Depois de vários dias marcados por estabilidade atmosférica, Portugal continental entra a partir desta quinta-feira numa fase de mudança gradual do estado do tempo. A aproximação de uma depressão fria ao território vai trazer chuva, vento e trovoadas, com impacto mais significativo entre sexta-feira e domingo, sobretudo em algumas regiões do Norte e do Centro.
Ao longo desta quinta e de sexta-feira são esperados os primeiros sinais da alteração, com aguaceiros fracos e irregulares, essencialmente durante o período da tarde e associados à evolução diurna da atmosfera. Esta precipitação terá ainda um carácter pré-frontal, antecedendo um episódio de instabilidade mais organizada que se irá consolidar durante o fim de semana.
De acordo com a Meteored, site especializado em meteorologia, esta instabilidade resulta do destacamento de uma depressão fria da corrente de jato polar, que se encontra agora posicionada a oeste de Portugal continental. O sistema transporta uma massa de ar instável e rica em humidade, alimentada por um fluxo de origem polar, criando condições favoráveis a precipitação generalizada e fenómenos convectivos.
Primeira frente atinge o território na madrugada de sábado
A entrada mais organizada da chuva está prevista para o final de sexta-feira e primeiras horas de sábado. Uma frente de fraca a moderada actividade deverá começar por atingir o litoral sudoeste, em particular o Barlavento Algarvio, avançando depois para o interior e para norte ao longo do dia.
Durante a manhã de sábado, os períodos de chuva ou aguaceiros serão mais prováveis no Algarve, na Área Metropolitana de Lisboa e em zonas da Beira Baixa e da Beira Alta. Com o passar das horas, a precipitação estender-se-á a outras regiões do Norte e Centro, com maior incidência no Minho, Douro Litoral e nas áreas de Aveiro e Coimbra, onde poderá registar-se intensidade localmente moderada ou forte.
Alguns aguaceiros poderão ser acompanhados de granizo e existe risco de trovoada, sobretudo entre o final da manhã e o meio da tarde. Estes fenómenos deverão ocorrer tanto em zonas do litoral como do interior das regiões Norte e Centro, associados a convecção embebida na massa de ar instável.
O vento também ganhará expressão. No sábado são esperadas rajadas até 65 quilómetros por hora em várias zonas do Centro e do Sul, com valores que podem ser pontualmente superiores em locais mais expostos.
Domingo com chuva mais persistente e melhor distribuída
No domingo, a depressão fria deverá manter-se relativamente estacionária a oeste de Portugal continental, descrevendo uma circulação retrógrada. Uma segunda frente associada ao sistema continuará a alimentar a instabilidade, originando chuva mais contínua e com uma distribuição mais uniforme pelo território.
A precipitação será mais frequente a norte do rio Tejo, especialmente durante o final da manhã e o início da tarde. Apesar de, em geral, menos intensa do que no sábado, mantém-se a possibilidade de trovoadas isoladas em várias zonas do Norte e do Centro.
Persistem algumas incertezas quanto à localização exacta dos períodos de maior intensidade, mas os cenários mais recentes apontam para oito distritos potencialmente mais expostos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre. Segundo a mesma fonte, nestas regiões poderão registar-se acumulados de precipitação entre os 45 e os 60 milímetros até ao final do dia de domingo.
O tempo instável deverá prolongar-se pelo menos até segunda-feira, com a possibilidade de nova frente mais activa, mantendo-se a influência da depressão fria sobre o território continental, indica a Meteored nas previsões mais recentes.















