Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva ‘pesada’ e ventos fortes voltam a partir destas datas e estas serão as regiões afetadas

A chuva e os ventos fortes vão regressar nos próximos dias, com impacto significativo nestas regiões de Portugal

12:30 23 Março, 2026 05:03 23 Março, 2026 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de um início de semana relativamente estável, o estado do tempo deverá agravar-se nos arquipélagos dos Açores e da Madeira a partir de meados da semana, com o regresso da chuva, por vezes intensa, e de ventos fortes, sobretudo entre quarta e sexta-feira, segundo o site especializado em meteorologia Meteored.

A semana de 23 a 29 de março será marcada pela influência de uma circulação atlântica ativa, responsável pela passagem de várias frentes e por mudanças frequentes nas condições meteorológicas.

Este padrão deverá afetar sobretudo os Açores de forma mais persistente, enquanto na Madeira a instabilidade deverá surgir de forma mais irregular, mas ainda assim com impacto relevante.

Açores com chuva persistente e vento forte

Nos Açores, o início da semana será marcado por períodos de chuva ou aguaceiros na segunda-feira, com temperaturas amenas, entre os 16 e os 19 ºC. Na terça-feira, a precipitação poderá tornar-se mais frequente, acompanhada por um reforço do vento, com rajadas que poderão atingir os 60 a 70 km/h.

Entre quarta e sexta-feira deverá ocorrer a fase mais ativa, com a passagem de sistemas frontais mais organizados, trazendo períodos de chuva persistente e, por vezes, moderada a forte. De acordo com a mesma fonte, durante este período, os acumulados diários poderão situar-se entre os 10 e os 20 mm, sobretudo nas ilhas mais expostas à circulação de oeste, alternando com períodos de abertas.

Agitação marítima em aumento

O vento deverá soprar de oeste ou sudoeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, especialmente nas zonas mais expostas do arquipélago.

A agitação marítima deverá também intensificar-se a partir de meados da semana, com ondas entre 4 e 6 metros, podendo ser pontualmente superiores. As temperaturas deverão manter-se relativamente estáveis, com máximas entre os 17 e os 20 ºC e mínimas entre os 13 e os 15 ºC.

Para o fim de semana, prevê-se uma diminuição gradual da instabilidade, com aguaceiros mais dispersos e períodos de abertas, refere ainda a mesma fonte.

Madeira com agravamento a meio da semana

Na Madeira, o início da semana deverá apresentar condições mais estáveis, com céu pouco nublado ou parcialmente nublado e temperaturas amenas.

No Funchal, as máximas deverão situar-se entre os 20 e os 23 ºC, num ambiente relativamente estável e com pouca variação térmica. Ainda assim, a partir de quarta-feira, a influência da circulação de oeste deverá tornar-se mais evidente, com aumento da nebulosidade e intensificação do vento.

Chuva e rajadas até 90 km/h

Entre quinta e sexta-feira, poderão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e nas zonas montanhosas. A precipitação deverá ser, no geral, pouco significativa, com acumulados entre os 5 e os 10 mm.

Segundo aponta a fonte acima citada, o vento deverá intensificar-se, com rajadas que poderão atingir entre 70 e 90 km/h nas zonas mais expostas e de maior altitude. Para o fim de semana, a tendência aponta para uma melhoria gradual das condições meteorológicas, com diminuição do vento, céu com abertas e temperaturas amenas.

Continente com tempo mais estável, mas com possível mudança no final da semana

No território continental, o início da semana deverá ser marcado por condições relativamente estáveis, com céu pouco nublado e temperaturas amenas, típicas da primavera.

Ainda assim, a partir de quinta ou sexta-feira, a aproximação de sistemas frontais poderá trazer um aumento da nebulosidade e a possibilidade de períodos de chuva, sobretudo nas regiões do Norte e Centro.

O vento poderá também intensificar-se, em especial no litoral e nas terras altas, com rajadas moderadas a fortes. Apesar desta possível mudança, o cenário aponta para instabilidade menos significativa do que a prevista para os arquipélagos, com períodos de abertas a alternar com a passagem de alguma precipitação.

Leia também: Adeus calor: massa de ar polar chega a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Algarve Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Carro elétrico a carregar na rua. Crédito: Magnific AI
Auto Economia

Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas

21:20 25 Agosto, 2026 18:59 25 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma solução aparentemente simples para carregar o automóvel pode criar problemas com a lei. O risco não está na tomada, mas no caminho até ao carro

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ e já abriu nova loja em Portugal: conheça a sua localização

19:00 25 Agosto, 2026 19:23 25 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um novo supermercado Mercadona abriu em Portugal, numa localização que passa a integrar a rede da cadeia espanhola

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Algarve, Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Carro elétrico a carregar na rua. Crédito: Magnific AI
Auto, Economia

Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas

21:20 25 Agosto, 2026 18:59 25 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma solução aparentemente simples para carregar o automóvel pode criar problemas com a lei. O risco não está na tomada, mas no caminho até ao carro

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Últimas Notícias

  • Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
    Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
  • “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
    “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
  • Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
    Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
  • Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
    Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
  • Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
    Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento