Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Mulher na rua com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Bolsa polar a caminho de Portugal: chega neste dia e traz chuva ‘congelante’ e frio de ‘rachar’ a estas regiões

Uma bolsa de frio polar aproxima-se e pode mudar o tempo de forma brusca: saiba quando chega a Portugal e que regiões serão mais afetadas

06:00 25 Dezembro, 2025 16:53 25 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tempo em Portugal volta a mudar de forma significativa depois do Natal: as previsões para sexta-feira, 26 de dezembro, apontam para a intensificação de uma bolsa de ar frio polar, com temperaturas que poderão descer até aos cinco graus negativos em várias regiões do país. A grande incerteza está na possibilidade de precipitação associada a este ar frio, um cenário que poderá trazer episódios localizados de neve ou mesmo chuva congelante.

De acordo com a análise meteorológica do Luso Meteo, site especializado em meteorologia, o anticiclone deverá manter-se posicionado muito a norte, sobre o Reino Unido, permitindo a continuação do fluxo de leste. A diferença em relação aos dias 24 e 25 está no facto de esta massa de ar frio poder ganhar humidade ao interagir com o Atlântico, criando condições para precipitação, algo que não estava previsto durante o período natalício.

Segundo a mesma fonte, a trajetória exata desta bolsa de ar frio e a sua interação com uma pequena depressão a oeste da Península Ibérica serão determinantes. Mesmo a menos de 24 horas do evento, os detalhes continuam envoltos em incerteza, com os principais modelos meteorológicos a apresentarem cenários bastante distintos.

Frio intenso é o cenário mais seguro

Apesar das dúvidas quanto à precipitação, há um ponto em que os especialistas concordam. Vai estar muito frio. A combinação de ar polar e inversão térmica poderá levar a mínimas muito baixas, sobretudo no Norte e Centro, com valores próximos dos cinco graus negativos em zonas interiores e baixas.

De acordo com o Luso Meteo, a madrugada de quinta para sexta-feira, de 25 para 26 de dezembro, será particularmente crítica. Estão previstas fortes geadas e formação de gelo, o que torna a condução potencialmente perigosa, sobretudo em estradas secundárias e zonas montanhosas. A recomendação é clara: máxima precaução nas deslocações.

Chuva, neve ou chuva congelante?

A grande incógnita prende-se com a precipitação. Para já, parece mais provável que os aguaceiros se concentrem no litoral, em especial no Norte. Dependendo da intensidade do frio à superfície e da temperatura em altitude, poderão surgir diferentes fenómenos.

Segundo explica o Luso Meteo, no litoral Norte, distritos como Viana do Castelo, Braga e Porto poderão registar, sobretudo durante a manhã de sexta-feira, episódios de neve entre os 200 e os 400 metros de altitude. Mais perto do litoral e abaixo dessas cotas, não se exclui a ocorrência de chuva congelante, um fenómeno menos comum, mas potencialmente perigoso, já que a chuva congela ao contacto com superfícies frias.

Este cenário acontece quando a temperatura junto ao solo é negativa, mas em altitude e ao nível das nuvens é positiva, impedindo a formação de neve clássica. No restante litoral, a precipitação deverá cair maioritariamente sob a forma de chuva. No interior, especialmente no Norte, não estão descartadas surpresas, mas, para já, não existe uma previsão concreta.

Previsão para sexta-feira, 26 de dezembro

Em Portugal Continental, espera-se céu muito nublado, com abertas mais frequentes no Interior Centro e Sul, onde poderão ocorrer bons períodos de sol. Existe probabilidade de aguaceiros no litoral Norte e Centro a partir da manhã, podendo estender-se pontualmente ao Interior Norte.

Esses aguaceiros poderão ser de neve acima dos 200 a 400 metros na região Norte, com possibilidade de chuva congelante em alguns locais.

As temperaturas mínimas deverão ser negativas em grande parte do Norte e Centro, exceto junto ao litoral, e entre 0 e 5 graus no restante território. As máximas dependerão muito da nebulosidade, com muitos locais a não ultrapassarem os 5 graus e apenas algumas regiões mais abrigadas a chegarem aos 12 ou 13 graus. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já emitiu aviso amarelo devido ao frio.

O vento soprará de nordeste, geralmente fraco, podendo rodar para leste e aumentar ligeiramente de intensidade durante a tarde, agravando a sensação térmica de frio.

Açores e Madeira

Nos Açores, prevê-se céu muito nublado, com boas abertas em várias ilhas. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos, assim como nevoeiros, sobretudo nos grupos Central e Oriental. O mar deverá manter-se relativamente calmo.

Na Madeira, o dia será marcado por céu muito nublado, com abertas ocasionais nas encostas voltadas a sul. Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, geralmente fracos a moderados, e vento de noroeste moderado a forte. As temperaturas descem ligeiramente, ficando abaixo da média para a época.

Em resumo, o pós-Natal promete um cenário tipicamente invernal, com frio intenso garantido e uma elevada incerteza quanto à precipitação. Se a neve vai ou não surpreender, como aconteceu em 2009, é algo que só as próximas horas irão esclarecer.

Leia também: Massa de ar siberiana traz frio ‘extremo’ a Portugal: esta será a madrugada mais gelada da semana com neve e -6 ºC nestas regiões

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Algarve

PSP detém jovem de 20 anos por tráfico de droga em Tavira

15:40 16 Janeiro, 2026 15:45 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Detenção ocorreu durante uma operação da Escola Segura com apoio da Brigada de Investigação Criminal

Avaliador de automóveis usados. Crédito: Freepik AI
Auto

Um carro para a vida: estas são as três marcas que menos visitam a oficina

11:00 16 Janeiro, 2026 22:23 16 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Estudo americano revela os carros usados mais fiáveis com idades entre 5 e 10 anos. Saiba quais são as marcas que lideram o ranking

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Reformada a viver no carro. Crédito: Freepik AI
Europa

Reformada de 74 anos dorme no carro para sobreviver (e não é por falta de casa)

14:00 16 Janeiro, 2026 01:47 16 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Francesa reformada prefere enfrentar o frio extremo num Twingo a suportar o que sente dentro de casa. Entenda o fenómeno por trás desta fuga.

Algarve Economia

Orçamento municipal de Tavira sobe para 61,5 milhões de euros em 2026

18:40 16 Janeiro, 2026 18:28 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação de unidades de saúde e construção de habitação social integram prioridades do orçamento de Tavira

Edifício da Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social avisa todos os utilizadores: prepare-se para as novas alterações ou poderá ‘perder o acesso’

12:40 16 Janeiro, 2026 12:25 16 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O acesso ao Portal da Segurança Social vai mudar em breve com novos procedimentos que os utilizadores vão notar

Frio intenso em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘irracional’ a caminho da Europa e Portugal pode ser vítima: fenómeno “besta de leste” traz temperaturas geladas e estas serão as zonas mais expostas

18:00 16 Janeiro, 2026 09:29 16 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

As próximas semanas na Europa podem ser marcadas por um fenómeno chamado "besta de leste", que traz frio invulgar e pode afetar Portugal

Algarve Economia

Campanha “Um Natal Especial” entrega prémios em Loulé

18:20 16 Janeiro, 2026 17:48 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia entregou ainda cheques de 30 mil euros a consumidores que compraram no comércio local durante o Natal

Projeto das novas torres em Lisboa.
Economia Nacional

Duas torres ‘gigantes’ vão ser construídas nesta cidade portuguesa: este será o valor mínimo dos apartamentos

15:30 15 Janeiro, 2026 14:58 15 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto residencial vai nascer numa área central de uma grande cidade portuguesa e vai contar com duas torres 'gigantes'

Idosa a escolher pão na padaria. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Se vir isto numa padaria, “fuja”: chef com estrela Michelin avisa sobre o erro comum ao escolher pão

19:00 15 Janeiro, 2026 18:45 15 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A chef com estrela Michelin revelou os cinco sinais que a fazem desconfiar de uma padaria/pastelaria. Detalhes simples, mas podem poupar evitar desilusões

Cidade sob mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal de peso’: chuva intensa e vento forte prometem atingir estas regiões de Portugal

14:50 15 Janeiro, 2026 17:17 16 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Frio polar traz chuva intensa e vento forte para Portugal. Fim de semana marcado por mau tempo e instabilidade

Mulher no quarto.
Tempo

Ouviu barulho em casa pelas 23:21 h deste dia? IPMA esclarece fenómeno natural registado nestes dois distritos

16:40 15 Janeiro, 2026 16:29 15 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Ruído sentido ao final da noite surpreendeu vários concelhos do norte do país e o IPMA esclarece o que se passou

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto

IMT avisa condutores: veículos que não cumpram estes requisitos podem ser apreendidos (e não só)

17:00 14 Janeiro, 2026 15:46 14 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Regras e fiscalização sobre veículos em circulação em Portugal, com referência a obrigações legais em vigor

Algarve Cultura

Albano Jerónimo protagoniza “Veneno” em Loulé

07:15 15 Janeiro, 2026 06:56 15 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo do Teatro Nacional 21, "Veneno", aborda violência doméstica e decadência familiar a 7 de fevereiro, no Cineteatro Louletano

Homem contente deitado na relva. Crédito: Freepik
Europa

Era cozinheiro profissional, largou tudo e aos 59 anos chega a fazer 100€ por hora: “Aqui tens vida”

17:00 16 Janeiro, 2026 13:01 16 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Ángel deixou uma profissão estável para abraçar uma nova vida em Tenerife. Saiba quanto fatura este vendedor num dia bom e os riscos que corre

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Algarve

PSP detém jovem de 20 anos por tráfico de droga em Tavira

15:40 16 Janeiro, 2026 15:45 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Detenção ocorreu durante uma operação da Escola Segura com apoio da Brigada de Investigação Criminal

Avaliador de automóveis usados. Crédito: Freepik AI
Auto

Um carro para a vida: estas são as três marcas que menos visitam a oficina

11:00 16 Janeiro, 2026 22:23 16 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Estudo americano revela os carros usados mais fiáveis com idades entre 5 e 10 anos. Saiba quais são as marcas que lideram o ranking

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Reformada a viver no carro. Crédito: Freepik AI
Europa

Reformada de 74 anos dorme no carro para sobreviver (e não é por falta de casa)

14:00 16 Janeiro, 2026 01:47 16 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Francesa reformada prefere enfrentar o frio extremo num Twingo a suportar o que sente dentro de casa. Entenda o fenómeno por trás desta fuga.

Algarve, Economia

Orçamento municipal de Tavira sobe para 61,5 milhões de euros em 2026

18:40 16 Janeiro, 2026 18:28 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação de unidades de saúde e construção de habitação social integram prioridades do orçamento de Tavira

Edifício da Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social avisa todos os utilizadores: prepare-se para as novas alterações ou poderá ‘perder o acesso’

12:40 16 Janeiro, 2026 12:25 16 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O acesso ao Portal da Segurança Social vai mudar em breve com novos procedimentos que os utilizadores vão notar

Frio intenso em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘irracional’ a caminho da Europa e Portugal pode ser vítima: fenómeno “besta de leste” traz temperaturas geladas e estas serão as zonas mais expostas

18:00 16 Janeiro, 2026 09:29 16 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

As próximas semanas na Europa podem ser marcadas por um fenómeno chamado "besta de leste", que traz frio invulgar e pode afetar Portugal

Algarve, Economia

Campanha “Um Natal Especial” entrega prémios em Loulé

18:20 16 Janeiro, 2026 17:48 16 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia entregou ainda cheques de 30 mil euros a consumidores que compraram no comércio local durante o Natal

Projeto das novas torres em Lisboa.
Economia, Nacional

Duas torres ‘gigantes’ vão ser construídas nesta cidade portuguesa: este será o valor mínimo dos apartamentos

15:30 15 Janeiro, 2026 14:58 15 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto residencial vai nascer numa área central de uma grande cidade portuguesa e vai contar com duas torres 'gigantes'

Idosa a escolher pão na padaria. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Se vir isto numa padaria, “fuja”: chef com estrela Michelin avisa sobre o erro comum ao escolher pão

19:00 15 Janeiro, 2026 18:45 15 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A chef com estrela Michelin revelou os cinco sinais que a fazem desconfiar de uma padaria/pastelaria. Detalhes simples, mas podem poupar evitar desilusões

Cidade sob mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal de peso’: chuva intensa e vento forte prometem atingir estas regiões de Portugal

14:50 15 Janeiro, 2026 17:17 16 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Frio polar traz chuva intensa e vento forte para Portugal. Fim de semana marcado por mau tempo e instabilidade

Mulher no quarto.
Tempo

Ouviu barulho em casa pelas 23:21 h deste dia? IPMA esclarece fenómeno natural registado nestes dois distritos

16:40 15 Janeiro, 2026 16:29 15 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Ruído sentido ao final da noite surpreendeu vários concelhos do norte do país e o IPMA esclarece o que se passou

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto

IMT avisa condutores: veículos que não cumpram estes requisitos podem ser apreendidos (e não só)

17:00 14 Janeiro, 2026 15:46 14 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Regras e fiscalização sobre veículos em circulação em Portugal, com referência a obrigações legais em vigor

Algarve, Cultura

Albano Jerónimo protagoniza “Veneno” em Loulé

07:15 15 Janeiro, 2026 06:56 15 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo do Teatro Nacional 21, "Veneno", aborda violência doméstica e decadência familiar a 7 de fevereiro, no Cineteatro Louletano

Homem contente deitado na relva. Crédito: Freepik
Europa

Era cozinheiro profissional, largou tudo e aos 59 anos chega a fazer 100€ por hora: “Aqui tens vida”

17:00 16 Janeiro, 2026 13:01 16 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Ángel deixou uma profissão estável para abraçar uma nova vida em Tenerife. Saiba quanto fatura este vendedor num dia bom e os riscos que corre

Últimas Notícias

  • Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa
    Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa
  • Orçamento municipal de Tavira sobe para 61,5 milhões de euros em 2026
    Orçamento municipal de Tavira sobe para 61,5 milhões de euros em 2026
  • “Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data
    “Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data
  • Campanha “Um Natal Especial” entrega prémios em Loulé
    Campanha “Um Natal Especial” entrega prémios em Loulé
  • Restaurante Don Sebastião dá vida ao centro histórico de Lagos desde 1979: peixe e marisco são protagonistas na carta
    Restaurante Don Sebastião dá vida ao centro histórico de Lagos desde 1979: peixe e marisco são protagonistas na carta
  • Frio ‘irracional’ a caminho da Europa e Portugal pode ser vítima: fenómeno “besta de leste” traz temperaturas geladas e estas serão as zonas mais expostas
    Frio ‘irracional’ a caminho da Europa e Portugal pode ser vítima: fenómeno “besta de leste” traz temperaturas geladas e estas serão as zonas mais expostas

Opinião

  • Depois dos Romanos, novos povos | Por José Manuel do Carmo
    Depois dos Romanos, novos povos | Por José Manuel do Carmo
  • Património: os monumentos nacionais | Por Jorge Queiroz
    Património: os monumentos nacionais | Por Jorge Queiroz
  • O lobbying do voto nas presidenciais: da inexistência do mal menor à política do distanciamento | Por Cobramor
    O lobbying do voto nas presidenciais: da inexistência do mal menor à política do distanciamento | Por Cobramor
  • A Filosofia como Arte de Viver | Por Maria João Neves
    A Filosofia como Arte de Viver | Por Maria João Neves
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Oulu 2026, o palco da “mudança climática cultural” | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, o palco da “mudança climática cultural” | Por João Palmeiro
  • Reprogramação do Algarve 2030 garante execução acima da meta
    Reprogramação do Algarve 2030 garante execução acima da meta
  • Europa Criativa em destaque em sessões de esclarecimento na CCDR Algarve
    Europa Criativa em destaque em sessões de esclarecimento na CCDR Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal