Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Tavira distingue homens do mar no Dia Nacional do Pescador

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe na próxima terça-feira, 31 de Maio, pelas 15 horas, a cerimónia de homenagem a quatro marítimos do concelho, seguindo-se, pelas 16 horas, uma celebração eucarística, na Igreja de Nossa Senhora das Ondas.. A celebração, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, consiste no reconhecimento […]

17:26 29 Maio, 2017 12:28 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Homens do mar vão ser homenageados no Dia Nacional do Pescador

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe na próxima terça-feira, 31 de Maio, pelas 15 horas, a cerimónia de homenagem a quatro marítimos do concelho, seguindo-se, pelas 16 horas, uma celebração eucarística, na Igreja de Nossa Senhora das Ondas..

A celebração, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, consiste no reconhecimento e valorização de uma vida dedicada ao mar. Acácio Afonso Chagas (Cabanas), Apolinário da Piedade Baptista (Santa Luzia), Artur Afonso da Silva Maximiano e Rogério da Conceição Galhardo (Tavira) são os homenageados deste ano.

Acácio Chagas ingressou na vida marítima com 11 anos

Acácio Afonso Chagas nasceu, em 1943, em Cabanas de Tavira, onde viveu até 1980, altura em que se mudou para Tavira. Descendente de uma família de pescadores, ingressou na vida marítima com 11 anos, tendo feito uma paragem aos 20 anos, devido à prestação de serviço militar, na Guiné, em 1965.

Viveu como emigrante e ainda como mecânico, altura em que decidiu adquirir a sua primeira embarcação “Glória Maria”, em 1970. Após esta, outras se seguiram, nomeadamente, o “Chaguinhas”, o “1.º do Ano” e o “Rei dos Reis”. Ofereceu, ainda, ao seu filho, o “Panito”. Mais tarde, em parceria com o seu filho adquiriu o “Panitinho”, passando, assim, a ter três embarcações no activo.

No entanto, por falta de camaradas para trabalhar, Acácio Chagas foi obrigado a abater o “Panito” e, posteriormente, a vender o “Rei dos Reis”, o qual veio a ser substituído pelo “O Trocas”.

Reformou-se, aos 63 anos, sem ter sofrido qualquer acidente e, desde então, embora a saudade seja grande, não voltou a exercer a sua profissão. Actualmente, mantém, no mar “O Trocas” e o “Panitinho” e integra a Associação de Armadores e Pescadores de Tavira (APTAV).

Apolinário Baptista iniciou-se na arte de arrastar com 11 anos

Apolinário da Piedade Baptista nasceu, em 1946, e com apenas 11 anos iniciou a sua actividade como marítimo na arte de arrastar, seguindo-se os alcatruzes.

Aos 14 anos passou pela “Fragata de Lisboa”, mas logo regressou a Santa Luzia. Foi, com 16 anos, que Apolinário ingressou, na pesca do bacalhau, em Lisboa, onde trabalhou dez anos como mestre de salga.

Já adulto voltou à sua terra natal, tendo comprado um bote para a pesca do polvo. Trabalhou no “Cabo Branco” como pescador e mestre. Até aos 58 anos foi mestre de embarcações, reformando-se aos 62 anos. Em 1999, foi campeão de pesca artesanal (polvo), entre a Fuseta e Vila Real de Santo António.

Artur Maximiano começou a trabalhar aos 12 anos na pesca da sardinha

Artur Afonso da Silva Maximiano nasceu, em 1935, na localidade de Castro Marim, mas vive, em Tavira, desde os nove anos. Começa a trabalhar como aprendiz aos 12 anos, na pesca da sardinha, através da Escola de Pesca de Tavira.

No período em que as embarcações se encontravam em terra para reparações, Artur trabalhava nos barcos à vela. Com 20 anos resolveu voltar para a pesca da sardinha, mantendo-se durante nove anos. Trabalhou, na pesca do biqueirão, em Marrocos e Matosinhos.

Foi numa destas viagens que Artur viveu o seu maior susto no mar. Ao largo da Nazaré, a embarcação onde seguia apanhou uma tempestade e o barco ficou à deriva, devido a uma avaria. Foi comunicado o sinal de alerta, mas esse não foi bem-sucedido, só a Emissora Nacional de Faro recebeu o pedido de ajuda e alertou a Penhispesca. Foram momentos de aflição, na proa do barco, preso a uma guia que saía do mastro para tentar avistar uma embarcação. Só ao escurecer chegou a ajuda de uma traineira que rebocou, com alguns sobressaltos, toda a tripulação, até Peniche.

Acabou por abandonar a pesca da sardinha e dedicou-se à pesca artesanal como mestre da sua embarcação “Maria Artur”.

Voltou a viver momentos de aflição perante a força do mar, os quais permanecem na sua memória e história de vida. Apesar da sua paixão pela pesca, Artur teve de deixar a faina, devido a problemas de saúde.

Rogério Galhardo tem dedicado a sua vida à sua grande paixão: o mar

Rogério da Conceição Galhardo nasceu, em 1947, em Tavira. Ainda muito jovem, logo após terminar a 4.ª classe, começou a trabalhar nos barcos que faziam a travessia entre as Quatro-Águas e a Ilha de Tavira, seguindo-se uma passagem por uma oficina.

Aos 16 anos impulsionado pela sua mãe, Rogério foi trabalhar com o Mestre Jaime (Armador no Barril), tarefa que agarrou com responsabilidade. No Inverno, período de interrupção da armação, dedicava-se à pesca com rede de malha, na costa espanhola, com a embarcação “Gonçalinho”.

Numa destas jornadas, com cerca de 17 anos, Rogério Galhardo, no regresso de Punta Umbria, foi apanhado num forte vendaval. O casco do barco cedeu, seguindo-se momentos de angústia ao tentar retirar água borda fora para que o barco não se afundasse. A tripulação foi socorrida por um arrasto espanhol que a encaminhou até à barra da Ilha Cristina.

Aos 19 anos, ausentou-se, provisoriamente, do mar para cumprir o serviço militar.

De regresso à sua terra, dedicou-se à apanha de bivalves. Mas, Rogério sentia necessidade de ir mais além, foi, então, que, juntamente com o seu primo, adquiriu o seu primeiro barco “Roberto”, seguindo-se a compra de uma embarcação de maior porte que o permitia fazer faina, na costa espanhola. Por contrariedades da vida e, dada a crise do setor, o abate do mar foi inevitável.

Optou por uma embarcação um pouco mais pequena “Praia de Cabanas” que se mantém até hoje.

Actualmente, por motivos de saúde, está impossibilitado de fazer o que mais gosta, contudo, não passa um dia que não esteja junto da sua embarcação, pois segundo afirma “o mar é uma paixão que não se consegue explicar, sente-se!”.

A autarquia tavirense comemora, uma vez mais, esta data com “o intuito de enaltecer a profissão e reconhecer a importância que este sector representa na economia local, regional e nacional”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia Europa Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Empresário no escritório.
Economia, Europa, Nacional

Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

10:10 22 Julho, 2026 16:28 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo estudo revela que Portugal continua entre os países onde as empresas mais se atrasam a pagar aos fornecedores

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Últimas Notícias

  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
  • Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
    Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
  • Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
    Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
  • Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
    Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
  • Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
    Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento