Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva frequente e vento forte a caminho: depressões atlânticas trazem mau tempo nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

A chuva e o vento vão regressar com mais força nos próximos dias. Há datas e regiões onde o impacto será mais intenso

14:20 21 Abril, 2026 10:16 21 Abril, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os próximos dias deverão trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal, com uma transição de um período mais estável para uma fase marcada por maior instabilidade. A evolução não será linear, já que o padrão atmosférico em curso tende a provocar oscilações rápidas entre diferentes cenários.

De acordo com a Meteored, esta variabilidade está associada a uma circulação condicionada por bloqueios em latitudes altas, que alteram a trajetória habitual das depressões no Atlântico. Este fator deverá influenciar diretamente o comportamento do tempo até ao final do mês.

Explica a mesma fonte que este tipo de padrão favorece a formação e aproximação de depressões a oeste da Península Ibérica, o que se traduz numa alternância entre períodos de estabilidade e fases com precipitação e vento mais intenso.

Norte e Centro deverão sentir maior impacto

A partir da segunda metade da semana, a aproximação de depressões atlânticas deverá trazer um agravamento do estado do tempo, com chuva mais frequente e vento em intensificação.

As regiões Norte e Centro deverão ser as mais afetadas, com maior probabilidade de precipitação persistente e acumulados mais significativos. O relevo e a exposição ao Atlântico contribuem para potenciar estes efeitos, sobretudo em zonas montanhosas e no litoral.

O vento também deverá ganhar força nestas áreas, com rajadas que poderão atingir valores entre 50 e 70 km/h, em especial nas terras altas e junto à costa.

Fase mais estável antecede o agravamento

Antes da chegada deste período mais instável, os dias iniciais da semana deverão apresentar condições relativamente estáveis. Espera-se céu pouco nublado ou limpo e uma subida das temperaturas acima dos valores habituais para a época.

As máximas poderão situar-se entre 22 e 28 °C no interior e entre 18 e 24 °C no litoral, com possibilidade de valores próximos dos 30 °C em zonas como o vale do Tejo e o Alentejo.

Este cenário deverá manter-se até cerca de dia 25, altura em que o padrão começa a alterar-se de forma mais evidente.

Regresso da chuva a partir de 26 de abril

A partir de 26 de abril, a perda de intensidade do bloqueio atmosférico permitirá a aproximação de sistemas depressionários ao território continental. Esta mudança deverá traduzir-se no aumento da nebulosidade e no regresso da precipitação, inicialmente de forma irregular, muitas vezes sob a forma de aguaceiros.

As regiões Norte e Centro deverão voltar a concentrar os maiores valores de precipitação, sobretudo durante a tarde e início da noite.

Final do mês com instabilidade mais marcada

Entre 27 e 30 de abril, a circulação atmosférica deverá tornar-se mais ativa, com maior influência das depressões atlânticas. Neste período, os episódios de chuva tendem a ser mais frequentes e, por vezes, mais organizados.

Os acumulados poderão variar entre 5 e 15 mm, com valores localmente superiores em zonas de relevo mais acentuado. O vento deverá continuar a soprar com intensidade moderada a forte, com rajadas que podem manter-se entre 50 e 70 km/h.

Este cenário aponta para um final de mês mais instável, contrastando com o período mais estável registado nos dias anteriores.

Um padrão que pode prolongar-se até maio

A persistência deste tipo de circulação sugere que o início de maio poderá ainda ser influenciado por este padrão atmosférico, com alternância entre dias mais estáveis e períodos de instabilidade.

De acordo com a Meteored, a interação entre sistemas de alta pressão em latitudes elevadas e a dinâmica das depressões atlânticas continuará a condicionar a evolução do estado do tempo em Portugal.

Leia também: Vem aí chuva de lama e muito vento: mau tempo chega neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Há uma novidade no sistema de pagamentos da Segurança Social: veja o que muda para os contribuintes

10:10 21 Abril, 2026 10:01 21 Abril, 2026 | João Luís

O sistema de pagamentos da Segurança Social mudou e há uma novidade que pode facilitar a sua vida: fique a par das novidades

Algarve Cultura Gastronomia

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga

15:20 21 Abril, 2026 15:25 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir, que regressa com três dias de música, etnografia e convívio entre 14 e 16 de maio

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma semana de trovoadas em Portugal: há dois dias críticos com granizo e chuva “a potes” e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 21 Abril, 2026 15:37 20 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar um agravamento do risco de trovoadas, com dois dias a surgirem como os mais propícios a aguaceiros fortes, granizo e rajadas intensas

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, granizo e trovoadas: tempestade aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:30 21 Abril, 2026 17:24 20 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova tempestade aproxima-se de Portugal e traz granizo, trovoadas e muita chuva a estas regiões durante a próxima semana

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Nacional

Novos concursos abertos no Município de Silves

15:50 21 Abril, 2026 15:53 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves abre concursos para várias funções técnicas e operacionais, com candidaturas a decorrer até ao início de maio

Funcionário idoso de supermercado. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Funcionário de 62 anos despedido de supermercado por erro que não fazia parte do seu ‘trabalho diário’

14:30 21 Abril, 2026 11:30 21 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com 62 anos, este funcionário italiano viu a sua carreira terminar de forma inesperada, num caso que levanta dúvidas sobre avaliações no trabalho

Algarve Cultura

Contemporâneo Fusion conquista 12 prémios em concurso internacional e afirma talento jovem do Algarve

07:59 21 Abril, 2026 07:59 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens talentos de Loulé conquistam júri em competição internacional de dança, somando prémios e reforçando projeção artística do Algarve

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e tradição marcam Holy Meat Festival em Monte Gordo no Dia do Trabalhador

12:14 21 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Monte Gordo volta a receber o Holy Meat Festival, com chefs algarvios, cozinha de fogo e música, num evento que valoriza produtos e tradição

Linha de carros.
Auto Nacional

Comprar carro usado? Estas são as marcas que dão mais problemas em Portugal

15:40 21 Abril, 2026 15:30 21 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Estudo revela que mais de 40% dos carros usados em Portugal têm registo de danos, com algumas marcas premium no topo da lista

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Autoridade Tributária avisa portugueses: quem tiver um reembolso de IRS inferior a este valor não o vai receber

15:30 21 Abril, 2026 14:53 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Tributária confirma que existe um valor mínimo de reembolso abaixo do qual o montante não é pago

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Esta ponte foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela arquitetura e paisagem digna de postal

11:30 18 Abril, 2026 01:00 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

A sua arquitetura e a integração com a paisagem natural ao seu redor fazem desta ponte uma das mais dignas de visita de Portugal

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Casacos compridos guardados. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

18:30 17 Abril, 2026 02:01 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este método deixa os casacos mais compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Mercadona chega ao Algarve já nesta data e está a recrutar: salário pode chegar aos 20.000€/ano com 1 semana extra de férias

16:00 17 Abril, 2026 15:32 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona anunciou a sua chegada ao Algarve neste mês e está a recrutar com salários acima do mínimo nacional

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Há uma novidade no sistema de pagamentos da Segurança Social: veja o que muda para os contribuintes

10:10 21 Abril, 2026 10:01 21 Abril, 2026 | João Luís

O sistema de pagamentos da Segurança Social mudou e há uma novidade que pode facilitar a sua vida: fique a par das novidades

Algarve, Cultura, Gastronomia

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga

15:20 21 Abril, 2026 15:25 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir, que regressa com três dias de música, etnografia e convívio entre 14 e 16 de maio

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma semana de trovoadas em Portugal: há dois dias críticos com granizo e chuva “a potes” e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 21 Abril, 2026 15:37 20 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar um agravamento do risco de trovoadas, com dois dias a surgirem como os mais propícios a aguaceiros fortes, granizo e rajadas intensas

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, granizo e trovoadas: tempestade aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:30 21 Abril, 2026 17:24 20 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova tempestade aproxima-se de Portugal e traz granizo, trovoadas e muita chuva a estas regiões durante a próxima semana

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Nacional

Novos concursos abertos no Município de Silves

15:50 21 Abril, 2026 15:53 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves abre concursos para várias funções técnicas e operacionais, com candidaturas a decorrer até ao início de maio

Funcionário idoso de supermercado. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Funcionário de 62 anos despedido de supermercado por erro que não fazia parte do seu ‘trabalho diário’

14:30 21 Abril, 2026 11:30 21 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Com 62 anos, este funcionário italiano viu a sua carreira terminar de forma inesperada, num caso que levanta dúvidas sobre avaliações no trabalho

Algarve, Cultura

Contemporâneo Fusion conquista 12 prémios em concurso internacional e afirma talento jovem do Algarve

07:59 21 Abril, 2026 07:59 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens talentos de Loulé conquistam júri em competição internacional de dança, somando prémios e reforçando projeção artística do Algarve

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e tradição marcam Holy Meat Festival em Monte Gordo no Dia do Trabalhador

12:14 21 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Monte Gordo volta a receber o Holy Meat Festival, com chefs algarvios, cozinha de fogo e música, num evento que valoriza produtos e tradição

Linha de carros.
Auto, Nacional

Comprar carro usado? Estas são as marcas que dão mais problemas em Portugal

15:40 21 Abril, 2026 15:30 21 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Estudo revela que mais de 40% dos carros usados em Portugal têm registo de danos, com algumas marcas premium no topo da lista

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Autoridade Tributária avisa portugueses: quem tiver um reembolso de IRS inferior a este valor não o vai receber

15:30 21 Abril, 2026 14:53 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Tributária confirma que existe um valor mínimo de reembolso abaixo do qual o montante não é pago

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Esta ponte foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela arquitetura e paisagem digna de postal

11:30 18 Abril, 2026 01:00 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

A sua arquitetura e a integração com a paisagem natural ao seu redor fazem desta ponte uma das mais dignas de visita de Portugal

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Casacos compridos guardados. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer, Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

18:30 17 Abril, 2026 02:01 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este método deixa os casacos mais compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona chega ao Algarve já nesta data e está a recrutar: salário pode chegar aos 20.000€/ano com 1 semana extra de férias

16:00 17 Abril, 2026 15:32 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona anunciou a sua chegada ao Algarve neste mês e está a recrutar com salários acima do mínimo nacional

Últimas Notícias

  • Novos concursos abertos no Município de Silves
    Novos concursos abertos no Município de Silves
  • Comprar carro usado? Estas são as marcas que dão mais problemas em Portugal
    Comprar carro usado? Estas são as marcas que dão mais problemas em Portugal
  • Autoridade Tributária avisa portugueses: quem tiver um reembolso de IRS inferior a este valor não o vai receber
    Autoridade Tributária avisa portugueses: quem tiver um reembolso de IRS inferior a este valor não o vai receber
  • Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga
    Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga
  • Norberto Mourão conquista primeiro lugar na Taça de Portugal de Regatas em Linha 
    Norberto Mourão conquista primeiro lugar na Taça de Portugal de Regatas em Linha 
  • Funcionário de 62 anos despedido de supermercado por erro que não fazia parte do seu ‘trabalho diário’
    Funcionário de 62 anos despedido de supermercado por erro que não fazia parte do seu ‘trabalho diário’

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
  • O autorádio pode salvar vidas | Por Hélder Sousa Silva
    O autorádio pode salvar vidas | Por Hélder Sousa Silva
  • Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
    Entre mitos e ciência: o desafio de confiar nas vacinas | Por Cláudia Oliveira
  • A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
    A ignóbil relativização da violência sexual | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Europa na minha região” mostra impacto dos fundos europeus no Algarve
    “Europa na minha região” mostra impacto dos fundos europeus no Algarve
  • Vêm aí ‘novas’ medidas da UE para combater a crise energética e todos os cidadãos vão ter de ‘dar o exemplo’
    Vêm aí ‘novas’ medidas da UE para combater a crise energética e todos os cidadãos vão ter de ‘dar o exemplo’
  • O autorádio pode salvar vidas | Por Hélder Sousa Silva
    O autorádio pode salvar vidas | Por Hélder Sousa Silva
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal