Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Só entra quem marca: conheça a ilha portuguesa onde só podem entrar 550 pessoas por dia e não fica nos Açores nem na Madeira

Ilha portuguesa que faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO só aceita receber 550 pessoas por dia

09:30 23 Junho, 2025 08:59 23 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As medidas para controlar o turismo começaram por ser discretas, mas tornaram-se, nos últimos anos, mais apertadas. Foi a partir de junho de 2022 que aqueles que desejavam visitar esta ilha portuguesa passaram a precisar de uma licença especial, obtida online, para além de ser exigido o pagamento de uma taxa turística. A entrada é limitada e o ecossistema é protegido com regras rígidas.

Trata-se da Berlenga Grande, a maior ilha do arquipélago das Berlengas, localizada a cerca de 15 quilómetros da costa de Peniche. Desde 2011 que as Berlengas fazem parte da Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO e, devido à sua fragilidade ambiental, o acesso é condicionado.

Licença obrigatória para desembarcar

De acordo com o portal De Férias, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas lançou a plataforma “BerlengasPass” para gerir o número de visitantes. A partir de 1 de junho de 2022, todos os turistas passaram a ter de obter uma licença digital antes de visitar a ilha.

Segundo a mesma fonte, o registo é obrigatório e deve ser apresentado no momento do embarque em Peniche, local de onde partem os barcos rumo à ilha. A medida pretende garantir o cumprimento do limite diário de visitantes, estabelecido em 550 pessoas.

Taxa turística ajuda na manutenção

Outra regra recente é a cobrança de uma taxa turística no valor de três euros por visitante. Escreve o site De Férias que este valor reverte a favor da melhoria da infraestrutura local, afetada pelo crescente número de turistas nos últimos anos.

Refere a mesma fonte que há descontos aplicáveis a visitantes com idades entre os seis e os dezoito anos e para quem tem mais de 65 anos, que pagam apenas metade do valor.

Como chegar às Berlengas

Para visitar a Berlenga Grande é necessário apanhar um barco na Marina de Peniche. Explica o jornal 20 Minutos que o percurso até à ilha dura cerca de 30 minutos e pode ser feito em excursão organizada ou em transporte independente.

Conforme a mesma fonte, algumas excursões incluem guias em inglês e visitas às grutas da ilha, como a Gruta Azul e a Gruta de São João Baptista, num barco com fundo de vidro.

Recomendamos: Este é o “país mais barato da Europa” com praias paradisíacas e ali pode comer por 5€ e dormir por 10

O que fazer e ver na ilha

A Berlenga Grande é a única ilha do arquipélago que pode ser visitada. Acrescenta a publicação 20 Minutos que além das caminhadas pelos trilhos da ilha, é possível praticar snorkeling, observação de aves e até mergulho.

A fauna marinha é rica e a cor da água, predominantemente verde-esmeralda, é uma das grandes atrações do local. Não há árvores, apenas vegetação rasteira, o que contribui para a preservação do habitat natural.

História e património construído

Segundo o Turismo do Centro de Portugal, a ilha acolhe um dos edifícios históricos mais emblemáticos da costa portuguesa: o Forte de São João Baptista. Construído no século XVII, foi restaurado na década de 1950 e atualmente funciona como casa-abrigo.

Sublinha a mesma fonte que este forte, ligado à ilha por uma ponte, foi originalmente construído para proteger a costa dos ataques de piratas. Hoje oferece uma experiência de alojamento em plena reserva natural, com vista sobre o oceano.

Uma pequena comunidade

Além do forte, existe também um pequeno núcleo habitacional. Explica o Turismo do Centro de Portugal que a primeira casa foi construída nos anos 40 por um comandante do porto de Peniche. Hoje, o conjunto é composto por 20 habitações, na sua maioria pertencentes a pescadores.

Estas casas substituíram antigas covas nas rochas, onde os primeiros habitantes procuravam abrigo. Conforme a mesma fonte, são agora o único núcleo habitacional permanente da Reserva Natural das Berlengas.

Um património com proteção centenária

O valor ecológico das Berlengas é reconhecido há séculos. Desde 1465, quando D. Afonso V proibiu a caça na ilha, que se procura proteger este ecossistema. De acordo com o Turismo do Centro de Portugal, este arquipélago granítico é considerado a primeira área protegida do país.

A confluência dos climas atlântico e mediterrânico criou uma biodiversidade rara, tanto na fauna como na flora. Segundo o mesmo organismo, a Reserva Natural das Berlengas foi oficialmente criada há mais de três décadas.

Leia também: Adeus Algarve: britânicos ‘esquecem’ sul do país e optam por região ‘fora do radar’ que tem praias selvagens e é famosa pelo vinho

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Gastronomia mundial. Crédito: Foto D.R.
Gastronomia Mundo Nacional

É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia

20:00 11 Junho, 2026 19:24 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

A gastronomia de uma cidade portuguesa foi reconhecida num ranking mundial que analisou qualidade, preços e opinião dos residentes

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Gastronomia mundial. Crédito: Foto D.R.
Gastronomia, Mundo, Nacional

É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia

20:00 11 Junho, 2026 19:24 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

A gastronomia de uma cidade portuguesa foi reconhecida num ranking mundial que analisou qualidade, preços e opinião dos residentes

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Últimas Notícias

  • Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
    Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
  • 6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
    6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização
  • É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
    É oficial: esta cidade portuguesa foi eleita uma das melhores do mundo para amantes de gastronomia
  • Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal
  • Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
    Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
  • Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?
    Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal