Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher a levar com o sol e a sorrir. Crédito: Freepik
Mulher a levar com o sol e a sorrir. Crédito: Freepik
Tempo

Olá calor: a partir deste dia as temperaturas vão subir podendo chegar aos 30 ºC nesta região

O inverno parece ter ficado para trás e a partir deste dia as temperaturas vão subir bastante podendo chegar aos 30 ºC nesta região do país

10:30 30 Março, 2026 15:23 31 Março, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A despedida dos casacos pesados parece estar iminente com a chegada de uma massa de ar que promete transformar os próximos dias. As temperaturas vão subir de forma muito expressiva, podendo chegar aos 30º C numa região específica do nosso país. O cenário meteorológico que se avizinha vai lembrar os dias quentes de verão pela primeira vez durante este ano civil.

Esta alteração significativa nas condições atmosféricas ganha força já a partir desta terça-feira, último dia do mês de março. A informação detalhada é avançada pelo portal Luso Meteo, plataforma digital portuguesa especializada na análise e divulgação de previsões meteorológicas. O território continental vai ser abraçado por um forte anticiclone que se estende até à zona do Golfo da Biscaia.

Indica a mesma fonte que o aquecimento far-se-á sentir de forma mais vincada nos valores máximos registados durante o período da tarde. No entanto, as mínimas noturnas também vão apresentar uma tendência para se tornarem consideravelmente mais agradáveis e toleráveis. O vento moderado previsto para as madrugadas vai ajudar a confinar o frio noturno quase exclusivamente às regiões mais baixas do território.

A inversão térmica e as manhãs geladas

As populações que residem nos vales profundos da região de Trás-os-Montes vão continuar a enfrentar inícios de dia bastante rigorosos. Os termómetros nestas zonas específicas ainda se vão aproximar perigosamente da marca dos zero graus durante as primeiras horas da manhã. O contraste acontece logo a seguir ao nascer do sol, altura em que as temperaturas vão disparar de forma muito célere e intensa.

Este fenómeno meteorológico clássico é conhecido tecnicamente por inversão térmica e provoca amplitudes diárias que podem facilmente superar os vinte graus de diferença. Esta montanha-russa térmica significa que os cidadãos podem sair de casa com necessidade de um casaco grosso e acabar a tarde de manga curta.

O pico de calor nos vales do centro e sul

A barreira psicológica dos 30ºC Celsius não deverá ser atingida de forma generalizada durante o mês de abril devido à ação do vento. Contudo, as regiões tradicionalmente mais quentes do país preparam-se para registar valores perfeitamente compatíveis com a estação estival. Explica a referida fonte que os vales dos rios Tejo, Sado e Mondego serão os grandes protagonistas deste primeiro episódio de calor a sério.

Os termómetros nestas zonas privilegiadas vão marcar com facilidade valores situados entre os vinte e sete e os vinte e oito graus. Em pontos muito específicos do distrito de Santarém, o mercúrio pode mesmo roçar a impressionante marca dos trinta graus a meio da tarde. A capital do país e a cidade do Porto deverão registar máximas a rondar a simpática fasquia dos vinte e cinco graus Celsius.

Céu limpo e cuidados com a exposição solar

O panorama visual nos céus de Portugal continental também vai sofrer uma mudança drástica e muito aguardada por quem aprecia o sol. O firmamento apresentar-se-á completamente limpo de poeiras africanas, sem nebulosidade relevante e até sem o habitual rasto deixado pela passagem dos aviões. Este aspeto imaculado resulta dos baixos níveis de humidade e do regime tipicamente anticiclónico que se instalou sobre a Península Ibérica.

Esta bonança meteorológica exige cautelas redobradas por parte da população que decidir aproveitar o bom tempo ao ar livre. A radiação ultravioleta vai atingir níveis considerados muito elevados, situando-se no índice sete da escala internacional de risco. O uso de proteção solar torna-se absolutamente indispensável durante as horas de maior pico, compreendidas entre as onze da manhã e as dezasseis horas.

O panorama nos arquipélagos e a tendência para a Páscoa

A situação atmosférica nos territórios insulares apresenta contornos ligeiramente distintos daqueles que se vão verificar no retângulo continental. O arquipélago dos Açores vai contar com períodos de céu nublado e algumas abertas, com o vento a soprar de forma fraca a moderada. Na Ilha da Madeira, o cenário também melhora significativamente com uma redução da intensidade do vento que tem castigado a região nos últimos dias.

Explica ainda o Luso Meteo que esta janela de estabilidade e de céu limpo deverá manter-se, pelo menos, até perto do fim de semana da Páscoa. A previsão aponta para um aumento progressivo da humidade e da nebulosidade a partir de sexta-feira, dia três de abril. Os primeiros sinais sugerem que o famoso provérbio de “abril águas mil” pode não se confirmar durante o arranque do próximo mês.

Leia também: Semana de Páscoa traz temperaturas perto dos 30 ºC nestes dias mas chuva regressa a estas regiões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Cultura Nacional

Existe uma forma simples de ‘conhecer’ os seus antepassados com registos de até há 500 anos: veja como o fazer

13:00 14 Maio, 2026 11:36 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Quem tiver curiosidade em conhecer os seus antepassados pode fazê-lo através desta plataforma que tem registos de até há 500 anos atrás

Algarve Cultura

Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira

18:28 14 Maio, 2026 18:28 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Espiga juntou gerações em Albufeira numa celebração de tradições, convívio e envelhecimento ativo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depois do frio ‘de morte’ vem aí calor de África: temperaturas baixaram em Portugal mas nesta data subirão até aos 30 ºC nestas regiões

09:00 14 Maio, 2026 16:57 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Na próxima semana, adivinha-se o primeiro episódio de calor em Portugal proveniente de África, com estas regiões a chegar aos 30 ºC

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Recebe apoios da Segurança Social? Há uma mudança recente que convém não ignorar

09:40 14 Maio, 2026 09:32 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Se recebe prestações sociais, houve uma atualização discreta no portal oficial. A nova funcionalidade pode poupar tempo e resolver pedidos recorrentes

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

“A mudança de temperaturas será drástica”: ar africano chega já para a semana e há regiões que vão ‘ferver’

15:20 14 Maio, 2026 15:10 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Portugal prepara‑se para uma mudança brusca no tempo e as temperaturas podem surpreender mais do que imagina

Algarve Cultura Gastronomia

Rua Direita de Portimão transforma-se em palco urbano com música, skate, arte e animação

16:44 14 Maio, 2026 16:44 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Skate, concertos, gastronomia e arte comunitária vão animar a Rua Direita, em Portimão, no próximo dia 24 de maio

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece

08:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Circula a ideia de que famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais apoios do que portugueses empregados

Algarve Cultura

Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA

18:45 14 Maio, 2026 18:46 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Histórico leva Vila Real de Santo António ao século XVIII com três dias de recriações e animação cultural

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 15:53 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Cultura, Nacional

Existe uma forma simples de ‘conhecer’ os seus antepassados com registos de até há 500 anos: veja como o fazer

13:00 14 Maio, 2026 11:36 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Quem tiver curiosidade em conhecer os seus antepassados pode fazê-lo através desta plataforma que tem registos de até há 500 anos atrás

Algarve, Cultura

Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira

18:28 14 Maio, 2026 18:28 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Espiga juntou gerações em Albufeira numa celebração de tradições, convívio e envelhecimento ativo

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Depois do frio ‘de morte’ vem aí calor de África: temperaturas baixaram em Portugal mas nesta data subirão até aos 30 ºC nestas regiões

09:00 14 Maio, 2026 16:57 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Na próxima semana, adivinha-se o primeiro episódio de calor em Portugal proveniente de África, com estas regiões a chegar aos 30 ºC

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Recebe apoios da Segurança Social? Há uma mudança recente que convém não ignorar

09:40 14 Maio, 2026 09:32 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Se recebe prestações sociais, houve uma atualização discreta no portal oficial. A nova funcionalidade pode poupar tempo e resolver pedidos recorrentes

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

“A mudança de temperaturas será drástica”: ar africano chega já para a semana e há regiões que vão ‘ferver’

15:20 14 Maio, 2026 15:10 14 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Portugal prepara‑se para uma mudança brusca no tempo e as temperaturas podem surpreender mais do que imagina

Algarve, Cultura, Gastronomia

Rua Direita de Portimão transforma-se em palco urbano com música, skate, arte e animação

16:44 14 Maio, 2026 16:44 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Skate, concertos, gastronomia e arte comunitária vão animar a Rua Direita, em Portimão, no próximo dia 24 de maio

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais dinheiro sem trabalhar do que um português empregado? Segurança Social esclarece

08:00 14 Maio, 2026 14:51 13 Maio, 2026 | João Luís

Circula a ideia de que famílias de imigrantes recém-chegadas a Portugal recebem mais apoios do que portugueses empregados

Algarve, Cultura

Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA

18:45 14 Maio, 2026 18:46 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Histórico leva Vila Real de Santo António ao século XVIII com três dias de recriações e animação cultural

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Cientista a trabalhar em bateria. Crédito: Foto AI
Mundo, Tech

Adeus bateria de lítio? Chineses testam nova bateria a água que pode durar 300 anos e ‘dar uma cambalhota’ no mercado energético

16:40 13 Maio, 2026 15:37 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Está a ser testada na China uma nova bateria a água que reduz bastante o impacto ambiental e pode 'revolucionar' a energia a nível mundial

Acidente em Loulé. Crédito: CM | DR
Algarve

Acidente em Loulé que envolveu Porsche deixa homem de 71 anos com fraturas e perfuração no pulmão

12:10 13 Maio, 2026 15:53 13 Maio, 2026 | João Luís

Homem ferido em acidente sofreu várias fraturas e perfuração do pulmão

Últimas Notícias

  • Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA
    Recriações, mercados e espetáculos marcam Festival Setecentista em VRSA
  • Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira
    Música, tradição e convívio animaram Dia da Espiga em Albufeira
  • AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”
    AP Adriana Beach Resort em Albufeira conquista prémio “Family Hotel”
  • Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros
    Vai comprar um carro usado? Estes são os veículos que lideram a fraude nos conta-quilómetros
  • ‘O que conta é o interior e o exterior’: este resort no Algarve tem ofertas com pensão completa a partir de 70€ e o barco para a praia é gratuito
    ‘O que conta é o interior e o exterior’: este resort no Algarve tem ofertas com pensão completa a partir de 70€ e o barco para a praia é gratuito
  • Usumane Djumo leva Algarve ao Campeonato Africano de Atletismo
    Usumane Djumo leva Algarve ao Campeonato Africano de Atletismo

Opinião

  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
    UE prepara novas regras: esta carne muito consumida pode vir a deixar de existir em Portugal a partir desta data
  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal