Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Siga estas dicas e maximize o seu reembolso do IRS

O planeamento antecipado e a organização das suas finanças pessoais são a chave para maximizar os benefícios fiscais disponíveis no IRS

12:06 7 Novembro, 2023 12:06 7 Novembro, 2023 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O IRS do próximo ano pode parecer distante, mas a maioria dos contribuintes em Portugal só pensa em poupar no IRS quando chega a hora de preencher e entregar a declaração de rendimentos. É nessa altura que percebem que não fizeram descontos suficientes para abater à coleta. No entanto, a melhor estratégia é começar a tomar medidas desde já para tentar maximizar o reembolso do Fisco ou reduzir o montante a pagar.

Vamos destacar algumas dicas, partilhadas pelo Dinheiro Vivo, para o ajudar a poupar no IRS.

Organize as suas faturas

Um passo importante é começar a organizar todas as suas faturas. Certifique-se de que as faturas com NIF estão a ser corretamente registadas no Portal das Finanças e valide aquelas que ficam em suspenso. Isso pode evitar problemas futuros na dedução das despesas.

Controle as deduções já contabilizadas

É igualmente importante controlar os valores das deduções já contabilizadas pelo fisco. Isso dará uma ideia se os limites permitidos estão próximos de serem esgotados ou se vale a pena reforçar o pedido de faturas até ao final do ano, pois faltam menos de dois meses para o término do ano fiscal.

Deduções em várias categorias

O sistema de deduções em vigor oferece a possibilidade de reduzir o imposto a pagar entre mil e 2500 euros, dependendo do escalão de IRS em que se encontra. As categorias de deduções incluem:

  • Despesas gerais e familiares: Pode deduzir até 35% dessas despesas, como água, luz, gás, telecomunicações e supermercado, com um limite de 250 euros por sujeito passivo. Em famílias monoparentais, a dedução sobe para 45%, com um limite de 335 euros.
  • Despesas de saúde: Pode deduzir até 15% das despesas com saúde, com um limite de 1000 euros. Isso inclui consultas, tratamentos médicos, medicamentos, próteses, óculos e seguros de saúde.
  • Despesas de educação: As despesas de educação são dedutíveis em 30%, com um limite de 800 euros. Isso engloba mensalidades escolares, livros, propinas, e outros custos relacionados com a educação dos seus filhos.
  • Despesas com imóveis: Pode deduzir 15% das despesas com rendas, até um limite de 502 euros, bem como juros de empréstimos à habitação para contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, com um limite de 296 euros.
  • Pensões de alimentos: Pode deduzir até 20% das pensões de alimentos pagas.
  • IVA exigido por fatura: Pode deduzir uma percentagem do IVA suportado em várias despesas, como reparação de automóveis, alojamento e restauração, cabeleireiros, atividades veterinárias e passes mensais de transportes públicos. O limite máximo dedutível em IRS é de 250 euros.
  • Lares: Despesas com apoio domiciliário, lares e residências autónomas para pessoas com deficiência e outros familiares podem ser dedutíveis em 25%, com um limite máximo de 403,75 euros.

Novas deduções

Houve também algumas mudanças nas deduções em 2023, como:

  • Deduções para famílias com dois ou mais filhos: A dedução à coleta passou de 726 euros para 900 euros por filho até aos três anos. No entanto, esta medida apenas se aplica a famílias com dois ou mais filhos e começa a partir do segundo filho.
  • Isenção de IRS para rendimentos mínimos: Contribuintes com rendimentos anuais líquidos inferiores a 10.089 euros estão isentos de IRS. Esta isenção aplica-se a quem ganha abaixo do mínimo de existência.
  • IRS jovem: Um benefício fiscal foi criado para jovens qualificados entre os 18 e os 26 anos que não são dependentes e estão a começar a sua vida profissional. O “IRS Jovem” oferece isenção parcial do IRS sobre os salários dos jovens durante os cinco primeiros anos.

Lembre-se de que, devido aos limites, não poderá deduzir todas as despesas efetuadas em 2022. Deve categorizar os tipos de gastos realizados durante o ano e associá-los ao respetivo campo de dedução.

Deduzir as despesas certas pode levar a um reembolso mais substancial ou a um montante a pagar menor. O planeamento antecipado e a organização das suas finanças pessoais são a chave para maximizar os benefícios fiscais disponíveis no IRS.

Leia também: Descubra como identificar sempre radares de velocidade e evitar ser multado

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve Economia Vida & Lazer

Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco

09:01 2 Junho, 2026 09:01 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 35 mulheres para uma manhã de bem-estar, convívio e partilha no concelho de Tavira

Julie Caplin.
Algarve Cultura Vida & Lazer

Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português

08:49 2 Junho, 2026 08:49 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Julie Caplin apresenta em Albufeira a edição portuguesa de um romance que tem como pano de fundo a localidade de Olhos de Água

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Cultura

Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal

08:30 2 Junho, 2026 08:36 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio integra os 147 patrimónios finalistas e depende agora da votação popular para continuar em competição

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Casal sentado a utilizar aparelhos eletrónicos. Crédito: Magnific
Nacional Tech

Operadora low-cost ‘mexe o mapa’ em Portugal e entra em cidades onde ainda não estava

09:20 1 Junho, 2026 09:09 1 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há sinais de que a DIGI continua a ganhar terreno em Portugal, com novas aberturas e entrada em mais cidades, reforçando gradualmente a sua presença no país

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Café. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Café ou descafeinado? Estudo traz boas notícias para quem sempre optou por uma destas bebidas

09:30 29 Maio, 2026 09:08 29 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo estudo analisou o consumo de café e encontrou diferenças inesperadas entre quem bebe com ou sem cafeína

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve Vida & Lazer

Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias

09:12 2 Junho, 2026 09:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portimão arrancou a época balnear com reforço da vigilância, assistência aos banhistas e medidas de acessibilidade nas praias do concelho

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco

09:01 2 Junho, 2026 09:01 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 35 mulheres para uma manhã de bem-estar, convívio e partilha no concelho de Tavira

Julie Caplin.
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português

08:49 2 Junho, 2026 08:49 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Julie Caplin apresenta em Albufeira a edição portuguesa de um romance que tem como pano de fundo a localidade de Olhos de Água

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Cultura

Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal

08:30 2 Junho, 2026 08:36 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio integra os 147 patrimónios finalistas e depende agora da votação popular para continuar em competição

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Casal sentado a utilizar aparelhos eletrónicos. Crédito: Magnific
Nacional, Tech

Operadora low-cost ‘mexe o mapa’ em Portugal e entra em cidades onde ainda não estava

09:20 1 Junho, 2026 09:09 1 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há sinais de que a DIGI continua a ganhar terreno em Portugal, com novas aberturas e entrada em mais cidades, reforçando gradualmente a sua presença no país

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião, Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Café. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Café ou descafeinado? Estudo traz boas notícias para quem sempre optou por uma destas bebidas

09:30 29 Maio, 2026 09:08 29 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um novo estudo analisou o consumo de café e encontrou diferenças inesperadas entre quem bebe com ou sem cafeína

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve, Vida & Lazer

Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias

09:12 2 Junho, 2026 09:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portimão arrancou a época balnear com reforço da vigilância, assistência aos banhistas e medidas de acessibilidade nas praias do concelho

Últimas Notícias

  • Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias
    Tudo a postos: Portimão dá início à época balnear e instala 15 torres de vigilância nestas duas praias
  • Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco
    Gooiâba Brand apresenta coleção de verão no Hotel Quinta do Marco
  • Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português
    Autora britânica escreve romance passado nesta localidade no Algarve e vem ‘cá’ apresentar a edição em português
  • Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Votação do público decide futuro da Fortaleza de Sagres nas Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
    Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal