Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Mundo, Nacional

Suíça desvenda mistério dos buracos nos queijos

O mistério dos buracos no queijo suíço foi finalmente desvendado, após um século de investigação, com a conclusão de que são provocados por pequenas partículas de feno que caem no leite durante a ordenha das vacas. O anúncio da descoberta foi feito ontem, quinta-feira, pelas autoridades científicas da Confederação Helvética que se dedicaram ao […]

11:29 29 Maio, 2015 12:31 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Produtores sabem agora que podem controlar o número de buracos desejados nos seus queijos

O mistério dos buracos no queijo suíço foi finalmente desvendado, após um século de investigação, com a conclusão de que são provocados por pequenas partículas de feno que caem no leite durante a ordenha das vacas.

O anúncio da descoberta foi feito ontem, quinta-feira, pelas autoridades científicas da Confederação Helvética que se dedicaram ao estudo do fenómeno: os investigadores do Agroscope, o instituto das ciências alimentares, sediado em Berna, associados aos do Laboratório Federal Suíço de Testes de Materiais e Investigação (Empa).

Os famosos buracos em queijos como o Emmental e o Appenzell resultam dos gases produzidos pelas partículas de feno durante o processo de fermentação, explicou o Agroscope em comunicado.

O enigma dos buracos no queijo, que “fascinava tanto as crianças quanto os adultos”, está por fim resolvido, congratulou-se o Agroscope.

Os buracos tendem a desaparecer depois de o leite ter passado a ser extraído por meio de técnicas mais modernas, constataram os investigadores.

“É o desaparecimento do tradicional balde“, colocado sob o úbere da vaca, substituído por técnicas mais modernas e mais higiénicas que está na origem do desaparecimento dos buracos, disse um porta-voz do Agroscope citado pela agência de notícias francesa AFP.

Segundo o instituto científico suíço, já em 1917 o norte-americano William Clark publicara um artigo aprofundado sobre a formação dos buracos no Emmental.

Nesse artigo, Clark tentava explicar à luz dos conhecimentos da época o enigma da formação dos buracos no queijo, formulando a hipótese de os buracos resultarem da acção do dióxido de carbono produzido por bactérias.

Cientistas investigaram origem dos buracos

Depois de Clark, os cientistas que continuaram a interrogar-se sobre a origem desses buracos constataram que os queijos fabricados nos últimos 10 ou 15 anos tinham cada vez menos buracos.

Os investigadores do Agroscope debruçaram-se então sobre a mudança de métodos de ordenha das vacas e a redução de micropartículas de feno e de bactérias no leite.

Para validar a hipótese, observaram a formação dos buracos durante um período de 130 dias, durante o processo de maturação do queijo, utilizando instrumentos como a tomografia axial computorizada (TAC).

“A ordenha tradicional no estábulo com baldes abertos foi substituída nas últimas décadas por sistemas de ordenha fechados”, explicou o instituto científico suíço, acrescentando que as novas técnicas “suprimiram totalmente as micropartículas de feno no leite”.

Em consequência, “há menos germes de buracos no queijo“, observou o porta-voz.

“É uma descoberta que foi feita completamente por acidente, como todas as grandes descobertas”, concluiu o porta-voz do Agroscope.

Os produtores de queijo sabem agora que, jogando com a dosagem das micropartículas de feno, podem praticamente controlar o número de buracos desejados nos seus queijos.

O queijo é um assunto sério na Suíça, onde a criação de gado bovino é abundante. Em 2014, o consumo médio anual de queijo por habitante na Suíça foi de 21,3 quilos. Os queijos suíços representaram dois terços deste consumo.

(Agência Lusa)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Ponte Vasco da Gama, em Lisboa.
Auto Nacional

Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos

11:00 21 Outubro, 2026 09:52 21 Outubro, 2026

Automobilista percorreu o troço controlado por velocidade média da Ponte Vasco da Gama em apenas 103 segundos

Algarve Desporto Nacional

Treinadora de golfe no Algarve regressa à competição internacional após lesão prolongada

08:16 21 Outubro, 2026 08:20 21 Outubro, 2026

Sara Gouveia, treinadora de golfe no Algarve, voltou a competir após mais de um ano de ausência e terminou a primeira ronda a uma pancada do apuramento

Algarve Desporto

Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão

10:41 21 Outubro, 2026 10:41 21 Outubro, 2026

Equipa do KlubeSol participa no torneio de Walking Football, em Estômbar, numa iniciativa que alia atividade física, convívio e inclusão social

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Opinião

Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação

10:09 21 Outubro, 2026 10:18 21 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Ponte Vasco da Gama, em Lisboa.
Auto, Nacional

Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos

11:00 21 Outubro, 2026 09:52 21 Outubro, 2026

Automobilista percorreu o troço controlado por velocidade média da Ponte Vasco da Gama em apenas 103 segundos

Algarve, Desporto, Nacional

Treinadora de golfe no Algarve regressa à competição internacional após lesão prolongada

08:16 21 Outubro, 2026 08:20 21 Outubro, 2026

Sara Gouveia, treinadora de golfe no Algarve, voltou a competir após mais de um ano de ausência e terminou a primeira ronda a uma pancada do apuramento

Algarve, Desporto

Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão

10:41 21 Outubro, 2026 10:41 21 Outubro, 2026

Equipa do KlubeSol participa no torneio de Walking Football, em Estômbar, numa iniciativa que alia atividade física, convívio e inclusão social

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Opinião

Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação

10:09 21 Outubro, 2026 10:18 21 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vai viajar de avião em 2027? Presidente da Ryanair avisa que os bilhetes vão ficar muito mais caros

17:50 20 Outubro, 2026 14:26 20 Outubro, 2026

Quem está a pensar viajar de avião no próximo ano poderá ter de preparar um orçamento maior

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Duas frentes frias estão a caminho de Portugal: saiba onde e quando vai chover até sexta-feira

18:30 20 Outubro, 2026 14:32 20 Outubro, 2026

O Atlântico está cada vez mais agitado e duas frentes frias vão atingir Portugal nos próximos dias

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Últimas Notícias

  • CGA explica erro em 2.937 pensões e redução média de 93 euros por mês
    CGA explica erro em 2.937 pensões e redução média de 93 euros por mês
  • Conservatório de Albufeira celebra 30 anos de história com masterclass de guitarra clássica e concerto final
    Conservatório de Albufeira celebra 30 anos de história com masterclass de guitarra clássica e concerto final
  • Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos
    Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos
  • Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão
    Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão
  • Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves
    Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

Opinião

  • Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
    Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
  • O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
  • Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal