Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Setembro arranca com o tempo seco a dominar em grande parte de Portugal, mas o cenário poderá mudar já nos próximos dias. As previsões mais recentes apontam para dois períodos de maior instabilidade, com a chuva a regressar a algumas regiões do território continental.

De acordo com a Meteored Portugal, com base no modelo europeu ECMWF, a circulação atmosférica deverá sofrer alterações ao longo dos próximos dez dias. Apesar de não estar previsto um período prolongado de chuva, poderão ocorrer aguaceiros primeiro no final desta semana e, posteriormente, com a aproximação de uma frente atlântica.

A primeira mudança deverá fazer-se sentir entre sexta-feira, 4 de setembro, e sábado, dia 5, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Aguaceiros chegam primeiro a estas regiões

Nos primeiros dias de setembro, Portugal deverá permanecer sob a influência de geopotenciais elevados e de um padrão de NAO positiva.

Esta configuração tende a encaminhar as principais depressões e frentes atlânticas para latitudes mais elevadas, em direção às Ilhas Britânicas e ao norte da Europa, favorecendo condições predominantemente secas em território português.

Contudo, a situação deverá começar a mudar nos dias 4 e 5 de setembro. Uma perturbação em altitude poderá aproximar-se da Península Ibérica, acompanhada pela entrada de ar mais frio nos níveis médios da atmosfera.

Estas condições poderão favorecer o desenvolvimento de aguaceiros, embora, nesta primeira fase, não esteja prevista a passagem de uma frente organizada.

Norte e Centro deverão concentrar a chuva

Segundo o ECMWF, os primeiros aguaceiros poderão surgir durante a sexta-feira, tornando-se mais frequentes no sábado.

Norte e Centro aparecem como as regiões com maior probabilidade de precipitação. Ainda assim, a chuva deverá apresentar uma distribuição bastante irregular e os acumulados previstos são, para já, pouco significativos.

Até ao final de sábado, o modelo europeu aponta para cerca de 1,9 milímetros de precipitação em Aveiro, enquanto na Guarda poderão acumular-se aproximadamente 1,8 milímetros.

Bragança surge igualmente entre as zonas onde poderá chover, com valores próximos de 1,5 milímetros. No Sul de Portugal, pelo contrário, a precipitação deverá ser muito reduzida ou mesmo inexistente.

Tempo volta a melhorar antes de nova mudança

Depois deste episódio de instabilidade, o cenário deverá voltar a estabilizar.

Entre domingo, dia 6, e terça-feira, 8 de setembro, está previsto um novo reforço da dorsal sobre a Península Ibérica, afastando temporariamente a instabilidade.

Desta forma, o tempo predominantemente seco deverá regressar à generalidade do território durante este período.

A estabilidade, contudo, poderá não durar muitos dias. As previsões do ECMWF começam já a sinalizar uma segunda alteração na circulação atmosférica.

Frente atlântica poderá chegar a Portugal

A partir de quarta-feira, 9 de setembro, uma perturbação atlântica poderá aproximar-se do território continental, acompanhada por uma descida da pressão atmosférica e dos geopotenciais.

Neste cenário, uma frente atlântica poderá trazer precipitação entre o final de quarta-feira e o início de quinta-feira, 10 de setembro.

Minho e Douro Litoral surgem, nesta fase da previsão, como as regiões mais expostas à passagem da frente. Algumas áreas do litoral Centro também poderão ser alcançadas pela precipitação.

Os acumulados poderão aumentar sobretudo no Noroeste do país, embora ainda exista uma margem considerável de incerteza relativamente à trajetória e à intensidade da frente.

Tratando-se de uma previsão a vários dias de distância, pequenas alterações na posição dos sistemas atmosféricos poderão modificar significativamente a distribuição da chuva.

Para a semana entre 7 e 14 de setembro, o ECMWF continua, ainda assim, a prever menos precipitação do que seria habitual para esta altura do ano sobretudo no Norte de Portugal. No Centro e Sul, esse sinal deverá ser menos pronunciado.

Leia também: Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve Cultura

‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves

09:04 22 Setembro, 2026 09:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Público poderá descobrir diferentes técnicas e linguagens do cinema de animação em sessões gratuitas no Teatro Mascarenhas Gregório

Algarve Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:27 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao "abrir horizontes" e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Algarve Desporto

Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra

07:20 22 Setembro, 2026 07:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Flávio Pello venceu todos os combates por ippon e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria de cadetes

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve, Cultura

‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves

09:04 22 Setembro, 2026 09:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Público poderá descobrir diferentes técnicas e linguagens do cinema de animação em sessões gratuitas no Teatro Mascarenhas Gregório

Algarve, Cultura

São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve

08:20 22 Setembro, 2026 08:32 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos dos museus de São Brás, Portimão e Lyceu de Faro promovem a segunda edição do encontro regional a 10 de outubro

Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:27 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao "abrir horizontes" e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve, Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Algarve, Desporto

Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra

07:20 22 Setembro, 2026 07:07 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Flávio Pello venceu todos os combates por ippon e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria de cadetes

Últimas Notícias

  • ‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves
    ‘Monstra à Solta’ leva cinema de animação ao Teatro Mascarenhas Gregório em Silves
  • São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
    São Brás de Alportel recebe 2.º Encontro dos Grupos de Amigos de Museus do Algarve
  • Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
    Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência
  • Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
    Atleta de Lagos conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Coimbra
  • Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
    Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

Opinião

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento