Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Seca: regadio no Algarve sem restrições mas próximo ano pode ser difícil

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As culturas de regadio no Algarve não estão a ser afetadas pela seca, mas pode haver dificuldades no próximo ano caso volte a chover pouco, alertaram esta sexta-feira, 12 de abril, responsáveis pelas maiores associações de regantes da região. Portugal continental continuava em março…

18:19 12 Abril, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Portugal continental continuava em março em seca meteorológica (Foto: D.r.)

As culturas de regadio no Algarve não estão a ser afetadas pela seca, mas pode haver dificuldades no próximo ano caso volte a chover pouco, alertaram esta sexta-feira, 12 de abril, responsáveis pelas maiores associações de regantes da região.

Portugal continental continuava em março em seca meteorológica, tendo-se registado um aumento nas classes severa e extrema em consequência dos baixos valores de precipitação, começando já a haver sinais de seca extrema no leste (sotavento) algarvio, entre Faro e Vila Real de Santo António.

Segundo um responsável da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento, que abrange os concelhos de Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira e Olhão, este ano há reservas de água para sustentar as culturas sem restrições, mas o próximo ano será de “grandes dificuldades” se voltar a não chover.

Em declarações à Lusa, Pedro Nascimento recordou que, em maio passado, “choveu mais do que no ano todo” de 2018 e as barragens do sotavento (Odeleite e Beliche) ficaram “numa situação melhor do que as do barlavento [oeste]”, dispondo atualmente de “níveis razoáveis”, com “cotas de cerca de 50%”, que são suficientes para assegurar o ano de rega.

“Mas estamos muito preocupados, porque se este ano não chover bastante no resto da primavera e a barragem não subir para níveis mais elevados, nós, para o ano, se for um ano seco, estamos aqui em grandes dificuldades”, alertou.

Além da redução da água para rega em caso de não haver mais chuva, o dirigente apontou outras razões que elevam o nível de preocupação da associação, nomeadamente uma maior utilização do plano de rega por parte de novos produtores e a existência de um número de proprietários que gostavam de aderir ao plano, mas têm propriedades foram do perímetro de rega.

No barlavanto também não há preocupações na agricultura de regadio

“O plano de rega cada vez é mais utilizado, a agricultura de facto sofreu um forte desenvolvimento nestes últimos dois a três anos, há imensas plantações novas, sobretudo citrinos e abacates. São pomares que neste momento gastam muito menos água do que gastarão dentro de um ano ou dois, porque as árvores vão crescendo e precisam de mais tempo de rega”, exemplificou.

A outra preocupação da associação prende-se, segundo o dirigente associativo, com a existência de “imensas pessoas que têm terrenos fora do perímetro, querem fazer agricultura de regadio e não conseguem”.

Quando foram feitas as barragens de Beliche e Odeleite, referiu Pedro Nascimento, falava-se numa terceira hipótese, que seria a barragem da ribeira da Foupana: “Isso depois caiu um bocado no esquecimento, mas na verdade, aqui para a zona do sotavento, a barragem da Foupana era essencial e imprescindível”, considerou.

No lado do barlavento algarvio a situação é semelhante, não havendo, para já, preocupações no que toca à agricultura de regadio, já que as reservas de água existentes nas barragens do Arade e do Funcho são suficientes para garantir um ano normal de rega aos agricultores.

“Felizmente, temos reservas de água que conseguem garantir um ano normal de rega. A campanha de rega para este ano não está em perigo, porque a barragem do Funcho dá garantias caso falte água na barragem do Arade”, indicou à Lusa o presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, João Garcia.

A falta de chuva aliada às altas temperaturas tem alterado o ciclo das plantas

Porém, o responsável notou que a pouca pluviosidade registada nos últimos meses, “tem criado dificuldades à gestão da água”, originando a que a associação iniciasse mais cedo o fornecimento aos beneficiários do plano de rega daquela zona do oeste algarvio.

“Ao contrário do que é habitual, este ano tivemos de iniciar o fornecimento no final de fevereiro, quando num ano normal é feito apenas no final de maio”, referiu, acrescentando que, no último mês, “foram fornecidos cerca de um milhão de metros cúbicos de água aos agricultores, valor que não estava nas previsões para esta altura do ano”.

Embora estejam garantidas as reservas de água para sustentar as culturas, na sua maioria de citrinos, dos beneficiários do plano de rega, os problemas maiores refletem-se nos regantes que estão fora desse perímetro e que utilizam furos artesianos.

“Em março e porque os lençóis freáticos estão muito baixos, vários agricultores fora do perímetro de rega estavam a bombear água a cerca de 120 metros de profundidade. Ora, se em março a água está a esta profundidade, quando chegar o mês de agosto muitos desses furos não terão água, o que, certamente, será um grande problema para as culturas”, sublinhou.

Segundo João Garcia, a falta de chuva aliada às altas temperaturas verificadas no Algarve “tem alterado o ciclo das plantas e o ciclo normal de produção, o que provocará quebras na produção, com o aumento do custo de produção a refletir-se no consumidor”.

“Se os agricultores iniciam mais cedo a rega, com o recurso a bombas, com gastos de eletricidade, é natural que o custo de produção aumente e se reflita ao consumidor”, concluiu.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Algarve Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Algarve, Cultura

Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets

12:44 26 Junho, 2026 12:59 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets leva ao encerramento antecipado do Castelo de Silves em cinco quintas-feiras de julho

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais

17:20 26 Junho, 2026 17:36 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas ao novo aviso do Algarve 2030 podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 15 de janeiro de 2027

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Últimas Notícias

  • 4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
    4 em 9 dias: GNR apreende lancha e 247 jerricans de combustível nesta praia do Algarve
  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
  • Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
    Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal