Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa com frio. Crédito: Freepik
Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Massa de ar polar chega nesta data e traz frio ‘siberiano’ a Portugal: esta será a madrugada mais gelada da semana

Uma massa de ar polar aproxima-se de Portugal e pode trazer uma descida acentuada das temperaturas, com geadas e valores negativos

11:00 26 Março, 2026 15:09 25 Março, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal deverá atravessar uma semana marcada por tempo estável e temperaturas relativamente elevadas para a época, mas esse cenário não deverá durar. A aproximação de uma massa de ar polar promete mudar o padrão meteorológico, com uma descida acentuada das temperaturas já no fim de semana.

Até essa mudança, o país permanece sob a influência de um regime anticiclónico, responsável por dias secos, com céu pouco nublado ou limpo e sem precipitação. Este padrão tem permitido a subida das temperaturas máximas em várias regiões. De acordo com a Meteored, esta estabilidade resulta da presença de centros de alta pressão que bloqueiam a entrada de frentes atlânticas, criando condições para vários dias consecutivos de sol.

Dias quentes para a época antes da mudança

Segundo a Meteored, entre terça-feira, 24 de março, e sexta-feira, os termómetros deverão atingir valores entre os 22 e os 24 ºC em várias zonas do país, sobretudo no interior Centro, Alentejo e região de Santarém.

Estas temperaturas, acima da média para a época, contrastam com noites mais frescas. As mínimas deverão situar-se entre os 7 e os 10 ºC no interior, com valores ligeiramente mais elevados no litoral. Este tipo de padrão, com grande amplitude térmica diária, é típico de situações dominadas por ar seco e céu limpo.

Primeiros sinais de ar frio a partir de quinta-feira

A partir de quinta-feira, 26 de março, começam a surgir os primeiros indícios da mudança. Ainda que o tempo se mantenha seco, as temperaturas mínimas deverão começar a descer de forma mais evidente. Segundo a mesma fonte, os distritos do interior Norte e Centro, como Bragança, Vila Real e Guarda, poderão registar valores entre os 2 e os 4 ºC, refletindo a entrada gradual de ar mais frio.

Este comportamento é característico de intrusões de ar polar, que começam por afetar as noites antes de provocar uma descida mais generalizada.

Fim de semana com descida acentuada

Será, no entanto, durante o fim de semana que a mudança se tornará mais evidente. A massa de ar polar deverá instalar-se sobre a Península Ibérica, trazendo consigo uma descida significativa das temperaturas.

De acordo com a publicação, os modelos meteorológicos indicam uma circulação de norte e nordeste, responsável pelo transporte de ar frio desde latitudes mais elevadas até Portugal continental. Este fluxo favorece uma queda mais acentuada das temperaturas, sobretudo nas regiões do interior, onde o impacto tende a ser mais expressivo.

Domingo de Ramos com temperaturas negativas

No Domingo de Ramos, a presença de ar frio deverá abranger grande parte do território, com efeitos mais notórios durante a madrugada e início da manhã.

Segundo a Meteored, em regiões como Trás-os-Montes e Alto Tâmega, poderão registar-se temperaturas negativas. Na Serra da Estrela, os valores poderão descer até cerca de -3 ºC. Este cenário aumenta a probabilidade de formação de geadas em várias zonas do interior, sobretudo onde o céu se mantenha limpo e o vento seja fraco.

Contraste com os dias anteriores

A descida térmica prevista representa um contraste claro face aos dias amenos que marcam o início da semana. Apesar da chegada do horário de verão, na madrugada de domingo, a sensação térmica poderá ser a mais fria da semana. Segundo a mesma fonte, este tipo de transição é comum na primavera, uma estação marcada por grande variabilidade atmosférica e mudanças rápidas no estado do tempo.

Para já, a previsão aponta para uma semana dividida em duas fases distintas: uma primeira com temperaturas elevadas e tempo estável, e uma segunda com arrefecimento significativo, marcado pela entrada de ar polar e pela possibilidade de geadas em várias regiões do país.

Leia também: Frio vai ‘gelar’ Portugal: vêm aí temperaturas negativas nestas regiões e este será o dia mais frio da semana

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Algarve Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Gastronomia Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Kiari Flores.
Nacional

Autor do novo hino do Benfica entre os detidos por ataque em Alvalade: chama-se Kiari Flores e é filho do cantor Paulo Flores

15:30 13 Julho, 2026 14:48 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O autor do novo hino do Benfica e filho do músico Paulo Flores está entre os detidos pela PSP na operação que investiga ataque em Alvalade.

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Economia Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Algarve, Economia

Mais de 1.400 artigos contrafeitos apreendidos pela GNR no Algarve

17:09 13 Julho, 2026 17:14 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Apreensão ocorreu num período de maior procura por camisolas e artigos ligados ao Mundial de Futebol de 2026

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve, Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Kiari Flores.
Nacional

Autor do novo hino do Benfica entre os detidos por ataque em Alvalade: chama-se Kiari Flores e é filho do cantor Paulo Flores

15:30 13 Julho, 2026 14:48 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O autor do novo hino do Benfica e filho do músico Paulo Flores está entre os detidos pela PSP na operação que investiga ataque em Alvalade.

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Economia, Opinião

A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos

11:44 13 Julho, 2026 11:45 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Começo a suspeitar de que o maior empreendimento imobiliário do país possa ser a própria linguagem oficial"

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
  • Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
    Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho
  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
    Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral
  • Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá
    Castores do Arade destacam-se na Taça do Mundo de Canoagem no Canadá

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal