Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Anticiclone à vista mas mau tempo continua a dominar Portugal: chuva ‘a potes’ não dará tréguas até este dia

Chuva persistente marca os próximos dias em Portugal, com risco de cheias e instabilidade, enquanto o anticiclone começa a dar sinais tímidos de aproximação

16:20 4 Fevereiro, 2026 12:48 4 Fevereiro, 2026
Tiago AlcobiaTiago AlcobiaContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante pelo menos mais uma semana, Portugal continental continuará sob a influência de um padrão atmosférico marcado pela chuva persistente e por sucessivas depressões atlânticas. A possibilidade de uma mudança surge apenas mais perto de meados de fevereiro, com o anticiclone a dar sinais de aproximação, ainda que sem garantias de estabilidade prolongada. O tema central das previsões é claro: o regime húmido mantém-se e o risco associado à acumulação de precipitação continua elevado, sobretudo a Norte e no Centro do país.

A chuva deverá prolongar-se até cerca de 11 de fevereiro, com períodos de maior intensidade intercalados com breves tréguas. Estão identificados vários momentos críticos ao longo destes dias, associados à passagem de sistemas frontais ativos e à depressão Leonardo, que deverá afetar grande parte do território com precipitação generalizada, vento forte e, pontualmente, trovoada. Mesmo nos dias em que se antecipam algumas abertas, o cenário dominante continua a ser de instabilidade.

De acordo com o Luso Meteo, plataforma portuguesa especializada em meteorologia e ciências atmosféricas, este comportamento do tempo está ligado à posição anormalmente recuada do anticiclone dos Açores, atualmente mais a sul do que é habitual.

Esta configuração permite a entrada de um fluxo marítimo subtropical, húmido e relativamente ameno, favorecendo a circulação de depressões em latitudes mais baixas e a sucessiva passagem de frentes sobre Portugal.

Um padrão persistente com impactos acumulados

A manutenção deste regime não levanta apenas questões de desconforto quotidiano. A acumulação de precipitação ao longo de várias semanas começa a ter efeitos significativos nos caudais dos rios e no risco de cheias, uma situação que poderá agravar-se caso as temperaturas subam e acelerem o degelo nas zonas montanhosas do Norte e Centro.

Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, os modelos começam a sugerir um aumento gradual da influência anticiclónica. Este eventual reforço das altas pressões poderá traduzir-se num tempo mais seco, sobretudo a Sul, e numa subida das temperaturas, que em alguns locais poderão aproximar-se dos 20 graus. No entanto, este cenário não implica um corte definitivo com a precipitação, já que a Norte e no Centro continuam a existir sinais de chuva ocasional.

Nos arquipélagos, o cenário é distinto. Nos Açores, a previsão aponta para a continuidade da passagem de superfícies frontais, com vento predominante de sudoeste e elevados níveis de humidade.

Apesar de não estarem previstas tempestades após a depressão Leonardo, o padrão mantém-se instável e chuvoso. Na Madeira, o tempo deverá permanecer relativamente calmo, com alternância entre dias mais húmidos e outros mais secos, sem precipitação significativa.

Um anticiclone que pode não chegar a mandar

A questão que se coloca é até que ponto o anticiclone conseguirá impor-se na segunda quinzena de fevereiro. Os sinais existem, mas são mistos. A ausência, para já, de um aquecimento súbito da estratosfera e a possibilidade de reintensificação da corrente de jato polar deixam em aberto a hipótese de novas investidas atlânticas, capazes de limitar a duração e a eficácia do tempo mais seco.

Segundo o Luso Meteo, mesmo que a alta pressão suba em latitude e aumente o geopotencial sobre Portugal continental, dificilmente conseguirá bloquear por completo a circulação atlântica, sobretudo a Norte.

O cenário mais provável aponta para um país dividido, com maior probabilidade de tempo seco a Sul e continuidade de precipitação nas regiões setentrionais, prolongando a vigilância sobre o risco de cheias e a gestão dos recursos hídricos.

Leia também: Vem aí chuva extrema e neve: tempestade Leonardo e rio atmosférico chegam neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Últimas Notícias

  • Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
    Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade
  • Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
    Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar
  • Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
    Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
  • “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
    “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
  • Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
    Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal