Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A segunda metade de agosto poderá trazer uma mudança temporária no estado do tempo em Portugal, com chuva e trovoada previstas para algumas regiões já no dia 15. As projeções mais recentes do modelo europeu apontam para a passagem de uma depressão isolada sobre a Península Ibérica, antes de um eventual regresso a condições mais estáveis nos dias seguintes.

Apesar de a tendência geral para a segunda metade do mês apontar para alguma estabilidade atmosférica, poderão surgir interrupções pontuais provocadas por perturbações que afetem o território português.

As previsões do site especializado em meteorologia Meteored apontam, em particular, para uma alteração do estado do tempo no dia 15 de agosto, com possibilidade de precipitação e trovoada em algumas zonas de Portugal continental.

Bloqueio atmosférico continua a marcar o cenário europeu

No início da segunda quinzena de agosto, o padrão atmosférico deverá continuar condicionado por uma situação de Bloqueio Escandinavo, caracterizada pela persistência de altas pressões sobre a Escandinávia e parte do leste da Europa.

Este tipo de configuração interfere com a circulação habitual das massas de ar de oeste para leste, podendo alterar a trajetória das depressões e dos sistemas frontais que atravessam o continente europeu.

Ainda assim, a presença deste bloqueio em grande escala não impede a formação de depressões isoladas ou de fenómenos meteorológicos mais localizados. É precisamente neste contexto que uma depressão isolada poderá desenvolver-se sobre a Península Ibérica e influenciar o estado do tempo em Portugal.

Chuva e trovoada poderão chegar a 15 de agosto

As projeções apontam para o dia 15 de agosto como um dos momentos de maior instabilidade durante este período.

A depressão localizada sobre a Península Ibérica poderá favorecer a ocorrência de precipitação sobretudo nas regiões do interior Norte e Centro do país.

Além da chuva, existe também possibilidade de formação de trovoadas, que poderão apresentar uma distribuição mais abrangente do que a precipitação prevista.

De acordo com a mesma fonte, as regiões do interior Norte e Centro surgem, assim, como aquelas onde a instabilidade poderá fazer-se sentir com maior intensidade, embora a evolução concreta continue dependente da posição e trajetória da depressão.

Crista Atlântica poderá trazer maior estabilidade

Após este episódio, as tendências do modelo europeu ECMWF apontam para uma alteração gradual do padrão atmosférico.

A partir de 17 de agosto, a chamada Crista Atlântica poderá ganhar maior influência sobre o Atlântico Norte, favorecendo um cenário de maior estabilidade em Portugal.

Este padrão caracteriza-se pela expansão de uma zona de altas pressões sobre o Atlântico, funcionando como uma espécie de barreira à progressão das depressões em direção à Europa Ocidental. Caso esta configuração se confirme, Portugal poderá ficar menos exposto às perturbações atlânticas, sobretudo nas regiões próximas do litoral.

Por volta de 17 de agosto, as altas pressões poderão já estar posicionadas mais a norte no Atlântico, contribuindo para tempo mais seco e estável em grande parte do território.

Sul poderá ter nova alteração a 18 de agosto

Apesar da tendência de estabilização, o cenário poderá voltar a sofrer uma pequena alteração no dia 18 de agosto. Algumas regiões do Sul poderão registar uma descida temporária das temperaturas, acompanhada pela possibilidade de ocorrência de precipitação.

Esta mudança deverá, contudo, ser de curta duração, uma vez que as atuais projeções apontam para uma recuperação das temperaturas nos dias seguintes, de acordo com a mesma fonte. Até cerca de 21 de agosto, mantém-se assim uma tendência favorável a condições geralmente estáveis em grande parte do país.

O que poderá acontecer até ao final de agosto?

A evolução do estado do tempo durante a última semana de agosto permanece mais incerta. As previsões sub-sazonais continuam a atribuir alguma importância à Crista Atlântica durante a segunda metade do mês, cenário que poderá favorecer períodos prolongados de estabilidade atmosférica em Portugal. No entanto, previsões feitas com esta antecedência devem ser interpretadas como tendências e probabilidades, uma vez que os modelos meteorológicos podem sofrer alterações significativas entre atualizações.

A posição das altas pressões, bem como o desenvolvimento de eventuais depressões isoladas, serão determinantes para perceber se o tempo mais estável conseguirá manter-se até ao final de agosto.

Leia também: Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Nacional

Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro

13:20 24 Setembro, 2026 12:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite de tempo para recolher o documento num balcão dos Registos e a contagem começa logo na data em que foi feito o pedido

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Estádio Algarve.
Algarve

Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups

14:32 24 Setembro, 2026 14:33 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto quer aproximar empresas da Universidade do Algarve, reter talento e criar oportunidades em setores de maior conhecimento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Papa Leão XIV.
Mundo Nacional

Papa Leão XIV ainda não respondeu ao convite para visitar Portugal em 2027: “Ainda não obtive resposta”

14:20 24 Setembro, 2026 13:42 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Papa Leão XIV foi convidado a visitar Portugal em 2027, mas António José Seguro revelou que ainda não recebeu uma resposta do Sumo Pontífice

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Viagem de avião.
Branded Content Pub Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Opinião Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve Ensino Política

PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior

12:52 24 Setembro, 2026 12:57 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cristóvão Norte reconhece progressos, mas defende que o trabalho deve continuar enquanto houver alunos sem professor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia Nacional

O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar

12:40 24 Setembro, 2026 12:05 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma data de validade indicada por mês e ano não significa que o cartão deixe de funcionar logo no primeiro dia desse mês

Algarve Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 13:38 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Nacional

Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro

13:20 24 Setembro, 2026 12:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite de tempo para recolher o documento num balcão dos Registos e a contagem começa logo na data em que foi feito o pedido

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Estádio Algarve.
Algarve

Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups

14:32 24 Setembro, 2026 14:33 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto quer aproximar empresas da Universidade do Algarve, reter talento e criar oportunidades em setores de maior conhecimento

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Papa Leão XIV.
Mundo, Nacional

Papa Leão XIV ainda não respondeu ao convite para visitar Portugal em 2027: “Ainda não obtive resposta”

14:20 24 Setembro, 2026 13:42 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Papa Leão XIV foi convidado a visitar Portugal em 2027, mas António José Seguro revelou que ainda não recebeu uma resposta do Sumo Pontífice

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Viagem de avião.
Branded Content, Pub, Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Opinião, Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve, Ensino, Política

PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior

12:52 24 Setembro, 2026 12:57 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cristóvão Norte reconhece progressos, mas defende que o trabalho deve continuar enquanto houver alunos sem professor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar

12:40 24 Setembro, 2026 12:05 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma data de validade indicada por mês e ano não significa que o cartão deixe de funcionar logo no primeiro dia desse mês

Algarve, Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 13:38 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Últimas Notícias

  • Tem carro com matrícula de setembro? Tem até esta data para pagar o IUC
    Tem carro com matrícula de setembro? Tem até esta data para pagar o IUC
  • Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups
    Estádio Algarve vai ter centro tecnológico de 3,5 milhões para atrair empresas e startups
  • Papa Leão XIV ainda não respondeu ao convite para visitar Portugal em 2027: “Ainda não obtive resposta”
    Papa Leão XIV ainda não respondeu ao convite para visitar Portugal em 2027: “Ainda não obtive resposta”
  • Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio
    Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio
  • Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro
    Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro

Opinião

  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento