da manhã, a precipitação deverá entrar pelo litoral Norte e Centro, evoluindo depois para um regime de aguaceiros à medida que a frente progride para sul e o tempo abre gradualmente no Norte. 

As zonas mais afetadas pela chuva: foco no Minho e Douro Litoral

Segundo a previsão divulgada, os distritos de Viana do Castelo e Braga surgem como os mais expostos a chuva persistente e forte, com totais previstos entre 20 e 35 mm. 

Ainda segundo a mesma análise, há também áreas dos distritos de Vila Real, Porto e Aveiro com valores dentro desse intervalo, enquanto no resto do país a precipitação deverá ser, em geral, inferior a 10 mm. 

No Porto, a previsão aponta para um dia de chuva com períodos de precipitação e aguaceiros, acompanhados de vento, num quadro que coincide com avisos oficiais emitidos para o distrito.

Vento forte: rajadas mais prováveis no litoral e nas terras altas

O vento deverá soprar de sul/sudoeste, por vezes forte no litoral e nas terras altas, com reforço entre a manhã e o fim da tarde, sobretudo a norte do Cabo Mondego e na área da Serra da Estrela. 

Há indicações de rajadas até 80/90 km/h em zonas do litoral dos distritos de Braga e Porto, com pico de intensidade previsto para o início da tarde, sendo este um dos fatores de risco para queda de ramos, instabilidade em estruturas e dificuldades na condução. 

Nos avisos meteorológicos, o IPMA tem sinalizado períodos de chuva por vezes forte e enquadra também o agravamento do estado do mar, que tende a ser um dos impactos mais sensíveis nestas situações. 

Agitação marítima: ondas de 4 a 5 metros e possibilidade de atingir 10 metros

Além da chuva e do vento, o estado do mar merece atenção: o IPMA tem avisos de agitação marítima para vários distritos, com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros em períodos de aviso amarelo. 

Para o litoral Norte, existem também períodos de aviso laranja associados a ondulação mais significativa, com referência a ondas de 5 a 5,5 metros e altura máxima que pode chegar aos 10 metros, incluindo Porto e Viana do Castelo em janelas específicas. 

A recomendação habitual nestes cenários é evitar zonas expostas, como molhes, arribas e passeios junto ao mar, porque a ondulação pode surpreender mesmo quando “parece” controlada. 

Neve na Serra da Estrela e o que esperar depois da frente

O Meteored refere ainda que há a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, associada à entrada de ar mais frio após a passagem da frente e à evolução do padrão atmosférico nos dias seguintes. 

Depois da tempestade, espera-se que surjam abertas primeiro no litoral Norte e Centro e que a precipitação fique mais intermitente, em aguaceiros, com descida de temperatura e um ambiente mais instável na sexta-feira para Portugal continental. 

Para quem quer planear o dia, a regra prática é simples: quinta-feira deverá ser o “pico” do episódio, com atenção redobrada no Noroeste e na faixa costeira, seguindo os avisos do IPMA à medida que forem sendo atualizados.

Leia também: Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Algarve Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Algarve, Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
  • Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
    Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
  • Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
    Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
  • Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país
    Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país
  • Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
    Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento