Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva a caminho de Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Algumas regiões do país estão na mira da chuva, enquanto noutras o céu deverá permanecer pouco nublado ou limpo

16:00 20 Agosto, 2026 12:55 19 Agosto, 2026 | Daniel Fallows
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A chuva poderá voltar a marcar o estado do tempo em várias regiões portuguesas no próximo sábado, 22 de agosto. No continente, a precipitação deverá ser fraca e mais provável no Norte e Centro, enquanto nos Açores estão previstos períodos de chuva e aguaceiros nos três grupos de ilhas.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o cenário deverá ser mais instável no arquipélago açoriano, onde a chuva poderá surgir logo durante a madrugada em algumas ilhas. No continente, a possibilidade de precipitação será menor, mas não está excluída ao longo do dia.

Chuva pode chegar ao Norte e Centro do continente

Para Portugal continental, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, embora com períodos de muita nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a manhã.

É precisamente nestas duas regiões que existe maior possibilidade de ocorrência de precipitação fraca. Assim, apesar de não estar previsto um episódio de chuva intensa, algumas zonas do Norte e Centro poderão registar precipitação ao longo de sábado.

O vento deverá soprar fraco a moderado de noroeste, podendo atingir os 30 quilómetros por hora. Nas terras altas, poderá tornar-se por vezes forte, com velocidades até aos 40 quilómetros por hora.

Açores com chuva e aguaceiros nos três grupos

Nos Açores, a precipitação deverá ter maior expressão e abranger os três grupos de ilhas durante sábado.

No Grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo, estão previstos períodos de céu muito nublado alternados com abertas e aguaceiros fracos. O vento soprará de noroeste, fraco a moderado, rodando gradualmente para sueste.

Já no Grupo Central, onde se encontram Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, são esperados períodos de chuva durante a madrugada, passando posteriormente a aguaceiros. O céu terá períodos de muita nebulosidade, embora também sejam esperadas abertas.

Um cenário semelhante é esperado no Grupo Oriental, que inclui São Miguel e Santa Maria. A chuva deverá marcar a madrugada, passando depois a regime de aguaceiros, com o vento a rodar de noroeste para nordeste.

Como estará o tempo nas restantes zonas do continente?

No restante território continental, o sábado deverá apresentar períodos de céu pouco nublado ou limpo. Na região Sul, contudo, são esperados períodos de muita nebulosidade durante a tarde.

Embora a possibilidade de precipitação esteja prevista sobretudo para o Norte e Centro, o estado do tempo deverá apresentar alguma variabilidade ao longo do dia, contrastando com períodos de céu mais limpo.

O vento será geralmente fraco a moderado de noroeste, podendo tornar-se mais intenso nas terras altas. Assim, o Norte e Centro do continente e o arquipélago dos Açores serão as zonas onde a chuva terá maior probabilidade de marcar presença no sábado, 22 de agosto.

Leia também: Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Algarve Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Algarve Cultura

‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves

09:04 22 Setembro, 2026 09:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Público poderá descobrir diferentes técnicas e linguagens do cinema de animação em sessões gratuitas no Teatro Mascarenhas Gregório

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Algarve, Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Algarve, Cultura

‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves

09:04 22 Setembro, 2026 09:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Público poderá descobrir diferentes técnicas e linguagens do cinema de animação em sessões gratuitas no Teatro Mascarenhas Gregório

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Últimas Notícias

  • ‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves
    ‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves
  • São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
    São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
  • Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
    Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
  • Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
    Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
  • Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
    Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

Opinião

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento