Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Silves: Moradores pedem fim do desconforto provocado por fábrica de cortiça. Em causa fumo e ruídos

A emissão de fumos e o ruído da fábrica dedicada à produção de aglomerados de isolamento de cortiça e instalada no Vale da Lama, em Silves, tem motivado, há vários anos, queixas dos moradores

17:54 16 Junho, 2023 17:55 16 Junho, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 20 pessoas concentraram-se ao início da tarde desta sexta-feira junto à Câmara de Silves para pedir o fim do desconforto ambiental provocado pelos fumos e ruídos decorrentes do funcionamento da corticeira do Grupo Amorim, naquele concelho.

A ação do grupo cívico composto por residentes na proximidade da fábrica teve como objetivo pressionar a Corticeira Amorim Cork Insulation (ACI) para resolver o problema, disse à Lusa um dos moradores.

A concentração foi convocada pelo grupo “Vizinhos da fábrica”, para a mesma hora em que no interior da Câmara decorria mais uma reunião periódica para apresentação do andamento do processo para a resolução do problema ambiental.

A emissão de fumos e o ruído da fábrica dedicada à produção de aglomerados de isolamento de cortiça e instalada no Vale da Lama, em Silves (Faro), tem motivado, há vários anos, queixas dos moradores pelos fumos e ruídos emitidos.

As queixas dos moradores motivaram a que o município de Silves tivesse tomado a iniciativa de servir de mediador entre a corticeira e os residentes, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Grupo Pestana, com um campo de golfe também afetado pelo fumo.

Nuno Neves, um dos moradores disse à Lusa que foi acordado entre todas as partes um calendário para o fim da emissão de fumos e do ruído, processo que quem um prazo de conclusão previsto até ao final do mês de agosto.

“Há muito tempo que recebemos a garantia dos representantes da Corticeira, mas o problema continua por resolver”, lamentou.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa em maio passado, a Corticeira Amorim confirmou que está a “cumprir com detalhe o plano estabelecido com as entidades oficiais e em que participaram os moradores”.

A empresa adiantou que, ao mesmo tempo, tem participado desde janeiro de 2021 nas diversas reuniões com a Câmara de Silves, CCDR/Algarve e representantes dos moradores “para informar e esclarecer sobre o andamento dos investimentos projetados, os quais serão benéficos para a empresa e para populações vizinhas”.

“Relativamente aos problemas de ruído, e após a realização de estudos especializados em 2022, foi estabelecido um plano de medidas corretivas, estando neste momento a serem resolvidas as três principais fontes de ruído da fábrica, estando uma delas já concluída e as outras duas em fase de licenciamento camarário”, lê-se na nota da Corticeira Amorim.

Avião elétrico mais rápido do mundo tem cortiça portuguesa numa solução já patenteada
Cortiça nacional reveste resort de luxo no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja do Cidadão.
Economia Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve Animais Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Algarve Economia Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Loja do Cidadão.
Economia, Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve, Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve, Animais, Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Algarve, Economia, Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Últimas Notícias

  • Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
    Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
  • Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
    Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
  • Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
    Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
    Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
  • Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
    Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal