Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Desporto, Nacional

Sebastian Fanselow vence 2.º Tavira Mens Open. Henrique Rocha é vice-campeão

Foi a primeira final que Henrique Rocha perdeu na sua ainda curta carreira e leva cinco títulos em seis finais disputadas

09:07 24 Outubro, 2023 10:20 24 Outubro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Henrique Rocha acusou finalmente o enorme desgaste de 14 encontros disputados nos últimos 15 dias e não conseguiu levar de vencida o experiente alemão Sebastian Fanselow que, com uma grande exibição ao nível do serviço, desforrou-se do jovem português e conquistou o seu primeiro título internacional do ano, o 12.º da sua brilhante carreira no ITF World Tennis Tour.

Sebastian Fanselow, que há três anos reside em Portugal, venceu 81% de pontos no primeiro serviço, 58% de pontos no segundo e salvou 4 dos 5 pontos de ‘break’ que enfrentou, para derrotar Henrique Rocha por 6-2 e 6-3, em uma hora e 12 minutos, na final do 2.º Tavira Mens Open by Crédito Agrícola, o torneio de 25 mil dólares em prémios monetários que terminou esta segunda-feira, na Pedras Tennis & Padel Academy.

Sebastian Fanselow na final

Várias vezes, durante a final, ouviu-se o português de 19 anos, o terceiro cabeça de série, queixar-se: “corre” ou “não consigo correr!”. Foi visível que estava com uma deslocação mais lenta, ele que se caracteriza normalmente por um apurado jogo-de-pés.

A folga forçada de domingo, devido à chuva, agravada pelo facto de a final só ter começado quatro horas depois do inicialmente agendado, também devido à chuva matinal, foram adversários demasiado fortes para o campeão da semana passada.

“Foi uma semana cansativa, não só pelos encontros que fiz, dois deles em terceiro set, mas também por este ‘entra-e-sai’ do campo. Não foi nada fácil, foi cansativo mentalmente, para acrescentar à semana passada em que joguei muitos encontros de singulares e pares. Hoje poderia ter sido melhor, não é uma desculpa, mas senti que poderia estar melhor fisicamente e mentalmente, mas, de facto, o Sebastian também jogou muito bem hoje”, disse Henrique Rocha.

Henrique Rocha na final

“Não sei se o cansaço chegou um bocadinho tarde, mas, de calhar, se a final tivesse sido ontem, teria sido naquele calor do momento e não teria tido tanto tempo para o corpo amolecer e para pensar que estava cansado”, admitiu o jogador nascido no Porto, formado na Maia, que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, em Oeiras.

Foi a primeira final que Henrique Rocha perdeu na sua ainda curta carreira e leva cinco títulos em seis finais disputadas. Foi também a primeira vez que perdeu com Sebastian Fanselow, depois de tê-lo batido em dois sets, quer na meia-final da semana passada, quer na final do M25 Beloura-2, há pouco mais de um mês. As condições de jogo também não foram-lhe favoráveis.

O campeão Sebastian Fanselow, com Manuel Lacasta | Foto Audrey Soares | DR

Desta feita, não houve o vento que tanto afetou o serviço de Fanselow nos dois duelos anteriores, a humidade elevada não ajudou a quem estava mais cansado, as bolas ficaram também mais pesadas e a mudança de court, do n.º3 para o n.º2 também ajudou mais a boa exibição de serviço do germânico.

“Estava mais habituado a jogar nos campos lá em baixo e esta semana nem sequer joguei pares aqui em cima. Isso fez bastante diferença. A semana passada tinha jogado aqui uns cinco ou seis encontros, principalmente em pares e joguei também contra ele aqui. Esta semana não joguei aqui, este campo é muito mais rápido e como não estava tão bem fisicamente, não consegui acompanhar essa descompensação e não me mexi bem. Foi a junção das duas coisas”, afirma.

“Ele também começou a fica rmais confortável no jogo, começa a servir melhor e a dominar mais os pontos. (…) O Sebastian hoje esteve muito bem, serviu muito bem e fez tudo bem, muitos parabéns para ele”, acrescentou o jogador que agora terá uns dias de descanso antes de atacar o Campeonato Nacional Absoluto.

O vice-campeão Henrique Rocha, com Paulo Evangelista | Foto Audrey Soares | DR

O próprio Sebastian Fanselow reconheceu que esta segunda-feira as condições eram mais do seu agrado: “Acho que jogou tudo a meu favor, porque as bolas estavam mais pesadas e não levavam tanto ‘top-spin’. Ele gosta de meter muito spin, gosta de atirar-me para fora do court, mas hoje pude entrar mais na bola, pude bater mais chapado e não dar-lhe esses ressaltos de bola altos”.

Nada disso retira mérito ao jogador que há um mês está a treinar com Paulo Gamboa, depois de três anos com Manuel Costa Matos.

Da sua parte, fez uma boa exibição e, tal como diante de Tiago Pereira, nos oitavos de final, a sua direita ‘inside-in’ esteve devastadora: “Foquei-me muito no serviço e procurei ser mais agressivo, para não ser empurrado para trás da linha de fundo. Tentei pressioná-lo, porque quando ele tem tempo é um grande jogador. Quis apressá-lo desde o início”.

Após três finais perdidas este ano, soube-lhe bem elevar o troféu: “Tinha estado em algumas finais este ano e tinha-as perdido algo facilmente, por isso, quis vir para esta de forma diferente, também já tinha perdido com ele um par de vezes e funcionou, graças a Deus”.

Os finalistas no cumprimento final junto à rede

De qualquer forma, Henrique Rocha – com um título de pares, um de singulares e uma final de singulares – sai de Pedras da Rainha como a grande figura destas duas semanas. Começou o ano a 850.º do ATP Tour e no ‘Live Ranking’ já aparece em 272.º, à frente de João Sousa (277.º), embora o “Conquistador” vá ainda jogar esta semana um Challenger em Itália.

“Ele já alcançou o objetivo a que se tinha proposto (top-300 para esta época) e tudo o que vier de extra, será bem-vindo», recordou Neuza Silva, uma das melhores jogadoras portuguesas de sempre e treinadora do CAR da FPT, que acompanhou-o nestas semanas.

Como salientou o jornalista Gaspar Lança, o ‘press officer’ do ATP Challenger Tour em Portugal e de muitos outros eventos ITF, Henrique Rocha foi o 16.º português na história do ranking a chegar ao top-300 e o terceiro mais jovem, depois de Kiko Silva (também com 19 anos) e Nuno Marques (com 17).

Os 1.º e 2.º Tavira Mens Open by Crédito Agrícola foram duas competições internacionais de ténis, da categoria de M25, com 25 mil dólares em prémios monetários. Jogaram-se na Pedras Tennis & Padel Academy, contaram para o ranking do ATP Tour, integraram o ITF World Tennis Tour, o circuito da Federação Internacional de Ténis, e foram ambos organizados pelo Tavira Racket Club, com um apoio significativo da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

Leia também: Henrique Rocha enfrenta Sebastian Fanselow na final do 2.º Tavira Mens Open

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Nacional

Mais dinheiro no salário em novembro pode significar menos reembolso no IRS em 2027?

08:00 16 Outubro, 2026 13:21 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS baixa 50% em novembro e deixa mais dinheiro na carteira: veja o impacto no reembolso de 2027

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia

09:43 16 Outubro, 2026 09:56 16 Outubro, 2026

Associação dá parecer desfavorável à barragem da Foupana, alerta para impactos no saramugo e pede esclarecimentos sobre garantias de isenção

Algarve Economia

StartUp Portimão abre candidaturas para programa de aceleração de negócios até 28 de outubro

08:57 16 Outubro, 2026 08:58 16 Outubro, 2026

Sétima edição do programa de aceleração combina formação, mentoria e networking em formato online e presencial durante novembro

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Algarve Ensino Gastronomia

Autarquias do Algarve chamadas a aderir ao Heróis da Fruta para levar projeto às escolas

09:16 16 Outubro, 2026 09:18 16 Outubro, 2026

Municípios e freguesias do Algarve podem aderir gratuitamente ao Heróis da Fruta, que promove hábitos alimentares saudáveis nas escolas

André Ventura. Crédito: Lusa
Europa Nacional

“Os nossos impostos andam a sustentar pessoas que às 10:45 jogam às cartas num jardim”: André Ventura usou imagens do Luxemburgo para falar de impostos e imigração em Portugal

10:07 16 Outubro, 2026 10:07 16 Outubro, 2026

Ventura usou um vídeo de pessoas num jardim para criticar impostos e imigração em Portugal: imagens foram gravadas no Luxemburgo

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro

07:30 16 Outubro, 2026 06:51 16 Outubro, 2026

Líderes locais e regionais levam a Estrasburgo a defesa de mais financiamento e participação direta das cidades nas políticas da União Europeia

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve Gastronomia

Albufeira recebe confrarias de todo o país para celebrar vinho e gastronomia

08:32 16 Outubro, 2026 08:36 16 Outubro, 2026

Cerca de duas dezenas de confrarias enogastronómicas reúnem-se em Albufeira no domingo para celebrar tradições, vinho e produtos regionais

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Nacional

Mais dinheiro no salário em novembro pode significar menos reembolso no IRS em 2027?

08:00 16 Outubro, 2026 13:21 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS baixa 50% em novembro e deixa mais dinheiro na carteira: veja o impacto no reembolso de 2027

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia

09:43 16 Outubro, 2026 09:56 16 Outubro, 2026

Associação dá parecer desfavorável à barragem da Foupana, alerta para impactos no saramugo e pede esclarecimentos sobre garantias de isenção

Algarve, Economia

StartUp Portimão abre candidaturas para programa de aceleração de negócios até 28 de outubro

08:57 16 Outubro, 2026 08:58 16 Outubro, 2026

Sétima edição do programa de aceleração combina formação, mentoria e networking em formato online e presencial durante novembro

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Algarve, Ensino, Gastronomia

Autarquias do Algarve chamadas a aderir ao Heróis da Fruta para levar projeto às escolas

09:16 16 Outubro, 2026 09:18 16 Outubro, 2026

Municípios e freguesias do Algarve podem aderir gratuitamente ao Heróis da Fruta, que promove hábitos alimentares saudáveis nas escolas

André Ventura. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

“Os nossos impostos andam a sustentar pessoas que às 10:45 jogam às cartas num jardim”: André Ventura usou imagens do Luxemburgo para falar de impostos e imigração em Portugal

10:07 16 Outubro, 2026 10:07 16 Outubro, 2026

Ventura usou um vídeo de pessoas num jardim para criticar impostos e imigração em Portugal: imagens foram gravadas no Luxemburgo

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro

07:30 16 Outubro, 2026 06:51 16 Outubro, 2026

Líderes locais e regionais levam a Estrasburgo a defesa de mais financiamento e participação direta das cidades nas políticas da União Europeia

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve, Gastronomia

Albufeira recebe confrarias de todo o país para celebrar vinho e gastronomia

08:32 16 Outubro, 2026 08:36 16 Outubro, 2026

Cerca de duas dezenas de confrarias enogastronómicas reúnem-se em Albufeira no domingo para celebrar tradições, vinho e produtos regionais

Últimas Notícias

  • “Os nossos impostos andam a sustentar pessoas que às 10:45 jogam às cartas num jardim”: André Ventura usou imagens do Luxemburgo para falar de impostos e imigração em Portugal
    “Os nossos impostos andam a sustentar pessoas que às 10:45 jogam às cartas num jardim”: André Ventura usou imagens do Luxemburgo para falar de impostos e imigração em Portugal
  • ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
    ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
  • Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas
  • Autarquias do Algarve chamadas a aderir ao Heróis da Fruta para levar projeto às escolas
    Autarquias do Algarve chamadas a aderir ao Heróis da Fruta para levar projeto às escolas
  • StartUp Portimão abre candidaturas para programa de aceleração de negócios até 28 de outubro
    StartUp Portimão abre candidaturas para programa de aceleração de negócios até 28 de outubro

Opinião

  • Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
    Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
    ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
  • Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
    Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal