Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Política

Tavira: Centro de Meios Aéreos de Cachopo vai reforçar cooperação com Espanha

A ministra Ana Abrunhosa destacou que se trata de “um projeto financiado com fundos europeus” da cooperação transfronteiriça, que aprofundará o trabalho conjunto entre o Algarve e a província espanhola de Huelva

14:42 2 Maio, 2023 14:45 2 Maio, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As obras do Centro de Meios Aéreos de Cachopo, no concelho de Tavira, devem estar concluídas até setembro e vão contribuir para a cooperação transfronteiriça na Proteção Civil com Espanha, disse esta terça-feira a ministra da Coesão territorial.

Ana Abrunhosa visitou hoje os trabalhos em curso no Centro de Meios Aéreos de Cachopo, no âmbito de uma visita a várias obras realizadas com fundos europeus em Tavira e Loulé, e disse aos jornalistas que esse investimento, orçado em 2,3 milhões de euros, é um “exemplo” de uma “excelente aplicação de fundos comunitários”.

“Temos aqui o edifício que vai servir para a Proteção Civil, para uma equipa que acompanhe aqui o combate a incêndios, um espaço para uma pista para meios aéreos, e é sobretudo, um exemplo, porque este projeto resulta da cooperação com Espanha”, afirmou a governante, após ter percorrido as obras daquele centro de meios aéreos no distrito de Faro.

A ministra destacou que se trata de “um projeto financiado com fundos europeus” da cooperação transfronteiriça, que aprofundará o trabalho conjunto entre o Algarve e a província espanhola de Huelva.

O trabalho realizado no âmbito da Proteção Civil vai envolver, para além do edifício de apoio e da pista para a aterragem de helicópteros, a partilha de boas práticas e a formação, assinalou.

“Na área da proteção civil, a cooperação com Espanha está muito avançada. Nós partilhamos uma fronteira, o fogo não conhece fronteiras, infelizmente, e por vezes o corredor de fogos vem da zona de Huelva para este território. E, portanto, há aqui um combate aos incêndios que exige cooperação também”, considerou.

Centro de meios aéreos permitirá dar uma resposta mais rápida em caso de incêndio florestal

Ana Abrunhosa lembrou que Cachopo se localiza numa zona de serra, a 40 quilómetros do litoral e da sede de concelho, sendo que o centro de meios aéreos permitirá dar uma resposta mais rápida em caso de incêndio florestal, embora inclua também as componentes da “pedagogia para a população e para os agentes do território” e da “formação para os profissionais”.

A ministra da Coesão Territorial disse ainda que outro dos objetivos é que este centro de meios aéreos possa, no futuro, passar a ser “uma infraestrutura definitiva”, em vez de estar só operacional durante o período de maior risco de incêndios.

“Em vez de os profissionais viverem em instalações provisórias, vai permitir-lhes que fiquem aqui todo o ano, isso é muito importante, uma vez que deixámos de ter um calendário previsível para incêndios e para estas ocorrências extremas”, afirmou, sublinhando que o novo equipamento permitirá ter “uma equipa permanente no território”.

Ana Abrunhosa destacou que está já “grande parte do país em risco elevado de incêndio” e o calor extremo tem vindo a aumentar os níveis de seca, para além da falta de chuva, fatores que incrementam o risco de incêndio para épocas fora do habitual período de incêndios.

“E nós sentimos que já não há um calendário que divide o período de elevado risco do período de baixo risco. Com as alterações climáticas, sentimos que isso acontece e estas infraestruturas têm de estar cá permanentemente, mesmo que estejam com mais pessoas nos períodos de maior risco”, referiu.

Centro tem como objetivo dar condições a bombeiros, pilotos e elementos da GNR

A presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, afirmou que o centro tem como objetivo, em primeiro lugar, dar condições a bombeiros, pilotos e elementos da GNR que participam no dispositivo de combate a incêndios entre 15 de maio e 15 de outubro, garantindo todos os meios para haver uma resposta imediata.

“Por outro lado, o objetivo maior sempre era que o helicóptero ficasse em permanência para aumentarmos em muito a resposta, porque estamos a 40 quilómetros de Tavira e um carro de bombeiros para chegar cá demora uma hora e meia a duas horas, portanto ter aqui um helicóptero implica uma resposta imediata”, argumentou.

Questionada sobre os prazos para conclusão dos trabalhos, Ana Paula Martins disse que as obras têm de estar concluídas até julho, para aproveitar o financiamento de 60% dos fundos comunitários, mas a pista deve estar concluída até 30 de junho para “poder já este ano ter aqui o helicóptero” a funcionar.

Governo reconhece relevante interesse público da construção do Centro de Meios Aéreos de Cachopo
Construção do Centro de Meios Aéreos de Cachopo custa 2,5 milhões de euros

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve Cultura

Albufeira homenageia cinco escritoras algarvias no aniversário de Diamantina Negrão

16:30 4 Novembro, 2026 16:34 4 Novembro, 2026

Documentário, poesia e música dão voz a cinco escritoras algarvias numa homenagem a Diamantina Negrão, a 7 de novembro, em Albufeira

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve Economia Opinião

O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe

15:00 3 Novembro, 2026 15:14 3 Novembro, 2026

"O turismo pode funcionar todos os dias. Mas a vida de quem nele trabalha não pode ficar permanentemente à espera de uma folga"

Beatriz Godinho. Crédito: IMDb
Economia Nacional

Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”

19:00 4 Novembro, 2026 13:59 4 Novembro, 2026

Atriz Beatriz Godinho revelou quanto paga por um quarto em Lisboa e respondeu às críticas à sua participação nos protestos pelo direito à habitação

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve, Cultura

Albufeira homenageia cinco escritoras algarvias no aniversário de Diamantina Negrão

16:30 4 Novembro, 2026 16:34 4 Novembro, 2026

Documentário, poesia e música dão voz a cinco escritoras algarvias numa homenagem a Diamantina Negrão, a 7 de novembro, em Albufeira

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve, Economia, Opinião

O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe

15:00 3 Novembro, 2026 15:14 3 Novembro, 2026

"O turismo pode funcionar todos os dias. Mas a vida de quem nele trabalha não pode ficar permanentemente à espera de uma folga"

Beatriz Godinho. Crédito: IMDb
Economia, Nacional

Beatriz Godinho paga 700 euros por um quarto e vive com outras sete pessoas: “Sacrifício com retorno zero”

19:00 4 Novembro, 2026 13:59 4 Novembro, 2026

Atriz Beatriz Godinho revelou quanto paga por um quarto em Lisboa e respondeu às críticas à sua participação nos protestos pelo direito à habitação

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Europe Direct Algarve

Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos

16:55 4 Novembro, 2026 16:53 4 Novembro, 2026

Investimento aprovado no âmbito do ALGARVE 2030 pretende modernizar as redes de abastecimento e reduzir o desperdício de água através da tecnologia

Últimas Notícias

  • Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
    Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal