Os serviços de Finanças podem enfrentar constrangimentos no atendimento devido a uma reunião convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), marcada para 12 de dezembro. De acordo com a agência de notícias Lusa, esta iniciativa surge no contexto da greve geral agendada para o dia anterior, apesar de o sindicato não ter aderido formalmente ao protesto nacional.
Segundo a mesma fonte, o STI reconhece que os trabalhadores da Autoridade Tributária têm motivos para participar na greve convocada pelas centrais sindicais para 11 de dezembro.
Sindicato não aderiu oficialmente à greve de dia 11
Escreve a agência noticiosa que, ainda assim, o sindicato optou por não integrar oficialmente a paralisação, justificando que as especificidades das carreiras inspetivas não foram consideradas no processo de convocação.
O sindicato sublinhou que a adesão dos trabalhadores à greve dependerá exclusivamente da sua decisão individual. Refere a mesma fonte que, apesar de não alinhar formalmente com a paralisação, o STI tornou pública a sua posição de apoio às razões que sustentam o protesto.
A reunião que motiva o aviso de encerramento
De salientar que o STI já convocou uma reunião interna para 12 de dezembro, entre as 9 h e as 13 h, dirigida aos trabalhadores da Autoridade Tributária. Esta iniciativa está relacionada com o entendimento do sindicato de que o Governo não cumpriu compromissos assumidos, nem valorizou de forma adequada as carreiras inspetivas, conduzindo a um clima considerado desnecessariamente tenso.
Reforça a mesma fonte que o sindicato alertou que o encontro poderá levar ao encerramento de serviços de Finanças durante o período em causa. O STI pretende, com esta reunião, dar resposta ao que descreve como falta de diálogo por parte do Ministério das Finanças.
Negociações pendentes e expectativas em aberto
Escreve a Lusa que o sindicato continua a aguardar um contacto do Ministério para calendarizar reuniões de trabalho que considere urgentes. O STI já denunciou publicamente a ausência de um calendário negocial que permita avançar nas matérias que têm sido objeto de reivindicação.
Permanece em aberto a possibilidade de novos desenvolvimentos, caso o diálogo entre as partes avance nos próximos dias. O aviso de potenciais encerramentos continua, contudo, como indicação relevante para contribuintes que possam precisar dos serviços no dia da reunião.
















