Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio invernal e chuva ‘a potes’ chegam antes do Natal e estas vão ser as zonas mais afetadas

Com o Natal a chegar, a semana inicia-se com chuva intensa e neve, enquanto as temperaturas descem de forma acentuada nos próximos dias

12:50 21 Dezembro, 2025 12:44 21 Dezembro, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A semana que antecede o Natal traz um cenário tipicamente invernal, com frio intenso, chuva persistente e neve a marcar presença em várias regiões do Norte e do Centro. Embora se espere uma breve melhoria na véspera e no próprio dia de Natal, o frio deverá intensificar-se nos dias seguintes, com descidas acentuadas das temperaturas, sobretudo no interior Norte.

Inverno astronómico coincide com agravamento do tempo

No sábado passado ficou marcada a entrada oficial do inverno astronómico no Hemisfério Norte, com o solstício a ocorrer durante a tarde. A mudança de estação coincidiu com um agravamento das condições meteorológicas, depois de um período caracterizado por chuva intensa e episódios de neve, incluindo em zonas menos habituais. De acordo com o site especializado em meteorologia, Meteored, a instabilidade deverá prolongar-se ao longo dos próximos dias, ainda que com algumas oscilações.

O dia de domingo apresenta uma ligeira atenuação da precipitação face ao sábado passado, mas a chuva continua a atingir a faixa litoral, com possibilidade de se estender a outras regiões, em especial no Centro e no Sul. A partir do final da tarde, a precipitação tende a diminuir, embora seja esperado um novo agravamento no noroeste durante a noite, podendo a neve voltar a surgir nas cotas mais elevadas.

Chuva e neve no arranque da semana

A madrugada de segunda-feira, dia 22, deverá começar com chuva no litoral Norte e Centro e com queda de neve nas zonas de maior altitude. Ao longo da manhã, a precipitação perderá intensidade, mas o cenário deverá inverter-se novamente ao final do dia, com novo reforço da chuva nas mesmas regiões e renovada possibilidade de neve nas áreas montanhosas.

Esta situação prolonga-se pela madrugada de terça-feira, dia 23, com a precipitação a deslocar-se gradualmente de Norte para Sul. Durante a tarde, a chuva ficará mais concentrada no Sul, enquanto nas restantes regiões deverão persistir apenas aguaceiros fracos e dispersos. A tendência será para uma melhoria generalizada até ao final do dia, com a precipitação a dissipar-se por completo.

Véspera e dia de Natal com melhoria do tempo

A véspera de Natal, 24 de dezembro, deverá ser marcada por céu parcialmente nublado, mas sem precipitação significativa. Não está excluída a possibilidade de chuva fraca e passageira durante a madrugada numa área restrita do Ribatejo, em particular no distrito de Santarém. No restante território, espera-se a abertura de períodos de céu limpo, primeiro no Norte e Centro e, mais tarde, no Sul.

As temperaturas mínimas deverão variar entre os 0 graus em Bragança e os 12 graus em Lisboa, podendo descer localmente até aos -5 graus na Serra da Estrela e aos -3 graus no Nordeste Transmontano. As máximas situar-se-ão entre os 6 graus na Guarda e os 14 graus em vários distritos do litoral Norte e Centro, bem como em Faro.

No dia de Natal, 25 de dezembro, o céu deverá apresentar-se geralmente limpo, embora com alguma nebulosidade variável, sobretudo no final do dia. Regista-se, no entanto, uma descida das temperaturas máximas no Norte e Centro, com valores entre os 5 graus na Guarda e os 15 graus em Lisboa. As mínimas oscilarão entre os 0 graus em Bragança e os 8 graus na capital, refletindo uma tendência de arrefecimento também no Centro e no Sul.

Frio mais intenso após o Natal e nova possibilidade de neve

A partir de quinta-feira, dia 26, o frio deverá intensificar-se, em especial no Nordeste Transmontano, onde as temperaturas mínimas poderão atingir os -5 graus. As mínimas deverão situar-se, de um modo geral, entre -1 grau em Bragança e na Guarda e os 10 graus em Lisboa, enquanto as máximas variarão entre os 4 graus no interior Norte e os 15 graus na região de Lisboa.

Nas zonas de maior altitude do Norte e na Serra da Estrela, os valores deverão manter-se abaixo de zero mesmo durante o dia. Para esse período, está também prevista a aproximação de um centro de baixas pressões que poderá trazer nova precipitação e, associada às temperaturas baixas, queda de neve em vários pontos do Norte e Centro, sobretudo durante a madrugada e a manhã.

Segundo o Meteored, a evolução do cenário atmosférico deverá ser acompanhada de perto nos próximos dias, dado o grau de incerteza associado à distância temporal da previsão.

Leia também: Portugal vai ‘tremer de frio’ até este dia: temperatura vai cair a ‘pique’ nestas regiões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Veículo da GNR.
Auto Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Água do mar está mais quente no Norte do que no Algarve: entenda o fenómeno raro

07:00 24 Julho, 2026 12:41 23 Julho, 2026 | João Luís

A alteração está a sentir-se em várias praias da costa ocidental e deverá manter-se, pelo menos, durante mais alguns dias

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Pulga.
Animais Nacional Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Veículo da GNR.
Auto, Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Água do mar está mais quente no Norte do que no Algarve: entenda o fenómeno raro

07:00 24 Julho, 2026 12:41 23 Julho, 2026 | João Luís

A alteração está a sentir-se em várias praias da costa ocidental e deverá manter-se, pelo menos, durante mais alguns dias

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Pulga.
Animais, Nacional, Saúde

Surto de pulgas afeta moradores no Norte: saiba como proteger a casa e agir em caso de picada

11:30 24 Julho, 2026 17:34 23 Julho, 2026 | João Luís

As pulgas podem instalar-se em tecidos, sofás e camas, tornando importante agir depressa para travar a infestação e evitar complicações

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Últimas Notícias

  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
  • Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições
    Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições
  • Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária
    Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária
  • Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
    Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos
  • Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana
    Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento